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Atendimento Bancário X PNEs

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Apresentação em tema: "Atendimento Bancário X PNEs"— Transcrição da apresentação:

1 Atendimento Bancário X PNEs
Panorama Geral do Sistema Bancário em relação às Pessoas com Necessidades Especiais

2 Schwarz & Haber Consultoria
Projetos de Excelência em Acessibilidade • Desenvolvimento de publicações especializadas; • Acessibilidade em edificações; • Treinamento de funcionários; • Programas de Sensibilização; • Projetos de Responsabilidade Social;

3 Pessoas com Necessidades Especiais
Quem são? • Grupo 1: Pessoas com Deficiência Física e/ou Dificuldade de Locomoção.

4 Pessoas com Necessidades Especiais
Quem são? • Grupo 2: Pessoas com Deficiência Auditiva, Surdas e/ou com Dificuldade na Fala. • Grupo 3; Pessoas com Deficiência Visual e/ou Cegas

5 A Deficiência no Brasil
Dados do IBGE - CENSO 2000 24,5 milhões de pessoas ou 14,5% da população do Brasil têm algum tipo de incapacidade para ver, ouvir, mover-se ou alguma deficiência física ou mental.

6 Programa de Sensibilização Febraban
Plano de Ações - Enfoque • Leis de acessibilidade e atendimento preferencial /00 e /00. • Valorização das pessoas em primeiro plano (consumidores potenciais); • Incentivar práticas de Cidadania e Responsabilidade Social; • Busca contínua pelo aprimoramento do sistema bancário; • Promoção sobre a importância de adequação do sistema bancário;

7 Programa de Sensibilização Febraban
Primeira Etapa Estudo Preliminar Diagnóstico da Situação Atual e Plano de Ações para Adequação do Sistema Bancário às Pessoas com Necessidades Especiais Início: Segundo semestre de Subcomissão de Marketing e Relacionamento com o Cliente da Febraban

8 Diagnóstico/Situação Atual
Principais Pontos Críticos Importante: Cada tipo de deficiência possui diferentes necessidades; Em quais canais de relacionamento cada grupo de necessidades especiais encontra dificuldades

9 Programa de Sensibilização Febraban
Segunda Etapa - pós estudo preliminar Desenvolvimento de Publicações • Importante: Quebra de barreiras arquitetônicas e atitudinais; Materiais desenvolvidos: - Manual de Acessibilidade para Agências Bancárias (barreiras físicas); - Cartilha de Relacionamento (barreiras atitudinais); - Vídeo Treinamento (barreiras atitudinais);

10 Programa de Sensibilização Febraban
Manual de Excelência em Acessibilidade • Material técnico, voltado para arquitetos e engenheiros; • Baseado nas normas vigentes sobre acessibilidade; • Promoção do conceito de Desenho Universal; • Padronização das adaptações, garantindo a funcionalidade.

11 Programa de Sensibilização Febraban
Cartilha de Relacionamento • Cartilha: “Clientes Especiais, Necessidades Especiais” Dicas práticas de relacionamento entre funcionários dos bancos e clientes com necessidades especiais. Linguagem simples, positiva e educativa. Conceito básico: Naturalidade e Bom Senso

12 Programa de Sensibilização Febraban
Vídeo Treinamento • Vídeo Treinamento Simulações de situações reais, que acontecem no cotidiano das agências bancárias. Exemplos de atendimento adequado às pessoas com necessidades especiais. Conceito básico: Naturalidade e Bom Senso Benchmarking Pão de Açúcar - Vídeo Para Todos

13 Programa de Sensibilização Febraban
Próximas Ações • Divulgação das ações realizadas    e de seus objetivos; • Aprofundamento das Ações de    Sensibilização; • Definição de utilização dos materiais    desenvolvidos; • Cada banco deverá definir    estratégias de treinamento de seus funcionários; • Divulgação interna e externa das    ações desenvolvidas neste sentido;

14 Schwarz & Haber Consultoria
Nossos Contatos OBRIGADO A TODOS! Schwarz & Haber Consultoria (0XX11) Andrea Schwarz Jaques Haber


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