A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Usando Microsoft Access 2010 Prof. MSc. Emiliano Monteiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Usando Microsoft Access 2010 Prof. MSc. Emiliano Monteiro."— Transcrição da apresentação:

1 Usando Microsoft Access 2010 Prof. MSc. Emiliano Monteiro

2 Tabelas Nos bancos de dados, a tabela é um conjunto de dados dispostos em número finito de colunas e número ilimitado de linhas (ou registros). As colunas são tipicamente consideradas os campos da tabela, e caracterizam os tipos de dados que deverão constar na tabela (numéricos, alfa-numéricos, datas, coordenadas, etc). O número de linhas pode ser interpretado como o número de combinações de valores dos campos da tabela, e pode conter linhas idênticas, dependendo do objetivo. A forma de referenciar inequivocamente uma única linha é através da utilização de uma chave primária (vamos marcar as chaves com o símbolo de chave amarela no Access!!!)

3 Registros Em ciência da computação, os dados podem ser divididos em partes conhecidas como campos. Por exemplo, um computador pode representar o dia de hoje em três campos: o dia, o mês e o ano. Um campo contém, normalmente, um tipo e um tamanho definido. Os programas de computador utilizam registros para a manipulação de dados. Um registro é a composição de uma série de campos que podem ter tipos e tamanhos variados. Os bancos de dados organizam os dados em conjuntos de registros de base de dados, também conhecidos como linhas de uma tabela. Os campos de uma tabela, que juntos formam um registro, são conhecidos como colunas da tabela.

4 Índices Índice, no contexto da estrutura de dados, é uma referência associada a uma chave, que é utilizada para fins de otimização, permitindo uma localização mais rápida de um registro quando efetuada uma consulta. Em termos teóricos é uma estrutura que possibilita acesso a um item indexado desde que a busca tenha complexidade inferior a complexidade linear, podendo ser logarítmica ou constante. No contexto de banco de dados, um índice é uma estrutura (ou arquivo) auxiliar associado a uma tabela. Sua função é acelerar o tempo de acesso às linhas de uma tabela, criando ponteiros para os dados armazenados em colunas específicas. O banco de dados usa o índice de maneira semelhante ao índice remissivo de um livro, verifica um determinado assunto no índice e depois localiza a sua posição em uma determinada página.

5 Relacionamentos A relação é definida como um conjunto de registros que têm os mesmos atributos. Um registro geralmente representa um objeto e informações sobre esse objeto. Os objetos são normalmente objetos físicos ou conceitos. A relação é geralmente descrito como uma tabela, que é organizada em linhas e colunas. Todos os dados referenciados por um atributo estão no mesmo domínio (tipo) e de acordo com as mesmas restrições. É necessário, para cada registro de uma relação ser unicamente identificável por alguma combinação (uma ou mais) dos seus valores de atributo. Esta combinação é referida como a chave primária.

6 Criando tabelas 1. Clique no Menu Criar

7 Criando tabelas 2. Clique no botão tabela

8 Criando tabelas 3. Clique no botão modo de exibição alterne para o modo design

9 Criando tabelas 4. Coloque um nome na tabela

10 Criando tabelas 5. Digite os campos e seus tipos de dados Veja o símbolo da chave amarela, este é um campo chave! Isto será um ÍNDICE de busca!

11 Criando tabelas Propriedades Importantes nos campos: Tamanho Valor Padrão Texto de validação Requerido Indexado

12 Criando formulários Com a tabela professor criada, clique no botão formulário para indicar ao Access que o formulário terá os campos desta tabela.

13 Modificando o formulário Para modificar o formulário clique no botão Modo de exibição e depois clique em modo design

14 Nesta tela podemos realizar as modificações no formulário: incluir campos, alterar o tamanho dos objetos, incluir botões de navegação e operações em registros.

15 Para incluir botões baixe a barra de detalhe

16 Para inserir botões, veja se a aba design esta selecionada, clique no botão com 3 X e depois clique no formulário... Na tela irá aparecer o assistente de botão de comando onde você poderá escolher o tipo de botão presente nas categorias

17 Ao terminar os passos do assistente o botão irá aparecer na tela, como mostrado abaixo:


Carregar ppt "Usando Microsoft Access 2010 Prof. MSc. Emiliano Monteiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google