A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSUNTO: TIPOS DE DISCURSOS NO TEXTO NARRATIVO: DISCURSO DIRETO: Ex: A irmã berrou pra o irmãozinho: - Deixe o meu gato em paz! DISCURSO INDIRETO Ex: A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSUNTO: TIPOS DE DISCURSOS NO TEXTO NARRATIVO: DISCURSO DIRETO: Ex: A irmã berrou pra o irmãozinho: - Deixe o meu gato em paz! DISCURSO INDIRETO Ex: A."— Transcrição da apresentação:

1 ASSUNTO: TIPOS DE DISCURSOS NO TEXTO NARRATIVO: DISCURSO DIRETO: Ex: A irmã berrou pra o irmãozinho: - Deixe o meu gato em paz! DISCURSO INDIRETO Ex: A irmã berrou pra o irmãozinho que deixasse o gato dela em paz.

2 A voz do narrador se confunde com a do personagem: Ex: A irmã ouviu o miado do gato. Deixe o meu gato em paz.

3 V. NO PRES. DO INDICATIVO Ex: - Suspeito de todos - informou o policial. V. NO PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO (ação não concluída no passado) Ex: O policial informou que suspeitava de todos.

4 – Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre... Estendeu a chave. (verbos no presente/ verbo no presente/ verbo dicendi) O gerente do hotel disse (verbo dicendi) que estava bem, que não ia atrapalhar. Falou ainda que era o de sempre. Então, estendeu a chave. (verbos no pret. imperfeito/ verbo no pret. imperfeito/ verbo discendi)

5 – Já saiu, seu Isidoro? Perguntou o gerente do hotel. (verbo no presente) O gerente do hotel perguntou (verbo dicendi) se seu Isidoro já saíra(havia saído). (verbo no pret.imperfeito)

6 - Até domingo que vem, seu Isidoro – disse o gerente. O gerente disse a seu Isidoro que até o domingo seguinte.

7 - Não sei se virei – respondeu Samuel, olhando pela porta; a noite caía. (verbos no presente/futuro do presente) Samuel respondeu (verbo dicendi) que não sabia se viria, olhando pela porta;...

8 – Por que não vem almoçar? Indagou a esposa. (verbo no presente do indicativo) A mulher perguntou (verbo dicendi) por que ele não ia almoçar.

9 – Voltarei de noite. Respondeu o marido. (verbo no futuro do presente) O esposo respondeu (verbo dicendi) que voltaria de noite. (verbo no futuro do pretérito)

10 – Ah! Seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje? Friozinho bom este, não é? (verbo no pretérito perfeito/adv. de tempo/pronome demonstrativo em primeira pessoa) Samuel indagou/perguntou (verbo dicendi) se seu Isidoro chegara mais cedo naquele dia. Ainda disse que friozinho bom aquele. (verbo no pretérito mais-que- perfeito /pronome demonstrativo na terceira pessoa)

11 – Aqui meu bem! – uma das mulheres gordas gritou, e riu: um cacarejo curto.(pronomes em primeira pessoa) Uma das mulheres gordas gritou (verbo dicendi) que estava ali seu bem e riu: um cacarejo curto. (pronomes em terceira pessoa)

12 1. Presente do indicativo Ex: Eu corro/ Eu canto 2.Pretérito perfeito do indicativo Ex: Eu corri 3. Futuro do presente do indicativo Ex: Nós correremos 4. Imperativo Ex: corramos 1. Pretérito imperfeito do indicativo Ex: Ele(a) corria,/Ele(a) cantava 2. Pretérito mais-que- perfeito do indicativo Ex: Ele(a) correra 3. Futuro do pretérito do indicativo Ex: Nós correríamos 4. Imperfeito do subjuntivo Ex: Que nós corréssemos

13 1. aqui 2. hoje 3. agora 4. no próximo final de semana 1. ali, lá 2. naquele dia 3. naquele momento 4. no final de semana seguinte

14 1. meu 2. este 3. esta 4. minha 1. seu, dele(a) 2. aquele 3. aquela 4. dela

15 Não podemos mudar o tempo verbal dos verbos dicendi (dizer, falar, contar, perguntar, indagar, sussurrar, gritar, murmurar etc.) que aparecem na fala do narrador na transposição do discurso direto para o indireto e vice- versa. Ex: Carlitos opinou sem se virar para o pai: Ex2: Em seguida, a mãe falou com raiva: Ex3: Naquele momento, a menina cruzou os braços e indagou:


Carregar ppt "ASSUNTO: TIPOS DE DISCURSOS NO TEXTO NARRATIVO: DISCURSO DIRETO: Ex: A irmã berrou pra o irmãozinho: - Deixe o meu gato em paz! DISCURSO INDIRETO Ex: A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google