A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Período Joanino e a transição para a Independência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Período Joanino e a transição para a Independência"— Transcrição da apresentação:

1 Período Joanino e a transição para a Independência

2 Último período do Brasil Colônia.
Em 1807 transfere para o Brasil/ (D. João VI).

3 Litografia retratando a partida da família real Portuguesa

4 FATORES INTERNOS ANTERIORES Revoltas Nativistas
Revolta dos Irmãos Beckman (1684-MA)/Fim do monopólio comercial/drogas do sertão e o algodão. Guerra dos Mascates (1710-PE)/Confronto entre os proprietários de terras de Olinda e os comerciantes do Recife (mascates)/Olinda centro político. Guerra dos Emboabas ( MG) Conflito entre paulistas e forasteiros, que disputavam a riqueza mineral de Minas Gerais. Revolta de Vila Rica (1720-MG)/Os revoltos reivindicavam a redução dos tributos e o fim das casas de fundição. Revoltas emancipacionistas Inconfidência Mineira (1789) Conjuração Baiana (1798)

5 CONTEXTO EUROPEU/ GUERRAS NAPOLEÔNICAS
Assume a França no golpe dos 18 Brumário (1799). Termina o conflito entre Jacobinos X Girondinos. Industrialização da França. País forte = POTÊNCIA ECONÔMICA. Bloqueio Continental 1806 (Napoleão proibiu o comércio com a Inglaterra). 1807 a França invade Portugal.

6 PRINCIPAIS MEDIDAS ECONÔMICAS
Abertura dos portos às nações amigas (1808) Marca o fim do PACTO COLONIAL Pela primeira vez o colono passaria ter o direito de VENDER e COMPRAR produto MANUFATURADO INGLÊS. A burguesia sai perdendo com essa nova POLÍTICA ECONÔMICA. Alvará de Liberdade Industrial (1809) Suspensão da anterior de 1785. O Brasil só passa a industrializar no século XIX/ Segundo Reinado. Aliança e Amizade e o Tratado Comércio e Navegação (1810) Os ingleses passaram profetizar sua fé = ANGLICANISMO A Inglaterra confirmava seus privilégios no IMPÉRIO. Só poderiam ser julgados pelas leis inglesas.

7 15% 16% 24% PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS
MERCADORIA INGLESA Entravam no Brasil com A burguesia portuguesa uma taxa de pagava MERCADORAS PORTUGUESAS MERCADORIAS DE OUTROS PAÍSES 15% 16% 24%

8 MEDIDAS CULTURAIS/ MODERNIZAÇÃO
Criação de cursos superiores (Escolas de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro). Criação do Banco do Brasil(criado por D. João VI) Criação da Biblioteca Real. Criação do Real Teatro de S. João e do Jardim Botânico. Missão francesa e Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios (1816).

9 SOCIEDADE ESCRAVISTA

10 Biblioteca Real Jardim Botânico

11 1815: O Congresso de Viena não aceita o governo de D. João VI no Brasil.
O Brasil é elevado a Reino Unido a Portugal e Algarves ( O Brasil poderia ter suas próprias leis/sem exclusividade de Portugal ). A Revolução do Porto (1820) Revolução comandada pela burguesia comercial portuguesa. Características: liberal para Portugal e retrógrada para o Brasil.

12 POLÍTICA EXTERNA 1808/1817: Invasão da Guiana Francesa
1817: Invasão da Cisplatina (rica em pecuária e estratégica por causa do Rio da Prata/produção de charque e couro). Importante por estratégia, Fronteira Devido a riqueza econômica Tropas deixam o Rio de Janeiro em direção à Cisplatina.

13 O Império do Brasil a mantinha como necessária para a defesa das províncias do Sul. A separação ocorreu em 1828com a independência do território que formou a República do Uruguai.

14 O RETORNO DA FAMÍLIA REAL (1821)
Pressionado pelas Cortes portuguesas, Dom João VI retorna à Portugal (Napoleão Bonaparte já havia sido derrotado/devido a crise econômica que os portugueses enfrentavam/ a permanência das tropas inglesas/ a própria critica/ os ideias iluministas/tudo conspiravam para seu retorno). Príncipe D. Pedro fica no Brasil como Regente.

15 A REGÊNCIA DE D. PEDRO Portugal: tentativas de recolonização
Constituinte Brasil: resistências Dia do Fico (janeiro de 1822) 1822: foi coroado imperador, com o título de D. Pedro I.


Carregar ppt "Período Joanino e a transição para a Independência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google