A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por Ivan Dorneles Rodrigues Semana Landell de Moura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por Ivan Dorneles Rodrigues Semana Landell de Moura"— Transcrição da apresentação:

1 Por Ivan Dorneles Rodrigues Semana Landell de Moura
Fotografia internet Por Ivan Dorneles Rodrigues Semana Landell de Moura

2 A comunicação à distância, através do telefone e do rádio, foi um marco na história da humanidade. Sem esses inventos jamais se teria alcançado o desenvolvimento tecnológico atual. Não haveria, por exemplo, a Internet, o fax, o telefone celular e outras vantagens que a modernidade apresenta. O gaúcho Padre-cientista Roberto Landell de Moura foi o responsável direto dessas facilidades. O porto-alegrense é considerado o precursor da radiotelefonia. Mas o reconhecimento por seus feitos é recente. Somente neste ano de 2000, após 72 anos da sua morte, será realizada, no Rio Grande do Sul, a "1ª SEMANA PADRE LANDELL DE MOURA".

3 Padre Roberto Landell de Moura nasceu em 21 de janeiro de 1861
Padre Roberto Landell de Moura nasceu em 21 de janeiro de Aos 25 anos foi ordenado padre tendo feito seus estudos religiosos no  Colégio Pioamericano em Roma, sendo que simultâneamente aos seus estudos religiosos cursou também física e química na Pontificia Universidade Gregoriana em Roma. Em 1886, passou a viver no Seminário São José, no Rio de Janeiro, cidade na qual conheceu o Imperador Dom Pedro II, para quem apresentou seus projetos científicos.

4 Em 1893, muito antes da primeira experiência realizada por Guglielmo Marconi, o gaúcho Padre Roberto Landell de Moura realizava, em São Paulo, do alto da Av. Paulista para o alto de Sant’Ana, as primeiras transmissões de telegrafia e telefonia sem fio, com aparelhos de sua invenção, numa distância aproximada de uns oito quilômetros em linha reta, entre aparelhos transmissor e receptor, presenciada pelo Cônsul Britânico em São Paulo, Sr. C. P. Lupton, autoridades brasileiras, povo e vários capitalistas paulistanos. Tratava-se da primeira radiotransmissão da qual se tem notícias. Só um ano depois que Marconi iniciou as experiências com seu telégrafo sem fio. Em virtude de brilhante êxito de suas experiências inéditas, em nível mundial, Landell de Moura obteve uma patente brasileira para um "aparelho destinado à transmissão phonética à distância, com fio ou sem fio, através do espaço, da terra e do elemento aquoso", patente nº Era o dia 09 de março de 1901.

5 Em 1901, Padre Landell de Moura dirigiu-se aos EUA, a fim de patentear suas descobertas sobre a transmissão de sons à distância, por ondas luminosas e eletromagnéticas. Obtém três patentes em Washington, EUA: "Transmissor de Ondas" – precursor do rádio, em 11 de outubro de 1904, patente nº ; "Telefone sem fio" e "Telégrafo sem fio", em 22 de novembro de 1904, patentes nºs e Nas patentes agrega vários avanços técnicos como transmissão por ondas contínuas, por meio da luz, princípio da fibra óptica e por ondas curtas; e a válvula de três eletrodos, peça fundamental no desenvolvimento da radiodifusão e para enviar mensagens. Por seu pioneirismo nas telecomunicações, o Padre Roberto Landell de Moura é considerado o "Patrono dos Radioamadores Brasileiros". Na verdade foi o 1º radioamador brasileiro em fonia e telegrafia.

6 Além das ciências físicas, Roberto Landell de Moura se interessou pela química, biologia, psicologia, parapsicologia e medicina, sendo o primeiro cientista brasileiro com registro internacional de invenção pioneira. Suas descobertas estão servindo à humanidade até hoje. Aos 67 anos, no dia 30 de junho de 1928, sábado, às 17:45 horas, morreu, abatido pela tuberculose, no Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre. O reconhecimento do Padre-cientista Roberto Landell de Moura é considerável em Portugal e na Alemanha. No Brasil, no Estado de São Paulo, uma semana de homenagem é dedicada a ele, de 5 a 11 de novembro, conforme a Lei nº , assinada em 16 de julho de 1992, pelo Governador Luiz Antônio Fleury Filho. No Rio Grande do Sul, a Lei nº , que sanciona a "SEMANA PADRE LANDELL DE MOURA", foi assinada no dia 3 de novembro do ano passado, pelo Governador Olívio Dutra.

7 Ainda em 1999, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre autorizou, através da Lei nº , a construção de um busto do inventor, a ser fixado no Belvedere Deputado Rui Ramos, no bairro Santa Tereza. Essas medidas só foram tomadas atendendo aos pedidos da FEDERAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE RADIOAMADORES – LABRE/RS, na pessoa do radioamador Ivan Dorneles Rodrigues – PY3IDR. A SEMANA PADRE LANDELL DE MOURA, no Estado do Rio Grande do Sul, acontecerá, anualmente, no período de 24 a 30 de setembro. Este ano estaremos comemorando a 1ª Semana em sua homenagem.

8 O MEMORIAL DO RIO GRANDE DO SUL, em parceria com o GRUPO DE ESTUDOS LANDELL DE MOURA – GELM, estará realizando em 25 de setembro, às 15:00 horas, em seu auditório, em Porto Alegre, um painel sobre a obra e vida do Padre-cientista Roberto Landell de Moura, sob a coordenação do pesquisador Ivan Dorneles Rodrigues – PY3IDR. Os painelistas convidados são: ALDA SCHLEMM NIEMEYER – PP5ASN, MÁRIO RODRIGUES, OTTO ALBUQUERQUE, GEN. RUY DE PAULA COUTO – PY3RY, VÂNIA MARIA ABATTE e IVAN DORNELES RODRIGUES – PY3IDR. Formatação: Site de Pesquisa:


Carregar ppt "Por Ivan Dorneles Rodrigues Semana Landell de Moura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google