A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquiteturas de Sistemas Distribuídos: Modelos de Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquiteturas de Sistemas Distribuídos: Modelos de Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Arquiteturas de Sistemas Distribuídos: Modelos de Comunicação
Alcides Calsavara

2 Referência Básica [C] Distributed Systems: Concepts and Design. G. Coulouris, J. Dollimore, T. Kindberg. Addison-Wesley, ISBN (Capítulos 4 e 5) [T] Distributed Operating Systems A. S. Tanenbaum. Prentice-Hall, ISBN (Seções 2.4 e 2.5)

3 Conteúdo Elementos básicos de comunicação Comunicação cliente-servidor
Transmissão de dados Endereçamento Sincronismo Enfileiramento (Bufferização) Confiabilidade Comunicação cliente-servidor Comunicação em grupo Chamada remota de procedimento

4 Comunicação cliente-servidor

5 Transmissão de dados Dados em programas são estruturados enquanto que mensagens carregam informação sequencial: » Linearização/Restauração de dados Heterogeneidade na representação de dados em computadores: » Uso de um formato externo comum » Inclusão de uma identificação de arquitetura na mensagem

6 Marshalling/Unmarshalling
Linearização de uma coleção de itens de dados estruturados Tradução dos dados em formato externo Unmarshalling: Tradução do formato externo para o local Restauração dos itens de dados de acordo com sua estrutura

7 Endereçamento Esquemas:
Endereçamento máquina.processo Endereçamento máquina.id-local Descoberta de endereço via broadcasting (difusão) Descoberta de endereço via um servidor de nomes Problemas potenciais: transparência de localização, sobrecarga, escalabilidade

8 Comunicação síncrona Primitiva send é bloqueante: processo cliente aguarda enquanto o núcleo envia a mensagem para o processo servidor. Primitiva receive é bloqueante: processo servidor aguarda até que o núcleo receba uma mensagem endereçada para aquele processo.

9 Comunicação assíncrona
Primitiva send não é bloqueante: o processo cliente aguarda somente enquanto a mensagem é copiada para o buffer do núcleo. Primitiva receive pode ser: bloqueante: o processo servidor aguarda por uma mensagem. não bloqueante: o processo servidor simplesmente comunica o núcleo que espera receber uma mensagem.

10 Enfileiramento Situações: Send ocorre antes de Receive
Um cliente faz um Send enquanto o servidor ainda atende a outro cliente Solução trivial: clientes devem insistir ... Solução pragmática: mailbox (uma fila de mensagens controlada pelo núcleo): mailbox criado a pedido do servidor mensagens endereçadas ao mailbox

11 Confiabilidade Mensagens se perdem, atrasam, duplicam. Abordagens:
Send tem semântica não confiável: as aplicações devem garantir entrega de mensagens (ex: timeout) Mensagem de acknowledgement enviada pelo servidor (no nível núcleo) Mensagem de acknowledgement implícita na resposta do servidor

12 Pacotes em protocolo C-S

13 Comunicação em grupo Tolerância a falhas baseada na replicação de serviços Localização de objetos em serviços distribuídos Melhor desempenho via replicação de dados Múltipla atualização

14 Tipos de grupos Visibilidade: Organização:
Aberto: um processo fora do grupo consegue enviar mensagens para o grupo todo Fechado: somente processos do grupo enviam mensagens para o grupo todo Organização: Peer: todos os processos tomam decisão Hierárquico: decisão é centralizada

15 Endereçamento de grupo
Multicast: um processo envia uma mensagem simultânea e somente para os membros do grupo. Broadcast: um processo envia uma mensagem para todas as máquinas e somente as que contêm um membro do grupo a assimila. Unicast: um processo envia uma mensagem para todos os membros do grupo em série.

16 Modificações no grupo Controle centralizado: servidor de grupo
Controle descentralizado: acordo entre os membros Operações: Entrada de um membro: atualizar estado Saída de um membro: se involuntária (ex: parada), todos os membros restantes devem notar sua saída.

17 Primitivas de comunicação
GroupSend: envia mensagem para todos os membros do grupo GroupReceive: aguarda mensagem enviada a todo o grupo GetReply: aguarda resposta de todos os membros do grupo após um GroupSend

18 Atomicidade Uma mensagem enviada ao grupo deve ser recebida por todos os seus membros ou por nenhum deles. Situação: o enviador pode parar enquanto está enviando a mensagem para o grupo. Garantia de consistência do grupo Facilidade de programação

19 Ordenação de mensagens
Todas as mensagens enviadas a um grupo devem chegar a todos os processos na mesma ordem. Abordagens: Ordenação por tempo global Ordenação por tempo consistente: somente uma mensagem por vez é difundida

20 Chamada de Procedimentos Remotos (RPC)
Comunicação baseada em operações de entrada/saída: abstração fraca, sujeito a erros Ideal: programar um sistema distribuído como se fosse centralizado RPC objetiva permitir chamada de procedimento remoto como se fosse local, ocultando entrada/saída de mensagens

21 Visão geral Um processo A chama um procedimento p de um processo B, entrando em estado de espera O processo B passa a executar o procedimento p, e ao seu término faz um reply para o processo A O processo A volta à sua execução normal após ter recebido o reply

22 Chamadas de procedimento
O procedimento chamador, que já tem suas variáveis locais empilhadas, empilha os parâmetros da chamada e o endereço de retorno O procedimento chamado aloca suas variáveis locais No retorno do procedimento chamado, os parâmetros e o endereço de retorno são desempilhados

23 Modos de parâmetros Valor: procedimento chamado recebe uma cópia de uma variável conhecida do procedimento chamador Referência: procedimento chamado recebe o endereço de uma variável conhecida do procedimento chamador Cópia/Reescrita: procedimento chamador recebe uma cópia de uma variável conhecida do procedimento chamador e o valor desta cópia é reescrito na variável

24 Funções dos Stubs Client stub intercepta a chamada
empacota os parâmetros (marshalling) envia mensagem de request ao servidor (através do núcleo) Server stub recebe a mensagem de request (através do núcleo) desempacota os parâmetros (unmarshalling) chama o procedimento, passando os parâmetros empacota o resultado envia mensagem de reply ao cliente (através do núcleo) recebe a mensagem de reply (através do núcleo) desempacota o resultado passa o resultado para o cliente

25 Falhas em RPC O cliente não é capaz de localizar o servidor
A mensagem de request do cliente para o servidor é perdida A mensagem de reply do servidor para o cliente é perdida O servidor pára após ter recebido a mensagem de request O cliente pára após ter enviado a mensagem de request

26 Falha do servidor Passos normais: recebe mensagem de request
executa procedimento envia mensagem de reply Falha pode ocorrer: após a execução antes da execução Semânticas de chamada: pelo menos um no máximo um exatamente um

27 Falha do cliente O servidor torna-se um “órfão” Soluções:
exterminação do servidor pela máquina do cliente reencarnação do cliente: toda computação remota é destruída "reencarnação" suave do cliente: somentes as computações remotas referentes a aquele cliente são destruídas expiração: servidor estabele um timeout para confirmação


Carregar ppt "Arquiteturas de Sistemas Distribuídos: Modelos de Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google