A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entendendo sobre o Aedes Aegypti

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entendendo sobre o Aedes Aegypti"— Transcrição da apresentação:

1 Entendendo sobre o Aedes Aegypti
Material voltado para o ciclo de vida e reprodução do mosquito Aedes Aegypti

2 Dengue Chikungunya Zika Vírus Febre Amarela

3 Origem O mosquito Aedes Aegypti, origina-se no Egito e chega às Américas pelos navios de tráfico de escravos. Os primeiros casos de dengue no Brasil são datados do final do século XIX, em Curitiba (PR), e do início do século XX, em Niterói (RJ).

4 Ciclo de Vida Do ovo à forma adulta, o ciclo de vida do A. aegypti varia de acordo com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro. Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana: assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

5 Ciclo de Vida - Ovo Os ovos são distribuídos por diversos criadouros. Inicialmente, possuem cor branca e, com o passar do tempo, escurecem devido ao contato com o oxigênio. Esse contato é causado pela postura de ovos exclusivamente nas paredes do recipiente, próximo á superfície da água. O ovo do A. aegypti é menor que um grão de areia. Adquirem resistência ao ressecamento muito rapidamente, a partir de então, podem resistir a longos períodos até 450 dias sem água, segundo estudos.

6 Ciclo de Vida - Larvas Durante a fase larval, o Aedes alimenta-se principalmente da matéria orgânica presente no criadouro e destaca-se por possuir grande agilidade. A larva passa por quatro estágios até se tornar uma pupa. Em condições favoráveis, com alimento e temperatura entre 25°C e 29° C, o período entre a eclosão e a pupação gira em torno de cinco dias.

7 Ciclo de Vida - Pupas A fase de pupa destaca-se pela inexistência de alimentação e pela metamorfose que marcará o início da fase adulta, período que a estrutura se assemelha a uma vírgula ou a um camarão. Esse estágio dura em média três dias e, durante esse tempo, a pupa permanece na superfície da água para facilitar o voo quando adulto.

8 Ciclo de Vida – Mosquito Adulto
A fase adulta é a mais conhecida pela população, uma vez que é a fase que pode transmitir doenças ao homem. Alguns dias depois do início da fase adulta, o mosquito já está apto para o acasalamento. Após a cópula, a fêmea necessita de sangue para completar o desenvolvimento dos ovos. Depois de aproximadamente três dias da ingestão do sangue, a fêmea do A. aegypti está pronta para a postura. Durante sua vida, uma fêmea pode dar origem a aproximadamente mosquitos. A fêmea pode sobrevoar em um raio de até metros a procura de criadouros.

9 Campanha: 10 minutos Essa é a proposta da iniciativa 10 Minutos Contra o Aedes. O projeto é inspirado em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia de dengue no país com ações semanais da população dentro de suas residências, de apenas 10 minutos, para limpeza dos principais criadouros do A. aegypti. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão dessas doenças.

10 Produção de Material IEC – Bertioga Elizângela M. Penha
Gláucia G. Santos Nicolas R. Savelovas

11 Referências Bibliográficas
gue


Carregar ppt "Entendendo sobre o Aedes Aegypti"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google