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Programa Febraban de Inclusão Social

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Apresentação em tema: "Programa Febraban de Inclusão Social"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Febraban de Inclusão Social

2 População com Deficiência no Brasil
Fatos e Percepções

3 Entendimento População com Deficiência no Brasil Fatos e Percepções
1º Semestre/06 Etapas da pesquisa Abrangência Desk Research Focus Group 1.200 entrevistas Consolidação e reorganização de dados 6 Grupos de discussão SP, Rib. Preto, RJ, Salvador e Brasília Conhecer esta população é essencial para responder adequadamente às suas expectativas e necessidades

4 Perfil Sócio-econômico
Informações sobre pessoas com deficiência, seus números, perfil e características

5 Perfil Sócio-econômico
População de pessoas com deficiência (em milhares) Total Brasil Com pelo menos uma deficiência Sem deficiência                     

6 Perfil Sócio-econômico

7 Perfil Sócio-econômico
Em média pessoas adquirem deficiência por mês. Fonte: hospitais e instituições

8 Perfil Sócio-econômico
419 M alunos com deficiência matriculados no ensino fundamental, contra 11 M matriculados no ensino médio. Nas universidades representam apenas 0,12 % do total de alunos (Censo MEC-2005)

9 Perfil Sócio-econômico

10 Perfil Sócio-econômico

11 Perfil Sócio-econômico
Percepções Termo adequado - “pessoas com deficiência” Rejeitam o rótulo de “super-homem” Falta de informação - fator inibidor da inclusão O conhecimento de suas especificidades - respeito e participação Ser Diferente versus Ser Igual

12 Mercado de Trabalho Informações sobre as condições de trabalho
e os números da inclusão no mercado

13 26,3% trabalham formalmente
Mercado de Trabalho Mercado de Trabalho Renda superior a R$ 500,00 (em %) 26,3% trabalham formalmente

14 Mercado de Trabalho

15 Lei de Cotas – vagas abertas
Mercado de Trabalho Lei de Cotas – vagas abertas (em milhares) Vagas abertas pela lei de cotas 1055 Vagas já preenchidas 537 Previsão de novos postos 518

16 Mercado de Trabalho

17 Mercado de Trabalho

18 Mercado de Trabalho

19 Potencial de PCDs empregáveis 228 M de pessoas para 518 M de vagas
Mercado de Trabalho Potencial de PCDs empregáveis Pré-Requisitos Faixa etária de 20 a 34 anos Escolaridade mínima de 8 anos (flexibilizada) 228 M de pessoas para 518 M de vagas

20 Mercado de Trabalho Percepções
Poucas possibilidades de crescimento profissional Principal dificuldade - barreiras culturais Lei de Cotas é importante mas não garante manutenção do emprego Baixa qualificação é fator inibidor Aposentadoria é fator impeditivo para a entrada no mercado Suspensão temporária do benefício é uma alternativa

21 Atendimento e Acessibilidade
Informações sobre as condições de atendimento e acesso das PCDs aos bancos e estabelecimentos em geral

22 Atendimento Público Consumidor 24,6 milhões de consumidores
Relacionam-se com mais 3 pessoas Somam 73,8 milhões de brasileiros Representam 43% da população ou quase 1 em cada 2 brasileiros Fonte: Agência de Marketing

23 Atendimento R$ 100 BILHÕES ANUAIS Potencial de Consumo
A inclusão das PCDs no mercado de trabalho aumenta seu poder aquisitivo

24 Acessibilidade

25 Acessibilidade

26 Acessibilidade

27 Acessibilidade

28 Acessibilidade

29 Acessibilidade

30 Acessibilidade Hierarquia de dificuldades e soluções Dificuldades
Deficiências Dificuldades Soluções Cadeirantes Visuais Surdos Acesso físico Caixas eletrônicos Auto-atendimento Localização Comunicação Rampas e Portas Rebaixamento de Caixas Software de Leitura Atendimento telefônico Piso tátil unidirecional Glossário básico Mínimo de LIBRAS Comunicação visual O cuidado no atendimento humano é imprescindível Fonte: Agência de Marketing

31 Atendimento e Acessibilidade
Percepções Qualidade de atendimento evolui positivamente Essência do atendimento - pessoas bem treinadas Palavras-chave: informação, bom senso, naturalidade e igualdade Falta de informação gera improvisação e erros de adaptação Fundamental a mudança de atitude Fonte: Agência de Marketing

32 Programa Febraban de Inclusão Social
“O Programa abrange ações sociais, legais e mercadológicas a fim de incluir as pessoas com deficiência no sistema financeiro nacional com dignidade, em igualdade de oportunidades, sejam elas clientes, usuários ou profissionais”.

