A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2 PROFESSOR LEONAM JUNIOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2 PROFESSOR LEONAM JUNIOR."— Transcrição da apresentação:

1 GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2 PROFESSOR LEONAM JUNIOR

2 CONCEITOS BÁSICOS DE GLOBALIZAÇÃO FENÔMENO QUE COMEÇOU COM AS GRANDES NAVEGAÇÕES. GANHOU GRANDE DESTAQUE COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. SOFREU GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO COM A GUERRA FRIA. INTEGOU CULTURAS, FILOSOFIAS, COMÉRCIO, POLÍTICAS, RELIGIÕES, INFORMAÇÕES ETC, ENTRE AS NAÇÕES. CAUSOU TAMBÉM CRISES E DESMPREGO. PROMOVEU O AVANÇO DAS MULTINACIONAIS COM SUAS RESPECTIVAS PRIVATIZAÇÕES.

3 O processo de acumulação do capital oriundo da internacionalização da produção e da internacionalização financeira, mais conhecido como globalização, significa uma nova fase do capitalismo. Com ela, o capitalismo se transformou num sistema completo e maduro, uma vez que antes era completo apenas em relação a duas variáveis da órbita da circulação – o comércio mundial e a exportação de capitais. Ao se expandir por todo o planeta, o sistema capitalista unificou mundialmente o ciclo econômico e possibilitou também a ocorrência de crises mundiais completas. Apesar do enorme desenvolvimento técnico-científico, com a globalização, o sistema se aproxima de um limite de reprodução, tendo em vista que, se o capitalismo desenvolvesse plenamente seu potencial produtivo, levaria a uma crise global de superprodução. DICA DE LIVRO DO PROFESSOR LEONAM UMA ÓTIMA LEITURA SOBRE A ÓTICA RECENTE DA GLOBALIZAÇÃO. EDMILSON COSTA CONCRETIZOU COM ESSE LIVRO SUA TESE DE PÓS-DOUTORADO.

4 ASPECTOS GERAIS E CARACTERÍSTICAS DO MUNDO GLOBALIZADO P. 14 E 15 O MUNDO ESTÁ TOTALMENTE INTEGRADO ECONOMICAMENTE. ESSA INTEGRAÇÃO PROMOVEU UMA CRISE GLOBAL EM ESSA CRISE TEVE INÍCIO NO SETOR IMOBILIÁRIO DOS EUA. FORMAÇÃO DE BLOCOS ECONÔMICOS: OS PAÍSES UNIRAM-SE PARA DINAMIZAR SEUS MERCADOS, CONSEGUIR PREÇOS ATRATIVOS, INVESTIMENTOS EM PESQUISA ETC. NOVOS PRODUTOS E TECNOLOGIAS, INFORMÁTICA, ROBÓTICA, BIOTECNOLOGIA, QUÍMICA ETC. FORMAÇÃO DE REDES FINANCEIRAS: NOVAS FORMAS DE INVESTIMENTOS DE CURTO PRAZO, COMPRA E VENDA DE AÇÕES E MOEDAS, ESPECULAÇÃO DE CAPITAL COM TRANSAÇÕES ON-LINE. O CAPITAL É VOLÁTIL.

5 BREVE PROCESSO DA CRISE DE 2008 E 2009 A CRISE FINANCEIRA DE 2008 FOI A MAIOR DA HISTÓRIA DO CAPITALISMO DESDE A GRANDE DEPRESSÃO DE COMEÇOU NOS ESTADOS UNIDOS APÓS O COLAPSO DO MERCADO IMOBILIÁRIO. FALÊNCIA DO BANCO DE INVESTIMENTO LEHMAN BROTHERS NO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2008, APÓS A RECUSA DO FEDERAL RESERVE (FED, BANCO CENTRAL AMERICANO) EM SOCORRER A INSTITUIÇÃO. ESSA ATITUDE DO FED TEVE UM IMPACTO TREMENDO SOBRE O ESTADO DE CONFIANÇA DOS MERCADOS FINANCEIROS, ROMPENDO A CONVENÇÃO DOMINANTE DE QUE A AUTORIDADE MONETÁRIA NORTE- AMERICANA IRIA SOCORRER TODAS AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS AFETADAS PELO ESTOURO DA BOLHA ESPECULATIVA NO MERCADO IMOBILIÁRIO. INFORMAÇÃO ADICIONAL

