A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ocupação e a expansão territorial do Brasil Nos primeiros tempos da colonização, os portugueses, como caranguejos, arranhavam a costa do Brasil. (Frei.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ocupação e a expansão territorial do Brasil Nos primeiros tempos da colonização, os portugueses, como caranguejos, arranhavam a costa do Brasil. (Frei."— Transcrição da apresentação:

1 A ocupação e a expansão territorial do Brasil Nos primeiros tempos da colonização, os portugueses, como caranguejos, arranhavam a costa do Brasil. (Frei Vicente do Salvador, cronista do século XVII) Prof. Webster Pinheiro

2 1. A ocupação do litoral (zona-da-mata) a partir da empresa açucareira.

3 2. O movimento bandeirante – como tudo começou. Expedições particulares. Partiam quase sempre de São Paulo; capturavam índios e não respeitavam os limites de Tordesilhas.

4

5 1.1. Principais tipos de bandeiras: De caça ao índio; De busca de minérios; De monções (caráter comercial); Sertanismo de contrato;

6

7

8

9

10 Importante! Há, na historiografia atual, uma polêmica em torno da figura do bandeirante: herói ou vilão?

11

12

13

14 1.2. Entradas Expedições oficiais que partiam quase sempre de Salvador; não capturavam nativos e não ultrapassavam os limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas;

15 3. A pecuária e a ocupação do sertão nordestino: Atividade complementer à açucareira; Principais centros de partida do gado;

16 As oportunidades de ascensão social – a quarteação;

17 Apogeu e decadência da pecuária nordestina.

18 4. A pecuária e a ocupação do Sul A destruição das missões jesuíticas espanholas; O gado selvagem, favorecido pelas excelentes condições naturais da região, multiplicou-se, despertando a cobiça dos estancieiros.

19 5. A ocupação dos litorais norte e nordeste durante a União Ibérica: A construção de fortalezas destinadas à defesa contra invasões estrangeiras: * Filipéia de Nossa Senhora das Neves (1584) – João Pessoa/ PB; * Forte dos Reis Magos (1597) – Natal/ RN; * Fortaleza de Nossa Senhora do Amparo (1613) – Fortaleza/ CE; * Forte do Presépio (1616) – Belém/ PA.

20

21 Centro Histórico de São Luís –MA, fundada em 1613 pelos franceses.

22 6. O extrativismo das drogas-do-sertão na Amazônia:

23

24 7. Os tratados de limites: Fundação das colônias do Sacramento (Portugal) e Sete Povos das Missões (Espanha); Tratado de Madri (1750) – Alexandre de Gusmão defendeu o princípio do Uti possidetis, ita possideatis; Em Madri foi estabelecida a configuração territorial brasileira mais próxima da atual; Outros tratados:

25

26 Monumento ao Tratado de Madri - Cáceres, MT

27

28


Carregar ppt "A ocupação e a expansão territorial do Brasil Nos primeiros tempos da colonização, os portugueses, como caranguejos, arranhavam a costa do Brasil. (Frei."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google