A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Feira das Energias. Gestão de Resíduos O objectivo de reduzir os impactos ambientais negativos gerados pelos resíduos ao longo do seu ciclo de vida, desde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Feira das Energias. Gestão de Resíduos O objectivo de reduzir os impactos ambientais negativos gerados pelos resíduos ao longo do seu ciclo de vida, desde."— Transcrição da apresentação:

1 Feira das Energias

2 Gestão de Resíduos O objectivo de reduzir os impactos ambientais negativos gerados pelos resíduos ao longo do seu ciclo de vida, desde o momento em que são produzidos até à sua eliminação, passando pela reciclagem e valorização, transformou-se numa questão de cidadania.

3 Gestão de Resíduos Limitar a produção de resíduos e promover a sua reutilização, reciclagem e valorização, são objectivos que estão integrados numa abordagem assente no impacto ambiental e no ciclo de vida dos recursos.

4 Gestão de Resíduos Esta abordagem permite considerar cada resíduo, não apenas como uma fonte de poluição a reduzir, mas também como um recurso potencial a explorar, daí o aparecimento das vária fontes de energia renováveis.

5 Aparecimento dos Biocombustíveis A produção e utilização de Biocombustíveis derivados de fontes renováveis surgiu na década de 1970, na sequência dos dois primeiros choques petrolíferos e associada à tomada de consciência da necessidade de diversificar as fontes energéticas e de diminuir a dependência relativamente ao petróleo.

6 Aparecimento dos Biocombustíveis Esse interesse diminuiu na década seguinte, devido à forte diminuição dos preços do petróleo e ao facto do sector energético continuar a ser fortemente baseado em combustíveis de origem fóssil.

7 Aparecimento dos Biocombustíveis Neste contexto, é urgente que Portugal altere rapidamente o perfil das fontes energéticas que utiliza, nomeadamente no sector dos transportes rodoviários, através do uso de combustíveis alternativos, preferencialmente recorrendo a recursos endógenos.

8 Aparecimento dos Biocombustíveis Biocombustíveis mais comuns: Os Biocombustíveis considerados na Directiva 2003/30/CE incluem uma gama muito variada de produtos, entre os quais, bioetanol, biodiesel, biogás, biometanol, biodimetiléter.

9 Aparecimento dos Biocombustíveis (DME), bio-ETBE, bioMTBE, Biocombustíveis sintéticos, biohidrogénio, óleos vegetais puros e ainda gorduras animais e óleos vegetais reciclados.

10 Aparecimento dos Biocombustíveis Porém, no que se refere a Biocombustíveis líquidos para utilização em veículos de transporte rodoviário, os mais comuns são o biodiesel e o bioetanol ou o seu derivado ETBE (éter etil-ter-butílico).

11 Aparecimento dos Biocombustíveis Estes combustíveis alternativos podem ser comercializados na forma pura em veículos adaptados ou sob a forma de misturas em proporções que não afectem o rendimento dos motores dos veículos.

12 Biodiesel O Biodiesel é uma mistura de ésteres metílicos de ácidos gordos produzidos por transesterificação de óleos vegetais

13 Biodiesel com álcoois de cadeia curta, em geral o metanol, que apresenta características análogas às do gasóleo no que respeita aos parâmetros constantes na norma EN 590/2004.

14 Biodiesel Assim, tecnicamente, o biodiesel é compatível com a utilização em motores diesel convencionais. O Biodiesel oferece muitos benefícios ambientais. Contamina menos o ar do que outros combustíveis

15 Biodiesel Biodiesel é essencialmente produzido a partir de oleaginosas, como a colza, soja, girassol ou palma, sendo a soja mais comum nos EUA e a colza e o girassol na Europa.

16 Biodiesel Recentemente, os óleos usados em frituras para a produção de Biodiesel, tem tido grande importância na protecção do meio ambiente ao evitar a sua deposição em aterros ou a descargas em esgotos.

17 Biodiesel Assim como visa proteger os proprietários dos estabelecimentos dos sectores da hotelaria e da restauração quanto a Inspecções da ASAE- Autoridade e Segurança,Alimentar Económica, dando assim cumprimento à legislação em vigor, uma vez que é dado o devido encaminhamento aos óleos alimentares usados.


Carregar ppt "Feira das Energias. Gestão de Resíduos O objectivo de reduzir os impactos ambientais negativos gerados pelos resíduos ao longo do seu ciclo de vida, desde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google