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Workshop Gestão para Excelência Critério 4 – Sociedade Juiz de Fora, 12 de junho de 2013 Sejam bem vindos Que bom estar aqui com vocês para iniciarmos.

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1 Workshop Gestão para Excelência Critério 4 – Sociedade Juiz de Fora, 12 de junho de 2013 Sejam bem vindos Que bom estar aqui com vocês para iniciarmos esta caminhada juntos.

2 Introdução Modelo de Excelência da Gestão Critério 4 – Sociedade

3 Vamos rever algumas estatísticas mundiais e brasileira 50 milhões de brasileiros com renda inferior a R$ 80,00 (29,3% da população) Apenas 1,7 bilhões de habitantes conseguem consumir além de suas necessidades básicas Enquanto isso 65% dos americanos são obesos O Brasil é oitavo pais em desigualdade de renda no mundo depois da Guatemala, Suazilândia, Republica Centro Africana, Serra Leoa, Butsuana, Lesota e Namíbia Qual é o nosso papel diante destas questões? Fonte: APOENA 2010 – Órgão de Defesa ao Meio Ambiente.

4 Cada dia são descartados dois milhões de toneladas de lixo domiciliar no mundo. Equivale a dez montanhas como o Pão de Açúcar Por ano são devastadas 140 mil km 2 de floresta tropical no mundo e 30% que restam estão degradas ou fragmentadas A falta de água limpa e saneamento mata quase 1,7 milhões de pessoas por ano Fonte: APOENA 2010 – Órgão de Defesa ao Meio Ambiente.

5 Mais dados estatísticos: Educação básica para todos*US$ 6 Bilhões Cosméticos nos EUAUS$ 8 Bilhões Água e saneamento básico para todos*US$ 9 Bilhões Sorvete na EuropaUS$ 11 Bilhões Saúde básica e nutrição para todos*US$ 13 Bilhões Cigarros na EuropaUS$ 50 Bilhões Bebidas alcoólicas na EuropaUS$ 105 Bilhões Despesas militares no mundoUS$ 780 Bilhões * Estimativa adicional para atingir acesso universal a Serviços Sociais Básicos em todos os países em desenvolvimento. Fonte: Human Devolopment Report 1998

6 Imagine se o mundo fosse uma aldeia com 100 moradores: 57 seriam asiático, 21 europeus, 14 ocidental e 8 africanos 51 seriam mulheres e 49 homens 70 seriam não branco 70 seriam não cristãos 50 % de toda a riqueza estaria nas mãos de 6 pessoas, todas dos EUA 80 habitantes não teriam moradia digna 70 seriam analfabetos 66 habitantes não teriam acesso à água potável 50 habitantes estariam subnutridos 1 pessoa teria segundo grau completo Nenhuma pessoa teria computador Fonte: BT (British Telecommunications)

7 O Problema? Profundas desigualdades entre regiões e nações; Desigualdade de oportunidades; Modelo de desenvolvimento não sustentável; Degradação do meio ambiente; Problemas localizados não cuidados afetarão a TODOS. QUAL É NOSSO PAPEL DIANTE DESTAS QUESTÕES?

8 Critérios de Excelência É um caminho conhecido para gerenciar as questões relacionadas a sociedade.

9 Processos Gerenciais Transformam informações em decisões gerenciais

10 Responsabilidade social Pensamento Sistêmico Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos Orientação por processos e informações Visão de futuro Geração de valor Valorização das pessoas Conhecimento sobre o cliente e o mercado Desenvolvimento de parcerias Fundamentos da Excelência

11 Mas o que é Responsabilidade Social? Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que: contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e bem-estar da sociedade; leve em consideração as expectativas das partes interessadas; esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com as normas internacionais de comportamento ; e esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações. NOTA 1: Atividades incluem produtos, serviços e processos. NOTA 2: Relações referem-se às atividades da organização dentro de sua esfera de influência. Fonte: ISO 26000

12 Modelo de Excelência da Gestão ® Critérios de Excelência

13 Fundamentos X Critérios de Excelência 13

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16 Critério 4 - Sociedade Compromisso com a Excelência: – Tratamento dos impactos sociais e ambientais – Requisitos legais e regulamentares – Recursos renováveis e não renováveis – Projetos sociais Rumo à Excelência – Tratamento dos impactos sociais e ambientais – Comunicação dos impactos sociais e ambientais – Requisitos legais e regulamentares – Desenvolvimento sustentável – Identificação das necessidades e expectativas da sociedade – Fortalecimento da sociedade 16

17 17 Toda organização deve atuar com base em: Relacionamento ético e transparente com todas as partes interessadas Desenvolvimento Sustentável

18 18 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às próprias necessidades. A convergência entre os propósitos econômicos, ecológicos e sociais que privilegiam a conservação e perenidade dos mesmos constituem a base do desenvolvimento sustentável.

19 19 CRITÉRIO: O QUE A ORGANIZAÇÃO ESTÁ FAZENDO PARA RETRIBUIR A PERMISSÃO PARA FUNCIONAMENTO DADA PELA SOCIEDADE EXEMPLOS DE COMO TRABALHAR O CRITÉRIO SOCIEDADE meio ambiente: exemplos: controle de água, luz, tratamento do lixo consciência cidadã: exemplos: trabalho voluntário, participação em campanhas......

