A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETIVO: Conhecer a história do Petróleo em nosso país, dos arcaicos poços descobertos na Bahia até o Pré-Sal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETIVO: Conhecer a história do Petróleo em nosso país, dos arcaicos poços descobertos na Bahia até o Pré-Sal."— Transcrição da apresentação:

1

2 OBJETIVO: Conhecer a história do Petróleo em nosso país, dos arcaicos poços descobertos na Bahia até o Pré-Sal.

3 – Aumento vertiginoso de importações de petróleo para consumo como combustível; 1934 a 1953 – Primeiros passos – Primeiras leis para exploração mineral; – Primeiro poço descoberto, na Bahia. Poço terrestre; Oscar Cordeiro, pioneiro da exploração do petróleo no Brasil, diante do poço de Lobato, na Bahia, nos anos A partir de 1941, até 1953, foram descobertos os campos de Candeias, Aratú, Dom João e Água Grande;

4 Criação da Petrobrás em Constituição de 1946 favorece a participação do capital estrangeiro no Brasil ; - Surge a campanha O petróleo é nosso; - Em 3 de Outubro de 1953, Getulio Vargas institui o monopólio estatal e cria-se a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobrás. Getúlio Vargas assina a Lei No. 2004, que cria a Petrobrás.

5 Novos Horizontes –Descobertas no Mar Plataforma elevatória P-1, primeira plataforma móvel de perfuração da Petrobras construída nos anos de 1967 e 1968 A plataforma Sedco 135-D foi a primeira plataforma a produzir no Campo de Enchova, na Bacia de Campos

6 Bacia de Campos e seus Gigantes – Albacora, primeiro campo descoberto (400 a 1000m); Manifold de Albacora, imagem atual – Campo de Namorado e os primeiros contratos com empresas estrangeiras; – Marlim, o segundo campo gigante Plataforma no Campo de Marlim, Bacia de Campos/RJ – Roncador, terceiro gigante, com 111Km 2.

7

8 1997 – Brasil chega a marca de 1 milhão de barris de óleo por dia – O recorde mundial, Petrobrás explora a 1877 metros de profundidade – Descoberta a maior jazida de gás natural. Plataforma de Mexilhão, Bacia de Santos (SP), – Os primeiros indícios de petróleo no Pré-Sal 2006 – A auto-suficiência. Navio-plataforma P-50

9 O Pré-Sal Descoberto na jazida de Tupi, em rochas permeáveis abaixo de uma camada de sal de até 2km de espessura, numa profundidade de 7km. Acredita-se que até 2017 a produção será de 1 milhão e 300 mil barris de petróleo por dia, um aumento de quase 70% do que a Petrobrás produz hoje em dia; 800 km de extensão, 200km de largura, abrangendo desde o litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo. Em discurso no Pará, o presidente Lula disse que a descoberta do Pré-Sal é sinal de Deus e chance de reparar os erros cometidos ao longo da história com os pobres.

10 Portanto, com os largos incentivos à tecnologia do petróleo, o Brasil firmou-se como um dos mais favoráveis a entrar para a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), elevando-no a um patamar de país desenvolvido, onde não mais existirá a desigualdade social, maior problema que atinge o Brasil atualmente.

11 Bibliografia DIAS, J.L.M. & QUAGLINO, M.A. A questão do petróleo no Brasil, uma história da Petrobras. CPDOC/SERINST, Fundação Getúlio Vargas – Petrobrás MOURA, P. de & CARNEIRO, F.O. Em busca do petróleo brasileiro, Rio de Janeiro/Ouro Preto-MG, Ed. Fundação Gorceix blog.planalto.gov.br/o-petroleo-no-brasil/


Carregar ppt "OBJETIVO: Conhecer a história do Petróleo em nosso país, dos arcaicos poços descobertos na Bahia até o Pré-Sal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google