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Atendimento Bancário X PNEs Panorama Geral do Sistema Bancário em relação às Pessoas com Necessidades Especiais.

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Apresentação em tema: "Atendimento Bancário X PNEs Panorama Geral do Sistema Bancário em relação às Pessoas com Necessidades Especiais."— Transcrição da apresentação:

1 Atendimento Bancário X PNEs Panorama Geral do Sistema Bancário em relação às Pessoas com Necessidades Especiais

2 Desenvolvimento de publicações especializadas; Acessibilidade em edificações; Treinamento de funcionários; Programas de Sensibilização; Projetos de Responsabilidade Social; Schwarz & Haber Consultoria Projetos de Excelência em Acessibilidade

3 Pessoas com Necessidades Especiais Quem são? Grupo 1: Pessoas com Deficiência Física e/ou Dificuldade de Locomoção.

4 Pessoas com Necessidades Especiais Quem são? Grupo 2: Pessoas com Deficiência Auditiva, Surdas e/ou com Dificuldade na Fala. Grupo 3; Pessoas com Deficiência Visual e/ou Cegas

5 A Deficiência no Brasil Dados do IBGE - CENSO ,5 milhões de pessoas ou 14,5% da população do Brasil têm algum tipo de incapacidade para ver, ouvir, mover-se ou alguma deficiência física ou mental.

6 Programa de Sensibilização Febraban Plano de Ações - Enfoque Leis de acessibilidade e atendimento preferencial /00 e /00. Valorização das pessoas em primeiro plano (consumidores potenciais); Incentivar práticas de Cidadania e Responsabilidade Social; Busca contínua pelo aprimoramento do sistema bancário; Promoção sobre a importância de adequação do sistema bancário;

7 Estudo Preliminar Diagnóstico da Situação Atual e Plano de Ações para Adequação do Sistema Bancário às Pessoas com Necessidades Especiais Início: Segundo semestre de 2002 Subcomissão de Marketing e Relacionamento com o Cliente da Febraban Programa de Sensibilização Febraban Primeira Etapa

8 Diagnóstico/Situação Atual Principais Pontos Críticos Importante: Cada tipo de deficiência possui diferentes necessidades; Em quais canais de relacionamento cada grupo de necessidades especiais encontra dificuldades

9 Programa de Sensibilização Febraban Segunda Etapa - pós estudo preliminar Importante: Quebra de barreiras arquitetônicas e atitudinais; Materiais desenvolvidos: - Manual de Acessibilidade para Agências Bancárias (barreiras físicas); - Cartilha de Relacionamento (barreiras atitudinais); - Vídeo Treinamento (barreiras atitudinais); Desenvolvimento de Publicações

10 Programa de Sensibilização Febraban Manual de Excelência em Acessibilidade Material técnico, voltado para arquitetos e engenheiros; Baseado nas normas vigentes sobre acessibilidade; Promoção do conceito de Desenho Universal; Padronização das adaptações, garantindo a funcionalidade.

11 Programa de Sensibilização Febraban Cartilha de Relacionamento Cartilha: Clientes Especiais, Necessidades Especiais Dicas práticas de relacionamento entre funcionários dos bancos e clientes com necessidades especiais. Linguagem simples, positiva e educativa. Conceito básico: Naturalidade e Bom Senso

12 Programa de Sensibilização Febraban Vídeo Treinamento Vídeo Treinamento Simulações de situações reais, que acontecem no cotidiano das agências bancárias. Exemplos de atendimento adequado às pessoas com necessidades especiais. Conceito básico: Naturalidade e Bom Senso Benchmarking Pão de Açúcar - Vídeo Para Todos

13 Programa de Sensibilização Febraban Próximas Ações Divulgação das ações realizadas e de seus objetivos; Aprofundamento das Ações de Sensibilização; Definição de utilização dos materiais desenvolvidos; Cada banco deverá definir estratégias de treinamento de seus funcionários; Divulgação interna e externa das ações desenvolvidas neste sentido;

14 Schwarz & Haber Consultoria Nossos Contatos OBRIGADO A TODOS! Schwarz & Haber Consultoria (0XX11) Andrea Schwarz Jaques Haber


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