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Flo Menezes Intertextualidade e Composição

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Apresentação em tema: "Flo Menezes Intertextualidade e Composição"— Transcrição da apresentação:

1 Flo Menezes Intertextualidade e Composição Primeiramente, leia o texto seguinte!

2 elementos de composição a partir do texto:
composição no texto = intertextualidade paradoxos / oposições binárias

3 iterações / motivos

4 música como uma matemática dos afetos conceitos psique como alma + corpo belo como efêmero, imemorial, corpóreo, contingente; sublime como histórico, memorial e cumulativo, essencial música complexa se aproximando da velocidade da luz transgressos quânticos, bosque quântico

5 direcionalidades perder o pé perder a cabeça perder o corpo mas não perder nem o juízo... nem perder a linguagem perder a fala

6 + direcionalidades mas também ciclicidade (ápices que revêm), no corso e ricorso à la Vico / Joyce densidade crescente dos parágrafos o texto começa a se abstrair do corpo vida como elemento central como num orgasmo, ápice que passa... a cara é o que mais deveria transparecer as emoções: referência a Visage de Berio densidade decrescente ziguezague pela História = transgresso não-linear, mas que aponta para o Novo e culmina em... Berio!

7 referência velada à filosofia
Filósofo que “descarta” tudo, menos o cogito = Descartes “o Filósofo”: forma pela qual Sto. Tomás de Aquino se reportava a Aristóteles em sua Suma Teológica Aristóteles está para a Antigüidade assim como Descartes para a Modernidade

8 relatividades... predominância, não exclusividade não necessariamente, mas possivelmente... flexibilidade + simultaneidade preponderância, não exclusividade

9 crítica à indústria cultural
massas uniformes ou massas / uniformes: massas de manobra, desfiles militares, carnavais criadores radicais: desnudados, de peito aberto sob a mira dos manipulados criadores radicais: forçosamente isolados nas sociedades de consumo

10 proposições musicais a rigor, os materiais vertem-se em i-materiais na música referência ao potencial imagético da música (em especial da música eletroacústica), e ao conceito de i-sons (imagem-sons) de François Bayle supremacia da Harmonia diante das relações métricas, e das durações diante dos ritmos

11 importância da simetria e do erro em arte
Webern como divisor de águas: antes e depois de Webern, 4 Bs, 3 Ss, 2 Ms = simetria weberniana Webern não começa nem com B, nem com S, nem com M, mas com a inversão de M: W = erro e simetria; erro como central (vida como erro?) evocação ao silêncio em Webern; referência velada, silenciosa, ao excluído Cage (via Merce Cunningham) a simetria é divisível, mas e o erro??? números primos: 19 compositores; 7 parágrafos

12 auto-referências M de... Menezes compleTa verte-se em compleXa fonema torna-se em si mais complexo, e faz referência ao resgate de “KS” em pax dentro de labORAtorio, obra completa (com múltiplas direções: afetos e especulações)


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