33 Abrangência Cultura da Inclusão Atendimento Acessibilidade
Empregabilidade Atendimento

34 Objetivos Ampliar o acesso, a empregabilidade e o atendimento
Identificar as dificuldades e expectativas dessa população Definir e implantar ações idealizadas em um fórum comum Conhecer e multiplicar experiências positivas Criar cultura e atitudes voltadas para a inclusão

35 Pilares Liderança Diretoria executiva Febraban e Associados Foco
Comissões “Diversidade” e “Relações com Clientes” Legitimidade Fóruns de discussão internos e externos Razoabilidade Avaliação de alternativas procedentes e factíveis Garantir a efetividade das ações

36 Empregabilidade 96% do quadro dos bancos tem nível superior (55%)
ou cursando a faculdade (41%) 78,7 % tem até 7 anos de estudo 1,5 MM de jovens entrando no mercado com baixa escolaridade Há mais vagas que oferta de profissionais 3.962 contratações - 10 maiores bancos - 1,75 % do quadro

37 Mercado de trabalho Projeto de Qualificação Estrutural Cultural
conceito – estratégia - mapeamento Cultural informação – treinamento - motivação Capacitação execução – avaliação - pós Comunicação disseminação - aculturação

38 Projeto de Qualificação
Mercado de trabalho Projeto de Qualificação Duração até 20 meses a partir de 2007 Perfil do participante a partir do 1o. Grau incompleto 17 anos e mais mapeamento de cargos orientará tipos de deficiência Banco de dados e piloto de capacitação compartilhados

39 Mercado de trabalho Qualificação Solução de Longo Prazo
As PCDs retratam de forma agravada a questão EDUCAÇÃO no Brasil que inviabiliza o cumprimento da exigência legal. Alternativas conjuntas dos setores público e privado precisam ser desenvolvidas.

40 Adequação das novas agências Processo gradativo de adaptação
Acessibilidade Adequação das novas agências Processo gradativo de adaptação das existentes Principais itens Abril 06 (%) Sinalização visual Rampas Mobiliário Assentos de uso preferencial Vagas em estacionamento 63,0 63,9 44,7 47,6 35,6 Fonte: 10 maiores bancos

41 Acessibilidade Terminais de auto-atendimento “Universal”
Terminais em processo de aquisição Adquiridos e em preparação Instalados terminais agências Garante um terminal por agência em 2007 Fonte: 10 maiores bancos

42 Atendimento Libras Treinamento de 02 funcionários por agência
pessoas Telefone para deficiente auditivo Módulo ou ilha por Central de Atendimento Piso Podo-Tátil Instalações de alerta (rampas, escadas, elevadores, totens) Unidirecional – entrada ao ponto de atendimento humano Adequação do “site” Febraban e dos bancos associados

43 Atendimento e Acessibilidade
Impacto Direto pontos de atendimento bancário construídos ao longo de décadas

44 Sustentação legal e institucional
Cultura da Inclusão Acessibilidade Empregabilidade Atendimento Disseminação Compartilhamento Sustentação legal e institucional

45 Coleção Febraban de Inclusão Social
Informações relevantes para gerenciamento de profissionais com deficiência. Público-alvo: gestores Esclarecer dúvidas sobre a capacidade dos profissionais com deficiência, recrutamento, seleção e legislação. Público-alvo: empregadores e profissionais de Recursos Humanos Alinhar as PCDs sobre o ambiente corporativo e deixá-los cientes sobre seus direitos e deveres. Público-alvo: pessoas com deficiência Pesquisa referente ao perfil sócio-econômico, mercado de trabalho, atendimento e acessiblidade. Público-alvo: sociedade em geral Facilitar o atendimento bancário às pessoas com deficiência. Público -alvo: equipes de atendimento. Especificações técnicas sobre acessibilidade. Público - alvo: profissionais de arquitetura e construção civil

46 Conclusões

47 Conclusões Gerais A inclusão das PCDs é recente do ponto de vista cultural e comportamental Soluções tecnológicas e arquitetônicas, embora mais rápidas, são insuficientes As relações com a sociedade tornaram-se mais saudáveis e caminham na direção correta A inclusão é um processo bi-direcional O entendimento do segmento, suas necessidades e visões trarão contribuições expressivas à legislação e ação empresarial

48 Conclusões Empregabilidade
A Lei de Cotas (8.213/91) promoveu o crescimento do mercado A oferta de posições é maior que a disponibilidade de PCDs qualificadas Existe 1,5 MM de PCDs jovens que precisam ser educadas Somente processos de capacitação profissional de curto prazo não são suficientes para suprir o mercado Há necessidade de educação escolar. Acessibilidade nas escolas e universidades é fundamental A integração de esforços entre autoridades e setor privado é imperativa para desenvolver alternativas que possibilitem atender a Lei de Cotas

49 Acessibilidade e Atendimento
Conclusões Acessibilidade e Atendimento Agência bancária é o principal canal de relacionamento A PCD freqüenta a agência e não delega o relacionamento financeiro Acesso ao computador é expressivo, sendo um bom canal alternativo Básico de LIBRAS atende às necessidades A utilização de Caixas Eletrônicos de rua é descartada por 71% das PCDs Agências próximas a lugares de grande movimentação e “protegidas” têm prioridade para adequação A qualificação das equipes de atendimento é imprescindível

50 Obrigado!


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