A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tele-Média-arte A Telepresença Multimodal no Suporte do Ensino e Treino Artístico a Distância Online Inclusivo Financiamento:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tele-Média-arte A Telepresença Multimodal no Suporte do Ensino e Treino Artístico a Distância Online Inclusivo Financiamento:"— Transcrição da apresentação:

1 Tele-Média-arte A Telepresença Multimodal no Suporte do Ensino e Treino Artístico a Distância Online Inclusivo Financiamento:

2 Consórcio

3 Objetivos Visa promover a melhoria do processo de ensino-aprendizagem artístico a distância online; Telepresença multimodal: canais visual, auditivo e sensorial diversificado, e ainda formas ricas de interação gestual/corporal. Será um sistema de telepresença a instalar no Palácio Ceia e integrar a plataforma de e-learning da UAb; Deverá incluir utilizadores cegos. 1 ano…

4 Requisitos pedagógicos
A existência de um sujeito-professor; A existência de um aluno ou mais, remotamente localizados, acompanhando a aula de forma síncrona ou não, e com idade variada; O aluno deve realizar a aula, e não a acompanhar ou assistir, simplesmente; Desenvolvimento sensorial, tirando proveito de diferentes canais de informação: áudio, visual e tátil; Inclusão e não diferenciação entre os alunos – especialmente pela limitação visual;

5 Requisitos pedagógicos
Permitir ao aluno escolher a melhor forma de acompanhar a aula – por qual canal, síncrono ou não, visual, auditivo, etc.; Trabalho de conceitos base (consoante o sentido, linguagem ou meio): movimento, tempo, silêncio, cor, gesto, som e espaço; Divisão pelos sentidos/linguagens/meios: Visão: cor, luminosidade, deslocação, espacialidade; Audição: sons limpos e concretos, silêncios, diferenciação entre agudos, médios e graves (para podermos associar a níveis de movimento), volume; Tato: texturas, sensações térmicas e movimentos;

6 Requisitos e-learning

7 Nem todos possíveis de comprar e desenvolver….
Requisitos técnicos Nem todos possíveis de comprar e desenvolver…. Utilização de sensores: Movimento; Temperatura; Luva tátil; Força. Imagem e som: Música; Narrativa; Vídeo; Orientação sonora – decodificação do movimento Integração com a plataforma moodle

8 Desenvolvimento Arquitetura e setup

9 Desenvolvimento Canal Visual + Sonoro – solução A: Professor: Aluno:
Grava o seu vídeo e guarda no servidor. Pode selecionar uma música de fundo e incluir narrativa. Aluno: Ao optar por gravar, inicia-se automaticamente a gravação do seu vídeo, a reprodução do vídeo do professor e a música de fundo. Caso o vídeo do professor termine, o áudio e a gravação são parados automaticamente. Ele pode repetir a gravação, desde que não tenha confirmado o seu upload. Reprodução de vídeo do professor e aluno: É possível a reprodução síncrona até 3 vídeos, com mute de áudio, em qualquer um dos canais.

10 Desenvolvimento Canal Visual + Sonoro – solução B:
O vídeo é capturado com o auxílio de um sensor Kinect Xbox One; Além da imagem de vídeo normal, também é disponibilizada a visualização do esqueleto cinemático; Do lado do aluno, também deverá existir um sensor dessa natureza (baixo custo). Canal Sonoro – solução C: Inclusão de som descodificador do movimento ocorrido: Ritmo; Dinâmica; Andamento.

11 Trabalho futuro Desenvolvimento de uma unidade curricular com 2 ECTS na área de expressão corporal para um curso de 2.º ciclo da UAb; Inclusão de participantes cegos como alunos; Afinamentos dos requisitos; Continuar com a implementação dos módulos e integração com moodle; Validação e testes;

12 Obrigada!


Carregar ppt "Tele-Média-arte A Telepresença Multimodal no Suporte do Ensino e Treino Artístico a Distância Online Inclusivo Financiamento:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google