A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entender o porquê a internet é criticada por alguns e defendida por outros, afinal, ela é positiva ou negativa na vida dos jovens universitários? Qual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entender o porquê a internet é criticada por alguns e defendida por outros, afinal, ela é positiva ou negativa na vida dos jovens universitários? Qual."— Transcrição da apresentação:

1

2 Entender o porquê a internet é criticada por alguns e defendida por outros, afinal, ela é positiva ou negativa na vida dos jovens universitários? Qual é a opinião dos jovens em relação a essa ferramenta tão utilizada por eles? Eles sabem utilizá-la corretamente?

3 Homens e Mulheres, entre 18 – 25 anos. Estudantes do ensino superior que utilizam a internet no trabalho, na faculdade e nos relacionamentos pessoais.

4

5 ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE

6 Qual é o primeiro site que você acessa quando entra na internet? Porque esse site é o primeiro? Quando você utiliza a internet em sala de aula, você passa a maior parte do tempo navegando em sites relacionados com a aula, ou você utiliza esse meio para outros fins? Quando vocês estão focados na aula, porque ela realmente está chamando a sua atenção, você prefere fazer anotações no caderno ou digitalizá-las no notebook? Você acha que os professores deveriam liberar o uso de internet em sala de aula?

7 Durante o grupo de foco, podemos perceber que a maioria dos jovens, quando acessam a internet, tem como objetivo principal entrar no facebook. Alguns argumentaram que esse site deixou de ser apenas uma rede social, e se tornou um vício bom na rotina deles, porque podem conversar com os amigos e ficar por dentro das atualidades. No entanto, eles mesmos confessaram que quando utilizam essa ferramenta em sala de aula, acabam se prejudicando nos estudos. Os jovens do grupo disseram ainda que sempre que acessam a internet durante a aula, é para entrar em sites que não tem nenhuma ligação com a matéria.

8 Qual é o primeiro site que você acessa quando entra na internet? RESPOSTA 1: Facebook, porque se tornou um vício, já entra automaticamente. RESPOSTA 2: Facebook, porque se tornou um hábito, lá a gente conversa com os amigos. Quando você utiliza a internet em sala de aula, você passa a maior parte do tempo navegando em sites relacionados com a aula, ou você utiliza esse meio para outros fins? RESPOSTA: Eu raramente utilizo a internet em sala de aula e quando eu utilizo é para entrar em coisas que não tem nada a ver. Quando vocês estão focados na aula, porque ela realmente está chamando a sua atenção, você prefere fazer anotações no caderno ou digitalizá-las no notebook? RESPOSTA: A maioria respondeu que prefere fazer anotações no caderno, quando realmente estão interessados na aula.

9 A internet é boa ou ruim? Ela ajuda ou atrapalha os relacionamentos, deveres e estudos? É uma ferramenta benéfica ou prejudicial aos universitários?

10 Em sua opinião, qual é o lado positivo e o lado negativo da internet? Qual lado pesa mais? As pessoas sabem utilizar essa ferramenta em sala de aula? (internet) Você considera a internet fundamental em seus relacionamentos pessoais? A internet melhora ou piora os seus relacionamentos? O uso das redes sociais durante o seu trabalho ou em sala de aula, atrapalha o seu desempenho?

11 A entrevista em profundidade foi extremamente útil para abolir a dúvida que ficou mais intensa com o grupo de foco: Afinal, a internet é benéfica ou não aos jovens conectados? O resultado foi um meio termo. Os entrevistados acreditam que o lado bom da internet são as informações e a sociabilidade, e o lado ruim é o vício, que quando atinge os internautas, destrói tudo o que é sadio nesse meio de comunicação.

12 Qual é o lado positivo e o lado negativo da internet? RESPOSTA: Positivo é a informação e o negativo é que ela vicia, mas o lado positivo pesa mais. A internet melhora ou piora os seus relacionamentos? RESPOSTA: MELHORA! Eu não sou daqui, eu sou de Goiania, então se não fosse a internet, eu não me comunicaria com os amigos de lá, então a internet melhora os meus relacionamentos. O uso das redes sociais durante o seu trabalho ou em sala de aula, atrapalha o seu desempenho? RESPOSTA 1– Atrapalha porque você deixa de fazer as suas coisas para buscar ideias prontas de outras pessoas. RESPOSTA 2 - A gente deixa de fazer tarefas para ficar no facebook. No facebook até tem um grupo que notifica as tarefas de casa, mas a gente vê e deixa de fazer para continuar conectado.

13 Concluímos ao decorrer dessa pesquisa, que a internet é uma ferramenta que melhora os relacionamentos dos jovens com colegas, amigos e familiares, mas que prejudica nos estudos quando não é corretamente utilizada. Isto é, muitos dos internautas deixam ou já deixaram de fazer atividades facultativas ou deveres trabalhistas porque estavam conectados. No entanto, quando utilizada com sabedoria e consciência, a internet disponibiliza de muito conteúdo e informações de fácil acesso, que podem beneficiar com qualidade aqueles que sabem dominar essa ferramenta.

14 Observamos que os unaspianos em massa não sabem utilizar a internet devidamente. Tanto no grupo de foco, quanto na entrevista em profundidade, os jovens universitários que estudam na Unasp confessaram que por diversas vezes já se atrapalharam na aula e deixaram de fazer seus deveres para ficarem conectados. Embora saibam fazer pesquisas e buscar por informações oferecidas por esse meio, eles têm dificuldade em colocar limites ao uso da web. Inclusive, mesmo concordando que a conexão atrapalha o aprendizado, alguns dos jovens ainda insistiram na ideia de que deveria ser liberado o uso de internet em sala de aula, o que mostrou mais uma vez a vulnerabilidade em relação à rede.

15


Carregar ppt "Entender o porquê a internet é criticada por alguns e defendida por outros, afinal, ela é positiva ou negativa na vida dos jovens universitários? Qual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google