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Margaret Groff DIRETORA FINANCEIRA EXECUTIVA PRÊMIO WEPs BRASIL Realização: Itaipu Binacional.

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1 Margaret Groff DIRETORA FINANCEIRA EXECUTIVA PRÊMIO WEPs BRASIL Realização: Itaipu Binacional

2 WOMENS EMPOWERMENT PRINCIPLES Iniciativas Voluntárias que Levam a Melhores Práticas' 1. Estabelecer um alto nível de liderança corporativa para igualdade de gênero; 2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa – respeito e apoio aos direitos humanos e não-discriminação; 3. Garantir a segurança, saúde e bem-estar de todos os homens e mulheres; 4. Promover a educação, formação e desenvolvimento profissional das mulheres; 5. Implementar o desenvolvimento empresarial, cadeia de suprimentos e práticas de marketing que capacitem e empoderem as mulheres; 6. Demonstrar o compromisso da empresa com a igualdade de gênero e promover a liderança de mulheres na comunidade; 7. Medir e relatar publicamente o progresso para estimular a igualdade de gênero.

3 OBJETIVO GERAL I ncentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero, tendo como norteadores os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), criados pelo Pacto Global da ONU e ONU Mulheres.

4 Estabelecer mecanismos de incentivo às empresas para a criação de uma cultura de equidade de gênero; Disseminar Os Princípios de Empoderamento das Mulheres: Igualdade significa Negócios; Incentivar a adesão (gratuita) das empresas aos WEPs (atualmente no Brasil somente 55 são empresas signatárias); Disseminar os conceitos do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça da SPM no que diz respeito ao empoderamentos das mulheres, uma iniciativa do Governo do Brasil realizada pela Secretaria de Politica para Mulheres (SPM); POR QUE CRIAR O PRÊMIO?

5 Incentivar a adesão (gratuita) das empresas ao Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça (na última edição, 57 empresas aderiram); Oportunizar as empresas a conhecer práticas de equidade de gênero que podem ser adotadas na gestão empresarial; Aproveitar o potencial de fornecedores da Itaipu cadastrados; Encorajar as empresas participantes a adotar o conjunto de indicadores na avaliação de sua cadeia de fornecedores, impulsionando-os adotar esse recurso em suas práticas de gestão; Destacar lideranças empresariais que tomem para si a responsabilidade de contribuir para o empoderamento das mulheres.

6 POR QUE ITAIPU? A Itaipu Binacional, empresa pertencente a dois países (Brasil e Paraguai) em partes iguais, é a maior geradora de energia hidrelétrica do mundo, fornecendo cerca de 17% da energia elétrica consumida no Brasil; 50% das ações de Itaipu pertencem a Eletrobras, portanto é uma empresa que tem obrigação de atender a princípios de transparência e a indicadores exigidos pelo Mercado de Ações; Empresa de credibilidade, reconhecida no Brasil e no mundo, por seus programas de sustentabilidade e é uma disseminadora da cultura Equidade de Gênero; É parceira do Governo Federal em diversas iniciativas de responsabilidade social e ambiental, inclusive de Gênero; Tem 10 anos de Programa de Equidade de Gênero, com ações nos âmbitos Corporativo, Sóciocomunitário e de Relações Institucionais;

7 POR QUE ITAIPU? Desde 2004, a empresa mantém comitês de gênero no Brasil e no Paraguai, que desenvolvem ações conjuntas. No lado brasileiro, o comitê é composto tanto por homens, como por mulheres; Itaipu é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) desde a sua criação, em 2010, e promoveu seu lançamento no Brasil; Aderiu a todas as edições do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça - SPM, do Governo Brasileiro; Signatária do Pacto Global da ONU desde 2009, Itaipu é vice-presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) e atua na área de Direitos Humanos, com atenção especial ao empoderamento das mulheres; A empresa apoia a ONU Mulheres e o Pacto Global no Brasil e em nível mundial participando do grupo de liderança de empresas nos WEPs;

8 POR QUE ITAIPU? Itaipu recebeu os seguintes reconhecimentos: -O Programa Equidade de Gênero da Itaipu foi premiado em todas as edições do Selo Pró- Equidade de Gênero e Raça – SPM do Governo Brasileiro; -Premiada pela ONU como WEPs Leadership Awards 2013; -Premiada no Oslo Bussiness for Peace Awards 2013.