6 CAPITAL PRIVADO COM REDUÇÃO DAS EMPRESAS PÚBLICAS. (PRIVATIZAÇÃO) MÃO DE OBRA INFORMAL E AUTÔNOMA. A TERCEIRIZAÇÃO ENFRAQUECE SINDICATOS E ORGANIZAÇÕES DE TRABALHADORES. ELEVADA DESIGUALDADE SOCIAL E CIDADÃOS EXCLUÍDOS DA SOCIEDADE. O DESAFIO ATUAL DA GLOBALIZAÇÃO É PROMOVER MELHORIAS NA EDUCAÇÃO, SAÚDE, COMBATE À FOME, REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA ETC.

7 GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL P. 16 A 18. NOSSA ECONOMIA ESTÁ INTEGRADA AO MERCADO INTERNACIONAL. JUSCELINO KUBITSCHEK PROMOVEU UMA GRANDE ABERTURA DO MERCADO EXTERNO BRASILEIRO COM EXPANSÃO DO SETOR INDUSTRIAL. PLANO DE METAS DE JK: CINQUENTA ANOS EM CINCO, DESTAQUE PARA ENERGIA, TRANSPORTE, INDÚSTRIA, ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO, CRESCIMENTO INDUSTRIAL EM 80%, INFLAÇÃO E DESNACIONALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA. MILAGRE ECONÔMICO DE : CRESCIMENTO DE 10% AO ANO, COMUNICAÇÃO E ENERGIA.

8 PLANO REAL NOS ANOS 1990: REDUÇÃO DE TARIFAS DE IMPORTAÇÃO, VALORIZAÇÃO DA NOVA MOEDA E PRIVATIZAÇÕES. LÍDER ECONÔMICO NA AMÉRICA DO SUL (MERCOSUL). O CRESCIMENTO ECONÔMICO NÃO FOI ACOMPANHADO DE UM CRESCIMENTO SOCIAL. O BRASIL PRECISA RESOLVER PROBLEMAS SOCIAIS COMO: EDUCAÇÃO: ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL, PESQUISA CIENTÍFICA E QUALIFICAR JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO. SAÚDE: MELHORAR HOSPITAIS SUCATEADOS E SUPERLOTADOS. DISTRIBUIÇÃO DE RENDA: MELHORAR A ALIMENTAÇÃO, MORADIA, REDUZIR AVIOLÊNCIA ETC.

9 ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA GLOBALIZAÇÃO BRASILEIRA P.18 ASPECTOS POSITIVOS: MAIOR ABERTURA DO MERCADO. MAIOR CONCORRÊNCIA E MELHORES PREÇOS. DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO E TRANSPORTES. AVANÇO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. CRESCIMENTO INDUSTRIAL. AUMENTO DA OFERTA DE PRODUTOS.

10 ASPECTOS NEGATIVOS: AUMENTO DO DESEMPREGO. DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS. DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS. REDUÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS PELO ESTADO. AUMENTO DA DEPENDÊNCIA ECONÔMICA. COM A GLOBALIZAÇÃO PODEMOS DIZER QUE O BRASIL: POSSUI UM FORTE MERCADO INTERNO. GRANDE EXPORTADOR. EXPORTA TECNOLOGIA E ENERGIA. TEMOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO TELEFONIA MÓVEL. GRANDE PARQUE INDUSTRIAL DIVERSIFICADO E DESCENTRALIZADO.

11 ECONOMIA MUNDIAL E ECONOMIA BRASILEIRA P. 19 MARCADO POR UM INTERCÂMBIO DE BENS, SERVIÇOS, CAPITAIS E TECNOLOGIAS. O NEOLIBERALISMO FAVORECEU ENRIQUECIMENTO E EMPOBRECIMENTO DE PESSOAS. ECONOMIA BASEADA NA INDÚSTRIA, AGRICULTURA, PECUÁRIA E SETOR TERCIÁRIO. BALANÇA COMERCIAL FAVORÁVEL. REDUÇÃO DAS COMMODITIES DURANTE A CRISE. PARA COMBATER A CRISE O GOVERNO BRASILEIRO REDUZIU IMPOSTOS DE AUTOMÓVEIS, MATERIAL DE COSNTRUÇÃO, LINHA BRANCA. O NOSSO CRESCIMENTO ECONÔMICO ESTÁ ASSOCIADO AO MERCADO INTERNACIONAL.

