A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os estados do EGO PAI (P) – ADULTO (A) – CRIANÇA (C) PAI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os estados do EGO PAI (P) – ADULTO (A) – CRIANÇA (C) PAI"— Transcrição da apresentação:

1 Os estados do EGO PAI (P) – ADULTO (A) – CRIANÇA (C) PAI
Pai crítico – Pai protetor Ex.: os pais, os avós, os professores, os sacerdotes, os juízes, etc. ADULTO É o elemento racional analítico da personalidade. CRIANÇA É a nossa parte infantil. Representa o emocional, a diversão, o prazer, a alegria, as realizações emocionais espontâneas, etc. Segundo a Teoria de Eric Berne tudo que vem do corpo, inclusive o sexo, está no campo da criança. Criança adaptada - criança livre Diálogos internos O pai, o adulto e a criança dentro de nós conversam entre si, mesmo que não estejamos conscientes disto.

2 Transações Complementares
As Transações Estímulo mais resposta é igual à transação. Enviam-se e recebem mensagens. Transações Complementares É o estímulo a um dos estados do ego e a resposta do mesmo. Ex:. Que horas são? Resposta (adultos): São duas horas. Se houver resposta de outro estado do ego as respostas são denominadas de cruzadas.

3 Posições Existenciais
Jogos São séries de transações estereotipadas como uma armadilha pré-concebida para que o jogo tenha sucesso. Argumento É um plano de vida inconsciente que cada um de nós leva dentro de sua criança. Posições Existenciais É o modo como as pessoas sentem-se e sentem aos demais.

4 Carícias São estímulos intencionais com carga afetiva dirigida de um ser vivo a outro ser vivo. Podem ser verbais ou não verbais (olhares, gestos). As carícias se dividem em: - POSITIVAS: provocam bem estar e elevam a auto-­estima. - FALSAS POSITIVAS: adulação - NEGATIVAS: Agressivas: (danos fisicos, morais); reprovação.

5 É a análise estrutural do estado do ego e de suas transações e modo de usar as carícias positivas e negativas que possibilita o diagnóstico e resolver os conflitos internos. Através da análise das transações, dos jogos dramáticos e do argumento (plano inconsciente de vida) obtem-se a cura dos conflitos. Exemplos de Transações: O marido que vem cansado do trabalho e encontra sua mulher que trabalha em casa com as crianças e o serviço doméstico.

6 O Conceito de Tempo, segundo a visão da análise transacional.
Tempo da Criança: A criança quando deseja algo quer já, agora. O Futuro é como se fosse ilimitado e o agora é urgente. Tempo do Adolescente: Vive na esperança do futuro e com ideais de valores absolutos. Tempo do Homem maduro: Vive no presente, utilizando­-se do passado e de sua experiência. Tem noções mais exatas de suas limitações no tempo Tempo do ancião: Resiste à realidade e procura viver do passado.

7 É uma série de transações repetitivas.
Os Jogos Psicológicos São inconscientes e obedecem a regras, tendo um começo, desenvolvimento e final. É uma série de transações repetitivas. Os jogos apresentam a compulsão à repetição (aspectos do passado) e tem uma finalidade futura (fazem parte do argumento de vida).

8 Os Jogos Psicológicos Exemplos: 1) O jogo do triângulo dramático
VÍTIMA - PERSEGUIDOR - SALVADOR Profissões que podem facilitar a ocorrência do triângulo dramático: - Profissões com papel de salvador: médicos, religiosos, etc. - Profissões com o papel de perseguidor: capataz, fiscal, professor, etc. 2) O Jogo "Agora Te Peguei, Desgraçado" - A Tese é: Necessidade de recriminar a suposta deficiência de alguém. - Propósito é: Ter um álibi que justifique suas descargas agressivas. - Dinâmica: Evitar confrontação com deficiências próprias.


Carregar ppt "Os estados do EGO PAI (P) – ADULTO (A) – CRIANÇA (C) PAI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google