9 POR QUE ITAIPU? Parceria com a empresa Tempo de Mulher/Ana Paula Padrão no desenvolvimento de iniciativas que visam a promoção do empoderamento das mulheres no território brasileiro; Em 2011, o Conselho de Administração aprovou a Política de Equidade de Gênero e as Sete Diretrizes de Gênero, desenvolvidas pelos Comitês de Gênero no Brasil e no Paraguai; A Itaipu dissemina a cultura da equidade de gênero entre seus fornecedores e outros stakeholders, como comunidades de sua área de influência, universidades, organizações da sociedade civil, e a sociedade geral; Por iniciativa também de lideranças da Itaipu, foi criado em 2006 o grupo Mulheres Executivas do Paraná (MEX-PR) que tem um grupo estabelecido em Curitiba e outro em Foz do Iguaçu.

10 Missão: articular mulheres executivas, que exercem cargos diretivos e de gestão, visando o desenvolvimento profissional e o fortalecimento das relações organizacionais. Contribuir com a disseminação da cultura da equidade de gênero nas empresas; As integrantes do MEX/PR ocupam cargos de gestão nas suas organizações. São 70 executivas que há 7 anos estão juntas fazendo a diferença. Entre outras empresas: Adubos Delta Fertilizantes, Ativa Corretora, Cendicor, COPEL, Electrolux, Fundação Copel, GRP.com, GRP Mídia, Grupo Fleury, Grupo Marista, Grupo Opet, INC-Instituto de Neurologia de Curitiba, Itaipu Binacional, Petrobras, Qualysul, Positivo Informática, Renault do Brasil, Transtupi Transportes, Volvo do Brasil, etc. MULHERES EXECUTIVAS DO PARANÁ

11 REALIZAÇÃO PROMOÇÃO

12 APOIO INSTITUCIONAL

13 (Em consulta) INSTITUIÇÕES PARCEIRAS (Em consulta)

14 APOIO TÉCNICO AUDITORIA INDEPENDENTE (Em tratativa)

15 MEDIA PARTNERS (Em consulta)

16 LANÇAMENTO E PREMIAÇÃO 07 de outubro de 2013: Hotel Unique, durante o III Fórum Momento Mulher, promovido pela jornalista Ana Paula Padrão, fundadora do Tempo de Mulher; 31 de março de 2014: Cerimônia de premiação, em São Paulo. CATEGORIAS DE RECONHECIMENTO

17 CONTEÚDO Regulamento, com orientações para participação, informações sobre os Princípios de Empoderamento das Mulheres e Indicadores por porte de empresas: Micros e Pequenas (19 indicadores), Médias (37 indicadores) e Grandes (63 indicadores); Folder de divulgação; Cartilha de Gênero Programa de desenvolvimento de Fornecedores da Itaipu Site específico da premiação.

18 CONTEÚDO DO SITE Sobre o prêmio: O que é, Quem promove, Objetivos, Benefícios de Participação; Sobre Igualdade e Equidade de Gênero; Quem pode participar, categorias de reconhecimento; Regulamento: Orientações técnicas, processo de avaliação e resultados; Inscrições e Questionário por porte de empresas: Micros e Pequenas (19 indicadores), Médias (37 indicadores) e Grandes (63 indicadores); Notícias; Links úteis/material de apoio para download (WEPs em Português, Cartilha/Desfor); Logos das instituições realizadoras e apoiadoras; Etc.

19 DIVULGAÇÃO Campanha nacional de mídia; Divulgação no site próprio da premiação; Publicação no site global dos WEPs e no site dos WEPs em Português; – Nota: Itaipu está patrocinando a tradução do site dos WEPs para o português (do Brasil) e espanhol. Site em português ficará pronto no final de setembro; Divulgação também nos seguintes sites: CBPG, UNGC, UN Women, ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Tempo de Mulher e Itaipu Binacional; Eventos em geral (principalmente aqueles apoiados pela Itaipu, os que têm a participação do MEX-PR e ainda os da jornalista Ana Paula Padrão).

20 MUITO OBRIGADA! Margaret Groff DIRETORA FINANCEIRA EXECUTIVA


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