A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O problema da natureza da luz tem intrigado os cientistas por muitos séculos. E foi somente por volta do século XVI que algumas idéias mais consistentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O problema da natureza da luz tem intrigado os cientistas por muitos séculos. E foi somente por volta do século XVI que algumas idéias mais consistentes."— Transcrição da apresentação:

1

2 O problema da natureza da luz tem intrigado os cientistas por muitos séculos. E foi somente por volta do século XVI que algumas idéias mais consistentes começaram a ser estabelecidas.

3 Descartes acreditava que a luz se propagava como a pressão, ou seja, instantâneamente

4

5 Em 1679 Roemer propôs que a luz deveria ter uma velocidade finita e mediu a sua velocidade observando e medindo o intervalo de tempo entre sucessivos eclipses das luas de Jupiter.

6

7

8 Fizeau em 1849 propôs o primeiro método de medida da velocidade da luz.

9

10 ONDULATÓRIACORPUSCULAR

11 No século XVII duas teorias foram propostas, a teoria ondulatória e a teoria corpuscular. A teoria ondulatória foi proposta por Huygens. Ele acreditava que a luz era uma onda longitudinal e se propagava através de um meio chamado Éter. Este meio tinha propriedades estranhas: era invisível e circundava todo o espaço. A outra teoria era a corpuscular proposta por Newton que acreditava que a luz era emanada da fonte que a produzia, por meio de pequenas partículas. Planck mostrou que a luz comportava-se ora como partícula ora como onda.

12 Huygens considerava que as ondas moviam-se de um lugar a outro por meio de frentes geradoras. Uma onda plana pode ser considerada como uma onda circular muito distante da origem

13 1) As frentes de onda se propagavam sempre para frente 2) As ondas podiam apresentar interferência destrutiva. A luz se propaga em linha reta e não apresenta interferência destrutiva.

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23 O Laser é uma fonte de luz que produz um feixe de luz cujos fótons são emitidos de forma cooperativa e coerente de átomos. A expressão LASER em inglês light amplification by stimulated emission of radiation.

24 O esquema abaixo mostra a abosorção e dois tipos de emissão de fótons por um grupo de átomos.

25 Na emissão estimulada cada fóton incidente encontra um átomo previamente excitado. Isto induz cada átomo a emitir um segundo fóton com as mesmas características do fóton incidente. Os fótons são emitidos em fase, daí a expressão de luz amplificada e coerente.

26 Um gás de He+Ne sofre uma descarga elétrica fazendo com que fótons sejam produzidos coerentemente.

27 LASER AZUL GaNLASER VERDE KPT/YAG

28 Bisturi a LASER fotocoagulação Oftalmologia (correção de defeitos oculares)


Carregar ppt "O problema da natureza da luz tem intrigado os cientistas por muitos séculos. E foi somente por volta do século XVI que algumas idéias mais consistentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google