20 20 Proatividade no atendimento das necessidades da sociedade Não basta atender aos requisitos legais e regulamentares SUPERAR

21 Item 4.1 – Responsabilidade socioambiental Este item aborda a implementação de processos gerenciais que contribuam diretamente para a geração de produtos, processos e instalações seguras aos usuários, à população e ao meio ambiente, promovendo o desenvolvimento social

22 4.1 – Responsabilidade socioambiental a) Como são identificados os aspectos e tratados os impactos sociais e ambientais negativos de seus produtos, processos e instalações?

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24 Ações apropriadas devem ser estabelecidas de forma a eliminar ou minimizar os impactos sociais e ambientais considerados relevantes. Estas ações podem incluir: Treinamento da força de trabalho; Programa de coleta seletiva do lixo; Gerenciamento de resíduos, com a contratação de empresas especializadas e licenciadas para transporte e descarte de resíduos perigosos; Instalação de filtros e monitoramento da emissão de gases; Substituição de máquinas e equipamentos; Recirculação da água industrial; Programas de profissionalização de pessoas da comunidade; Dar preferência de contratação às pessoas da região.

25 b) Como os impactos sociais e ambientais dos produtos, processos e instalações e outras informações relativas à responsabilidade socioambiental consideradas relevantes são comunicadas à sociedade, incluindo as comunidades potencialmente impactadas? 4.1 – Responsabilidade socioambiental

26 Meios de comunicação Interna: intranet, comunicação interna (CI), informativos internos, murais, caixa de sugestões, mala direta eletrônica Externa: Internet, palestras, seminários, publicações, campanhas ambientais.

27 c) Como são identificados e analisados os requisitos legais, regulamentares e contratuais aplicáveis à organização e implementadas ações de melhoria visando ao seu pleno atendimento ? Destacar de que forma são tratadas as pendências ou eventuais sanções. 4.1 – Responsabilidade socioambiental

28 POSSO IGNORAR A LEI? Nenimem ignorantia legis excusat A ignorância da lei não escusa ninguém. Nemo potest ignorare leges A ninguém é dado alegar a ignorancia da lei. Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro (Decreto-Lei 4657/1942): Art. 3 o Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece. Art. 1 o Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.

29 Requisitos legais e regulamentares Legislação municipal, estadual e federal; Legislação internacional; Acordos com autoridades públicas; Normas Regulamentadoras (NR); Normas técnicas (Ex. ABNT), facultativas ou obrigatórias; Contratos ou acordos com partes interessada (clientes, força de trabalho, comunidade); Requisitos coorporativos ou da matriz da organização; Compromissos públicos ou assumidos voluntariamente pela organização.

30 30 O direito não socorre os que dormem

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32 d) Como a organização seleciona e promove de forma voluntária ações com vistas ao desenvolvimento sustentável? Citar as principais ações promovidas. Destacar de que forma as pessoas da força de trabalho são conscientizadas e envolvidas nas questões relativas à responsabilidade socioambiental. 4.1 – Responsabilidade socioambiental

33 Alguns exemplos de ações de preservação dos ecossistemas podem ser: Campanhas de conscientização ambiental, extensivas à comunidade; Apoio a projetos ambientais desenvolvidos por organizações não governamentais; Programa de melhoria e recuperação do meio ambiente das comunidades próximas à organização; Priorização da contratação de fornecedores que tenham boa conduta ambiental, comprovadas por meio de certificações ISO e FSC (certificação florestal); Adoção de áreas de preservação ambiental.

34 Realização de campanhas internas de educação para o consumo consciente e a reciclagem de materiais; Estímulo ao voluntariado; Participação da força de trabalho nas atividades de identificação das necessidades da comunidade; Cessão de horas dos funcionários e equipamentos para o desenvolvimento de projetos e atividades da comunidade. Desenvolvimento de atividades de educação para a cidadania.

35 Este item aborda a implementação de processos gerenciais que contribuem diretamente para estimular o desenvolvimento social e para promover uma linguagem favorável da organização perante a sociedade, incluindo, eventualmente, comunidades vizinhas às instalações da organização. Item 4.2 – Desenvolvimento Social

36 a) Como as necessidades e expectativas de desenvolvimento da sociedade, incluindo comunidades vizinhas às instalações da organização, são identificadas, analisadas e utilizadas para a definição de melhoria da sua ação social? 4.2 – Desenvolvimento Social

37 Planejamento da pesquisa Estruturação da coleta de dados Coleta de dados Processamento de dados Análise dos dados Implementação das ações de melhorias Fases do projeto de pesquisa

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39 b) Como a organização direciona esforços para o fortalecimento da sociedade, incluindo as comunidades vizinhas, executando ou apoiando projetos voltados para o desenvolvimento nacional, regional, local ou setorial? Citar os principais projetos implementados ou apoiados. Destacar de que forma a organização estimula e envolve a força de trabalho e seus parceiros na implementação e apoio aos seus projetos sociais. Item 4.2 – Desenvolvimento Social

40 O incentivo à participação da força de trabalho e parceiros pode ocorrer por meio de: Campanhas de conscientização sobre responsabilidade social; Programa de treinamento de voluntários; Divulgação interna dos projetos apoiados e desenvolvidos pela organização e geração de oportunidades de trabalho voluntário; Autorização de uso de horas de trabalho para a realização de trabalho voluntário; Desenvolvimento de projetos alinhados com as competências técnicas da força de trabalho; Envolvimento das lideranças na execução de ações sociais.

41 VÍDEO

42 "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."

43 Obrigado! Ronaldo Ricardo Fernandes Consultor em Gestão Organizacional Telefone: Visite o nosso site:


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