A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Validador dos Arquivos de Dados Questionário de Varejo 22/12/2006 Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Validador dos Arquivos de Dados Questionário de Varejo 22/12/2006 Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos."— Transcrição da apresentação:

1 1 Validador dos Arquivos de Dados Questionário de Varejo 22/12/2006 Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos

2 2 O objetivo do programa validador é fazer uma verificação básica da consistência dos arquivos de dados relativos ao questionário, de forma a minimizar a possibilidade de envio de arquivo com alguma falha ao Banco Central (BC) Exemplos: Quanto ao tamanho de cada registro: se todas as linhas, com exceção da primeira linha (cabeçalho), têm exatamente o tamanho da soma dos tamanhos dos campos da tabela. Quanto ao número de registros: se a quantidade de linhas de dados é igual à quantidade informada no cabeçalho. Quanto ao tipo do campo: se os campos numéricos podem ser convertidos para números. Quanto ao domínio: se os campos contêm valores dentro do domínio definido para cada campo. Objetivo

3 3 IF BACEN Sistemas Internos 2. IF baixa validador do sítio do BC 4. IF envia para o BC o arquivo Q2006.ZIP gerado pelo validador 3. IF executa o validador para verificar se os dados nos arquivos TXT estão no formato correto 1. IF gera os arquivos TXT posicionais a partir dos seus sistemas internos Dados Quantitativos

4 4 A instituição deve baixar o instalador do programa validador de dados quantitativos do BC. Para instalar o programa, é necessário ter nível de administrador local da máquina. O programa (c:\q2006\validador_a.xls) está embutido em uma macro em uma planilha excel do Microsoft Office A instituição deve gerar os dados em arquivos, a partir de seus sistemas internos, preenchendo os arquivos da pasta c:\q2006\txt. A estrutura individual de cada arquivo pode ser vista na própria planilha validador_a.xls. O formato de texto é posicional. A primeira linha de cada um dos arquivos é a linha de cabeçalho e deve estar no seguinte formato: Instruções

5 5 Os campos de valores numéricos (n) devem ser preenchidos sem ponto ou vírgula e com zeros a esquerda, completando o tamanho do campo, ou seja, sem espaços em branco. Os campos de valores alfanuméricos (a) devem ser preenchidos com espaços à direita para completar o tamanho do campo. Os campos que armazenam um código de referência devem conter um valor (numérico ou alfanumérico), que corresponde a um registro na tabela referenciada. Assim, os únicos possíveis valores para o código estão descritos nas tabelas referenciadas. Os campos devem ser preenchidos na ordem definida na estrutura da tabela. O tamanho das linhas do arquivo (exceção da linha de cabeçalho) deve ser sempre a soma dos tamanhos dos campos da tabela. Veja os exemplos de preenchimento de cada arquivo na planilha validador_a.xls. Instruções (cont.)

6 6 Após gerar todos os arquivos de dados e salvá-los na pasta c:\q2006\txt, clique o botão para validar os dados na planilha do validador (validador_a.xls). O nível de segurança do excel deve estar configurado para permitir a execução de macros. Após a sua execução (será apresentada uma mensagem indicando que a operação foi completada), o arquivo Q2006.ZIP gravado em c:\q2006 deverá ser enviado ao BC. O validador gera um número HASH gravado no arquivo log.txt que poderá ser recalculado para garantir que o arquivo que foi validado não foi alterado. Instruções (cont.)

7 7 O envio do arquivo Q2006.ZIP ao Banco Central deve ser feito via PSTA, selecionando o documento 6209 – Estatística sobre Pagamentos de Varejo, conforme exemplo de tela abaixo: Instruções (cont.) O PSTA é um aplicativo de transferência segura de arquivos, que utiliza a cifragem de dados. Para fazer uso do PSTAW10 (ou PSTAC10), o operador deve ser cadastrado no Sistema de Informações Banco Central - SISBACEN, estando ali autorizado na transação PSTA300.

8 8 Diretoria de Política Monetária Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos – DEBAN


Carregar ppt "1 Validador dos Arquivos de Dados Questionário de Varejo 22/12/2006 Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google