A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO 7º ANO C Correção das atividades do livro: Capítulo 3 (p.64 – p.67) Obs.: Só estão as respostas dos exercícios. Bons estudos e bos sorte!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO 7º ANO C Correção das atividades do livro: Capítulo 3 (p.64 – p.67) Obs.: Só estão as respostas dos exercícios. Bons estudos e bos sorte!"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO 7º ANO C Correção das atividades do livro: Capítulo 3 (p.64 – p.67) Obs.: Só estão as respostas dos exercícios. Bons estudos e bos sorte!

2 Página 64 1.Cana-de-açúcar no Nordeste; café no Sudeste;borracha na região Norte. Obs.: arquipélagos econômicos são áreas econômicas desarticuladas e isoladas. 2. Porque, até o final do ciclo do café, as diversas regiões brasileiras possuíam cada qual uma economia especialmente direcionada para o mercado externo. As ferrovias paulistas, por exemplo, serviram apenas para escoar o café do interior do estado até o porto de Santos.

3 Continuação da p.64 O que é? É o espaço resultante das relações que a sociedade humana estabelece com o meio que vive. É o descendente dos escravos que foram trazidos à força da África para trabalhar em diversos ciclos econômicos brasileiros, como: cana-de-açúcar, ouro e até do café. É um conjunto de regiões economicamente desarticuladas e isoladas entre si, que caracterizou o espaço geográfico brasileiro até o ciclo do café.

4 Continuação da p.64 Agora, responda: 1.Enquanto a economia colonial estava voltada exclusivamente para a metrópole, os lucros eram garantidos, pois não havia concorrência. Assim, na colônia, eram proibidas atividades econômicas que concorressem com as economias da metrópole. PÁGINA Porque o trabalho escravo não era remunerado e não gerava mercado consumidor. 3. A expansão do café em São Paulo trouxe uma série de mudanças ao espaço geográfico dessa província. Dentre essas mudanças, destacam-se a construção de ferrovias e do porto de Santos, infraestrutura necessária ao escoamento do café que se destinava ao mercado externo. Outra importante alteração, foi a interligação por trem de várias cidades do interior da província de São Paulo.

5 De olho no mapa (p.65 e 66) 1. Faça uma análise dos quatro mapas, observando com atenção as alterações do território brasileiro através do tempo e associe essas modificações com as economias correspondentes em cada mapa.

6 Página a) A maior parte delas vem do interior para o litoral. b) Existem vários trechos que ainda não têm interligação, ou seja, grande parte do território não tem conexão por meio ferroviário. c) A maior parte das ferrovias atravessa regiões que abrigaram os grandes ciclos econômicos, estando por isso mais próximas do litoral. 3. Enquanto o café ainda não havia chegado ao oeste paulista, as linhas eram poucas e curtas. Com a expansão dos cultivos para o interior, as ferrovias se estenderam e se multiplicaram, para escoar a produção até o porto de Santos.


Carregar ppt "REVISÃO 7º ANO C Correção das atividades do livro: Capítulo 3 (p.64 – p.67) Obs.: Só estão as respostas dos exercícios. Bons estudos e bos sorte!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google