A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

* Este material está baseado no capítulo 4 do livro An Introduction to Distributed Algorithms, Valmir C. Barbosa, MIT Press, 1996.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "* Este material está baseado no capítulo 4 do livro An Introduction to Distributed Algorithms, Valmir C. Barbosa, MIT Press, 1996."— Transcrição da apresentação:

1 * Este material está baseado no capítulo 4 do livro An Introduction to Distributed Algorithms, Valmir C. Barbosa, MIT Press, 1996.

2 Propagação de Informação Suposições Topologia da rede representada por um grafo G não dirigido inf é a informação a ser disseminada em G n é o número de nós em G m é o número de vértices em G

3 Propagação de Informação Problema Difundir em G informação presente em um único nó Dois casos tratados: Propagação de informação de um único nó s para todos os outros nós em G. Propagation of Information ou, simplesmente, PI Propagação de informação de um único nó s para todos os outros nós em G com o requisito que ao final da execução do algoritmo, o nó s tenha a confirmação do recebimento de inf por todos os outros nós. Propagation of Information with Feedback ou, simplesmente, PIF

4 Propagação de Informação Solução para o problema PI baseada em Difusão ou Onda de Propagação Sejam os conjuntos: No: conjunto de nós que possuem inf inicialmente (apenas o nós s) No: conjunto de nós que NÃO possuem inf inicialmente Princípio Fazer difusão através de inundação (flooding)

5 Propagação de Informação Ideia No início, o nó s envia inf para todos os seus vizinhos Cada nó em No, ao receber inf pela primeira vez, envia a mensagem para todos os seus vizinhos, incluindo a aresta de onde foi recebida Um nó recebe inf de todos os seus vizinhos A mensagem inf é propagada a partir do nó s através de uma onda Cada nó em No recebe inf a partir do nó s, da forma mais rápida possível, apesar de falhas que possam haver em G, que ainda geram um grafo conexo Vários algoritmos distribuídos funcionam desta forma

6 Propagação de Informação Algoritmo PI

7 Propagação de Informação Problema Escreva o algoritmo que trata de múltiplas instâncias concorrentes do Algoritmo PI Escreva o algoritmo que trata de múltiplas instâncias concorrentes do Algoritmo PI Enviar uma série de mensagens inf 1, inf 2,...

8 Propagação de Informação com Realimentação - PIF Exercício Difundir em G a informação presente em um único nó s para todos os outros nós em G com o requisito que ao final da execução do algoritmo, o nó s tenha a confirmação do recebimento de inf por todos os outros nós Estratégia para resolução do problema PIF: Usando difusão (flooding)


Carregar ppt "* Este material está baseado no capítulo 4 do livro An Introduction to Distributed Algorithms, Valmir C. Barbosa, MIT Press, 1996."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google