12 ASPECTOS SOCIAIS DO BRASIL P. 22 A 24. GRANDE DESIGUALDADE SOCIAL. CONCENTRAÇÃO DE BENS E CAPITAL. FALTA DE INVESTIMENTOS EM SAÚDE, EDUCAÇÃO, MORADIA E ALIMENTAÇÃO A DÉCADA PERDIDA: A FALTA DE INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA AUMENTOU AS DESIGUALDADES. OS INVESTIMENTOS NO NORTE E NORDESTE NÃO CORRESPONDEM AO RESTANTE DO PAÍS. ESSA DISPARIDADE ECONÔMICA SE REFLETE NA EXPECTATIVA DE VIDA, MORTALIDADE INFANTIL, ANALFABETISMO ETC. OS 10% MAIS RICOS GANHAM 28 VEZES A RENDA DOS 40% MAIS POBRES. (BIRD, IBGE, ONU E IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA E APLICADA). SEGUNDO ESSES ORGÃOS, O PRINCIPAL PROBLEMA É A FALTA DE EDUCAÇÃO. (O TRABALHADOR POSSUI MÉDIA DE 7,2 ANOS DE ESTUDO).

13 O GRANDE DESAFIO DO BRASIL É INVESTIR EM EDUCAÇÃO. (MÉDIA DE 7,2 ANOS DE ESTUDO POR TRABALHADOR). 8º NO PLANETA NA DESIGUALDADE SOCIAL. ESSAS DESIGUALDADES TEM ORIGEM NA COLONIZAÇÃO: EXPLORAÇÃO, MÃO DE OBRA ESCRAVA, MONOCULTURA, MERCADO EXTERNO. DE 2001 PARA 2009 O ÍNDICE DE MISERÁVEIS PASSOU DE 27,54% PARA 15,32%. (27 MILHÕES DE PESSOAS). PARDOS 32%, NEGROS 34% E INDÍGENAS 30% GANHAM MENOS DE 1 SÁLARIO MÍNIMO. OS BRANCOS ESTÃO ENTRE OS QUE GANHAM MAIS DE 20 SALÁRIOS MÍNIMOS. A REGIÃO SUDESTE É A QUE CONCENTRA MAIOR PARTE DOS RECURSOS NACIONAIS.

14 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CONCENTRAÇÃO DE RENDA P. 24 A 26 UMA DAS MAIORES CARGAS TRIBUTÁRIAS DO MUNDO. 1% DAS FAMÍLIAS MAIS RICAS CONSOMEM 15% DA RENDA NACIONAL. PROGRAMAS ASSISTENCIALISTAS COMO O BOLSA FAMÍLIA. OS IMPOSTOS NÃO SE REVERTEM EM SERVIÇOS PARA A POPULAÇÃO QUE PAGAM DUAS VEZES PELOS MESMOS. FALTA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA DA POPULAÇÃO. O CONCEITO DE POBREZA MUDA DE REGIÃO PARA REGIÃO NO BRASIL. NO MUNDO É POBRE NA AMÉRICA LATINA QUEM VIVE COM MENOS DE 1 DÓLAR POR DIA, NOS PAÍSES RICOS É POBRE QUEM VIVE COM MENOS DE 14,4 DÓLARES POR DIA. 1 EM CADA 10 BRASILEIROS VIVEM NA EXTREMA POBREZA. 15,6 EM CADA NASCIDAS, MORREM ANTES DE COMPLETAR 1 ANO. 11,2 MILHÕES DE BRASILEIROS VIVEM SUBNUTRIDOS. IDH- 0,730 OCUPANDO A 85º POSIÇÃO DE 186 PAÍSES. PAÍS EMERGENTE.


Carregar ppt "GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL CAPÍTULO 2 PROFESSOR LEONAM JUNIOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google