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ACONSELHAMENTO
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ACONSELHAMENTO Os princípios de um processo de mudança de comportamento requerem que o indivíduo esteja preparado para a mudança, tenha tratamento e ajuda adequada, aprenda com as fraquezas e encontre melhores caminhos para se manter em um novo comportamento. Princípios da mudança: Estar preparado Tratamento e ajuda adequada Aprender com as fraquezas Encontrar melhores caminhos (PROCHASKA, 2002)
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PARA REFLETIR... Como provocar mudanças para os estágios de comportamentos seguintes? Para refletir... Gerar oportunidades de escolha; Criar um plano de continuidade; Celebrar as vitórias; Aprender com as dificuldades; Quebrar barreiras; Ouvir o trabalhador e considerar suas preferências.
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TÉCNICAS DE ACONSELHAMENTO
Aconselhamento - intervenção que tem como foco a modificação de comportamentos que levam a doenças crônicas não comunicáveis, tais como: dieta, exercício e uso de tabaco, com o emprego do Modelo de Estágios de Mudança de Comportamento como fundamento para as estratégias e atividades do serviço. Para auxiliar as pessoas a aprenderem mais sobre elas mesmas, seu ambiente e seus métodos para resolução de problemas, são empregadas ferramentas diagnósticas, de acompanhamento e materiais. As ferramentas são desenhadas para cada estágio de mudança. No aconselhamento a ferramenta principal de intervenção é a entrevista motivacional, que pode ser adaptada para o perfil de cada empresa.
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OBJETIVOS DO ACONSELHAMENTO
Aumentar a prontidão para a mudança de comportamentos nutricionais e de atividade física; desenvolver maior habilidade e conhecimento para lidar com os processos de mudanças; diminuir a interrupção das condutas positivas já alcançadas; aumentar o sucesso no cumprimento de metas de mudança; aumentar a proporção de trabalhadores com condutas saudáveis.
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ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES DO ACONSELHAMENTO
• Diagnóstico dos estágios de mudança de comportamento para atividade física, alimentação saudável e tabagismo; • avaliação das barreiras e processos de mudança de comportamento; • palestras informativas e motivacionais; • entrevistas motivacionais, individuais e em grupos, para a promoção de comportamentos saudáveis; • distribuição de materiais auxiliares para o estabelecimento de objetivos, identificação de barreiras e aumento do conhecimento sobre os processos de mudança; • oficinas de atividades físicas e nutricionais para aprendizagem de habilidades e conhecimentos auxiliares nos processos de mudança.
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SUGESTÕES E DICAS Discussão com os trabalhadores de temas apresentados por eles como questões do seu dia-a-dia. • Plantão de dúvidas relacionadas à prática do exercício físico, alimentação saudável, gerenciamento do estresse, comportamento preventivo e relacionamentos. • Realização de workshop dentro das empresas (palestras, teatro, atividades artísticas, exposição documental/resultados). • Realização de atividades de arte com temas relacionados ao Circuito do Bem-Estar como ação agregadora e sensibilizadora (dança, teatro, música, paródia). • Criação de biblioteca na empresa com livros, revistas, vídeos e textos informativos sobre os temas discutidos no Circuito do Bem-Estar. • Resgate da cultura local nas atividades do Circuito do Bem-Estar (oração, festas populares, reflexão etc).
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SUGESTÕES E DICAS • Atuação intensiva da família e empresa no tempo de lazer – estimular a realização de atividades e ações com a participação da família. • Discussão sobre a possibilidade das atividades serem vivenciadas e oportunizadas para outras pessoas da família (jovens, idosos etc). • Criação do hábito de, a cada dia, algo novo acontecer (modo de abordar o conteúdo, reflexão abordando um aspecto diferente, a utilização de outros locais ou materiais etc.). • Parceria com outros setores da empresa no desenvolvimento do Programa (RH/restaurante/nutricionista e outros). • Realização de ações integradas entre lazer, saúde e educação. • Busca de orientações de profissionais da saúde. • Construção integrada de ações (informática, vídeos, murais, cartazes etc). • Aplicação permanente do Sistema de Avaliação do SESI Lazer Ativo. • Avaliação conjunta com os clientes do SESI.
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Consulte o caderno técnico para mais informações e outras dicas!
SUGESTÕES E DICAS Consulte o caderno técnico para mais informações e outras dicas!
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