A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rayane N°23 Sofia N°24 Amanda Inara N°3 Amanda Mello N°2 Julia N°13.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rayane N°23 Sofia N°24 Amanda Inara N°3 Amanda Mello N°2 Julia N°13."— Transcrição da apresentação:

1 Rayane N°23 Sofia N°24 Amanda Inara N°3 Amanda Mello N°2 Julia N°13

2 Embora por causas diferentes, os cabanos (índios e mestiços, na maioria) e os integrantes da elite local (comerciantes e fazendeiros) se uniram contra o governo regencial nesta revolta. O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão- Pará. Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida). Já os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participação.

3 Com início em 1835, a Cabanagem gerou uma sangrenta guerra entre os cabanos e tropas do governo central. Os historiadores estimam que mais de 30 mil pessoas morreram nesta guerra. No ano de 1835, os cabanos ocuparam a cidade de Belém (capital da província) e colocaram na presidência da província Félix Malcher. Malcher fez acordos com o governo regencial. Revoltados, os cabanos mataram Malcher e colocaram no lugar o lavrador Francisco Pedro Vinagre (sucedido por Eduardo Angelim).

4 Após cinco anos de sangrentos combates, o governo regencial conseguiu reprimir a revolta. Em 1840, muitos cabanos tinham sido presos ou mortos em combates. A revolta terminou sem que os cabanos conseguissem atingir seus objetivos.

5 As massas de ar que atuam na região onde ocorreu a Cabanagem è a Massa equatorial continental e a Massa equatorial atlântica.

6 O rio Amazonas deságua no Oceano Atlântico em pleno território paraense. A rede hidrográfica do Estado é farta, nesse território há presença de duas bacias importantes, do Amazonas e do Tocantins. Quando as águas do rio Amazonas atingem o Oceano, o encontro das águas forma ondas com mais de quatro metros de altura, esse fenômeno natural é denominado de pororoca.

7 O funcionamento de uma economia se presencia em todos os instantes na vida dos seres humanos. Em todos os tempos, ele esteve sempre presente, com as grandes multinacionais, aos pequenos agentes econômicos, como por exemplo, a dona de casa ser uma excelente economista; assim como, o dono da casa também, quando participa com o trabalho para adquirir recursos, para o processo de compra/venda de mercadorias para o lar; da distribuição da mercadoria comprada no presente, e no transcorrer da existência.

8 O relevo do estado apresenta três aspectos distintos que incluem (1) o planalto Norte-Amazônico, formado quase integralmente por terrenos cristalinos, representando uma das parcelas do planalto das Guianas, onde se encontram as serras de Acari e Tumucumaque (cerca de 850 metros de altitude); (2) a planície Amazônica, faixa sedimentar estreita e alongada no sentido sudoeste-nordeste, através da qual corre o rio Amazonas; e (3) o planalto Sul-Amazônico, que se consitui parcela do planalto Central brasileiro, elevando-se em direção ao sul, onde se encontra a serra dos Carajás.

9 Predomina no estado o clima equatorial quente e úmido com estação seca ocorrendo durante o inverno e primavera.


Carregar ppt "Rayane N°23 Sofia N°24 Amanda Inara N°3 Amanda Mello N°2 Julia N°13."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google