A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANOELA MALHEIRO MARTA DUWE COESÃO E COERÊNCIA. ORGANIZAÇÃO TEXTUAL MICROESTRUTURA COESÃO = articulações gramaticais, conexão, ligação, harmonia entre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANOELA MALHEIRO MARTA DUWE COESÃO E COERÊNCIA. ORGANIZAÇÃO TEXTUAL MICROESTRUTURA COESÃO = articulações gramaticais, conexão, ligação, harmonia entre."— Transcrição da apresentação:

1 MANOELA MALHEIRO MARTA DUWE COESÃO E COERÊNCIA

2 ORGANIZAÇÃO TEXTUAL MICROESTRUTURA COESÃO = articulações gramaticais, conexão, ligação, harmonia entre os elementos do texto. MACROESTRUTURA COERÊNCIA = manutenção da mesma referência temática em toda extensão do texto.

3 TIPOS DE COESÃO REFERENCIAL LEXICAL SEQUENCIAL

4 COESÃO

5 COESÃO POR REFERÊNCIA Elementos de referência: pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e advérbios de lugar. Ex: Foi à Europa e lá foi feliz. O presidente pretende anunciar as novas medidas que mudarão o imposto de renda, mas não deverá fazer isso nesta semana. Fazer isso: no lugar de mas não deverá anunciá-las.

6 COESÃO

7 SINÔNIMOS SUPERORDENADOS Específico Mesa Faca Termômetro Computador Aspirador de pó Genérico Móvel Talher Instrumento Equipamento Eletrodoméstico

8 O presidente Barack Obama deverá reunir-se ainda nesta semana com o presidente Luís Inácio Lula da Silva. Fontes bem informadas acreditam, entretanto, que não será fácil que Brasília ceda às pressões da Casa Branca. METONÍMIA

9 SUBSTANTIVOS ABSTRATOS Comprar (verbo) compra Vender (verbo) venda Alegre (adjetivo) alegria Feliz (adjetivo) felicidade

10 Retomar com substantivos abstratos diferentes O ex-presidente Itamar Franco namorou a modelo Lílian Ramos, no carnaval de Esse comportamento causou escândalo na imprensa oficial. Os grandes campeões da Fórmula 1 compareceram ao enterro de Ayrton Senna. A Rede Globo documento essa presença. Retomar com julgamento O ex-presidente Itamar Franco namorou a modelo Lílian Ramos no carnaval de Essa palhaçada causou escândalo na imprensa internacional. carinho Os grandes campeões da Fórmula 1 compareceram ao enterro de Ayrton Senna. A Rede Globo documentou esse carinho póstumo.

11 Substantivos abstratos derivados de VERBOS fazem a coesão textual de forma neutra. Substantivos abstratos derivados de ADJETIVOS fazem a coesão textual com julgamento.

12 COESÃO

13 MECANISMOS DE COESÃO: a) Retomada de termos, expressões ou frases já ditas. (referencial e lexical) b) Encadeamento de segmentos do texto, feito com conectores ou operadores discursivos, tais como então, portanto, mas, já que, porque... (sequencial)

14 Exemplo de texto coeso Observe a coesão presente no texto a seguir:Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra. JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, 566 pEducacional

15 Exemplo de texto NÃO coeso...É só isso, não tem mais jeito. Acabou, boa sorte. Não tem o que dizer, são só palavras, saiba que o que eu sinto não mudará... (composição: Vanessa Da Mata feat. Ben Harper) Se é só isso,, então não tem mais jeito., Por isso acabou,, desejo-lhe boa sorte. E não se preocupe, não há nada a dizer, isso são só palavras,, mas saiba que o que eu sinto por você não mudará...

16 FALTA DE COESÃO POR ERRO DE CONCORDÂNCIA Os jogadores chegaram há dois dias. Ele deverá treinar ainda amanhã. As reservas de bauxita foram encontradas em levantamento aéreo e possui alto teor de pureza, avaliada em 25 milhões de toneladas.

17 DICAS IMPORTANTES

18 Bento 16 esteve, ontem, em Varsóvia. Lá, o papa da pedofilia disse que a Igreja continua a favor do celibato. Bento 16 esteve, ontem, em Varsóvia. Lá, Sua Santidade disse que a Igreja continua a favor do celibato

19 DICAS IMPORTANTES

20

21 COERÊNCIA Nexo entre ideias, acontecimentos, circunstâncias. Não contradição entre as partes do texto e do texto em relação ao mundo. Sentido completo ao texto. Depende da interação do texto, do seu produtor e daquele que procura compreendê-lo (receptor).

22 a) Harmonia de sentido de modo a não ter nada ilógico, nada desconexo; b) Relação entre as partes do texto, criando uma unidade de sentido; c) As partes devem estar inter-relacionadas; d) Expor uma informação nova e expandir o texto (progressão); e) Não apresentar contradições entre as ideias. COERÊNCIA

23 TIPOS DE COERÊNCIA

24 - Eu gosto tanto de frango, mas tenho medo de gripe aviária. - Ah, mas só dá na Ásia, responderam. - Justo na parte de que eu mais gosto!? (Folha de São Paulo, 18 de março de 2006, p. E13)

25

26 Exemplos de textos incoerentes em anúncios Será que eles descansam trabalhando? Em uma campanha publicitária, um anúncio, propaganda, placa ou outdoor é de extrema importância prestar atenção ao que você está anunciando e como o fazer, para que seu anúncio não seja contraditório ao seu produto.

27 Na semana dele domingo não é dia!


Carregar ppt "MANOELA MALHEIRO MARTA DUWE COESÃO E COERÊNCIA. ORGANIZAÇÃO TEXTUAL MICROESTRUTURA COESÃO = articulações gramaticais, conexão, ligação, harmonia entre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google