Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTheo Bermudes Alterado mais de 10 anos atrás
1
S ISTEMATIZAÇÃO DO C HAT COM O P ROF M INUTTI A Visão de um Aluno João Filho
2
A E NTRADA Acesso feito por volta das 08:50, ansioso, achando estar muito cedo. Surpresa: já estava ocorrendo troca de idéias!
3
A E NTRADA Primeira dúvida: Tem algo errado? São professores ou colegas no bate-papo? Notou-se uma intimidade entre os participantes, percebeu- se que eram professores e colegas (e vice-versa) que se conheciam. Primeira conclusão: Estamos no local certo!
4
O S P RIMEIROS M OMENTOS... O que que eu faço? As telas se moviam, o som foi testado, as perguntas e mensagens trocadas entraram num ritmo caótico e fiquei pensando: que confusão... Digitei minha primeira mensagem: clamei por ordem, responderam: é assim mesmo. Depois piora.
5
A S D ISCUSSÕES A campanha eleitoral de 2010: como escolher o que responder? Os colegas fizeram colocações e perguntas ao Prof Marcelo, tudo num ritmo que parecia uma banda sem maestro.
6
A S D ISCUSSÕES Diferença dos conceitos e nomenclaturas na área de mídia e redes sociais.
7
A S D ISCUSSÕES Ferramentas de filtragem de manifestações indesejadas. Aqui a turma do jornalismo polarizou as discussões.
8
A S D ISCUSSÕES Redes sociais como ferramenta de interação entre os participantes: nosso desafio é desenvolver atividades que alcancem esse objetivo (compartilhamento e colaboração). Alguem citou um livro no qual o autor colocou uma visão de que as novas mídias isolam as pessoas frente às suas máquinas e as fazem pensar estarem no meio de uma multidão. Um grupo virtual: a solidão sufocante em que não falta companhia. Vou comprar o livro (ou baixar!?,,,)
9
A S D ISCUSSÕES Indicação de especialização em Marketing e Comunicação Digital: a Pós do IESB.
10
A S D ISCUSSÕES A importância, como mediar e participar de ferramentas síncronas, como Chats. O professor Minutti interagiu com a turma! Alegou resistência e disse que estava se esforçando para responder às perguntas.
11
O R ITMO Eram apenas umas 40 pessoas no Chat, mas o Prof Minutti não conseguia dar vazão na resposta a tantas perguntas. Colegas sugeriram mudanças nas janelas, a moderação assumiu o controle, liberou de novo, a rede caia, os colegas digitavam e era uma coisa legal. A gente observava que aquilo era uma nova ferramenta à disposição da educação. Mas como usar? Ela ajuda ou atrapalha? Pronto: surgiu uma enquete! A gente votava e a tela ficava ali. A moderação voltou: - pessoal basta marcar uma opção e pronto, não precisa enviar!
12
A S C ONCLUSÕES Além das questões colocadas ao professor convidado e pelo moderador, a interação entre os participantes foi intensa, variando desde a validade da ferramenta chat, nas diversas atividades relacionadas à docência, quanto à forma de participação e manifestação mais produtiva.
13
A S C ONCLUSÕES Houve alguns contratempos de saturação de perguntas e instabilidade na conexão. Faz parte do aprendizado. Outra ferramenta interessante foi a pesquisa de opinião em tempo real: questão para resposta imediata, com resultados parciais também imediatos.
14
A S C ONCLUSÕES Finalmente, todos (eu acho...) concordaram que havia sido uma experiência produtiva e enriquecedora e o Professor convidado se propôs responder às perguntas recebidas na próxima atividade síncrona, a web conference.
15
S ISTEMATIZAÇÃO DO C HAT COM O P ROF M INUTTI A Visão de um Aluno
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.