A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Sistema Operativo Windows … O Ambiente de Trabalho … Como já foi referido, este é o tampo da nossa mesa de trabalho, dividindo-se em seis áreas distintas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Sistema Operativo Windows … O Ambiente de Trabalho … Como já foi referido, este é o tampo da nossa mesa de trabalho, dividindo-se em seis áreas distintas."— Transcrição da apresentação:

1 O Sistema Operativo Windows … O Ambiente de Trabalho … Como já foi referido, este é o tampo da nossa mesa de trabalho, dividindo-se em seis áreas distintas.

2 O Sistema Operativo Windows Área de Trabalho Podemos considerar como sendo o tampo da mesa propriamente dito. Todos os outros elementos visíveis assentam sobre este tampo … O Ambiente de Trabalho …

3 O Sistema Operativo Windows Ícones São representações gráficas dos vários tipos de elementos que podem surgir. Estes elementos podem ser dispositivos (como discos e impressoras), pastas e ficheiros. Na área de trabalho, e para além dos ícones criados por defeito, podem ainda surgir outros resultado das instalações de programas ou por nós criados … O Ambiente de Trabalho …

4 O Sistema Operativo Windows Menu Iniciar Como o nome indica, é por aqui que devemos começar sempre que desejamos trabalhar. Este botão dá-nos acesso a um sistema de menus hierárquicos que agrupam a informação (e os programas) de uma forma sistemática de acordo com as necessidades gerais de um utilizador padrão. A forma do menu pode ser alterada. … O Ambiente de Trabalho …

5 O Sistema Operativo Windows Barra de Tarefas Zona de indicação de janelas e programas ativos. Sempre que abrimos uma janela ou executamos uma aplicação, o sistema representa cada processo com uma caixa nesta barra. Se tivermos várias janelas do mesmo tipo, serão agrupadas num mini-menu que aqui é criado. … O Ambiente de Trabalho …

6 O Sistema Operativo Windows Área de Notificação Nesta Zona, para além do relógio de sistema, o Sistema Operativo mostra-nos através de ícones, quais o programas que estão residentes em memória. Estes programas são geralmente executados pelo próprio sistema no seu arranque através do menu Iniciar … O Ambiente de Trabalho …

7 O Sistema Operativo Windows Barra de Ferramentas Barra com atalhos para os programas mais utilizados. No fundo se tivermos um conjunto de aplicações que utilizamos com muita frequência, podemos criar um atalho para o programa neste sítio. Podemos ainda criar barras de ferramentas personalizadas. Na figura está ativa a barra de Iniciação Rápida … O Ambiente de Trabalho …

8 O Sistema Operativo Windows … As Janelas (Windows) … Barra de Título Nesta barra está identificado o nome da janela / aplicação que está a ser executada. Encontramos também os controlos comuns a todas as janelas: Minimizar Maximizar/Restaurar Fechar Janela Janela Janela

9 O Sistema Operativo Windows … As Janelas (Windows) … Barra de Menus Nesta barra o sistema agrupa os menus de acesso a todas as funcionalidades que a janela / aplicação oferece. Apesar de muitas vezes utilizarmos outras formas de executar algumas funções, é nesta barra que todas as funcionalidades são apresentadas. Estes menus são chamados de Drop Down pois surgem descendo da opção escolhida na barra, revelando os itens do menu.

10 O Sistema Operativo Windows … As Janelas (Windows) … Barra de Botões (Padrão) Algumas janelas apresentam ainda esta barra que permite a execução através de um único click de rato, das operações mais comuns para o tipo de janela em questão. Este tipo de barras ( Toolbars ) são opcionais e podem ser ativadas (ou desativadas) através da opção Ver na Barra de Menus.

11 O Sistema Operativo Windows … As Janelas (Windows) … Barra de Endereços É uma das barras pertencentes às Toolbars que o sistema ativa por defeito nas janelas. Mostra-nos o sítio onde nos encontramos, permitindo-nos simultaneamente saltar para qualquer outro ponto na hierarquia da informação do nosso sistema.

12 O Sistema Operativo Windows … As Janelas (Windows) … Barra do Explorador (Pastas) Esta Barra permite-nos a visualização paralela de mais informação que aquela que está presente numa janela normal. Neste caso é-nos facultada a estrutura hierárquica de toda a informação da máquina. Através da opção Ver Barra do Explorer podemos ainda selecionar os modos de:

13 O Sistema Operativo Windows … As Janelas (Windows) … Barras de Deslocamento Sempre que o conteúdo a ser mostrado numa janela não couber na área de visualização útil da mesma, surgem as Barras de Deslocamento (Horizontal, Vertical ou ambas) que nos permitem mover o conteúdo de forma a que possa ser corretamente visualizado. Por norma estas barras só surgem quando redimensionamos uma janela pois quando a abrimos o sistema adapta o conteúdo à janela de uma forma automática.

14 O Sistema Operativo Windows … As Janelas (Windows) … Painel da Janela É a área de visualização dos conteúdos de uma janela. Nota que do lado esquerdo tem uma zona selecionada (sombreado a azul) e neste painel é mostrado o conteúdo. É de referir também que na barra de endereços é também mostrada a zona selecionada. Quando navegamos nas estruturas de pastas e ficheiros o método é idêntico.

15 O Sistema Operativo Windows … As Janelas (Windows) … Operações sobre Janelas Muitas vezes, por uma questão de organização temos de mover ou alterar o tamanho de uma janela. Alterar o Tamanho Clicando e arrastando (sem soltar o botão do rato) numa das zonas limítrofes da janela Mover Clicando na Barra de Título e arrastando para o sítio desejado

16 O Sistema Operativo Windows … As Janelas (Windows) … Operações sobre Janelas Como foi anteriormente referido, na Barra de Título encontramos também três comandos principais de janela: Minimizar Reduz a nossa janela somente à barra de tarefas (janela continua ativa) Maximizar / Restaurar Permite mudar a janela para o modo de tela inteira e vice-versa Encerrar Fecha a janela

17 O Sistema Operativo Windows … As Janelas (Windows) … Modos de visualização Para além do padrão (Mozaicos) o Windows permite ainda escolher o modo como queremos visualizar os conteúdos de uma janela (Menu Ver) Detalhes ListaÍconesMiniaturas

18 O Sistema Operativo Windows … O nosso amigo, o Rato … Operações com o Rato (Botão Esquerdo) 1 Clique Seleciona o objeto (sombreando-o) 2 Cliques sucessivos (rápidos) Dependendo do objeto, Executa ou Abre Clicar e Arrastar ( Drag n Drop ) Movimenta o objeto selecionado Operações com o Rato (Botão Direito) 1 Clique Aciona o menu de contexto (ou de acesso rápido)

19 O Sistema Operativo Windows … O nosso amigo, o Rato … Operações com o Rato NOTA: As definições de rato apresentadas são as definições padrão. No entanto o rato pode ser configurado para responder às necessidades de um utilizador esquerdino, invertendo as funções associadas a cada botão. Os ratos mais recentes incluem ainda uma roda que permite o Scroll (deslocamento horizontal e vertical) sem o recurso às barras de deslocamento. Podemos ainda encontrar ratos com mais botões, sendo que os mesmos NÃO SÃO ratos padrão e os seus botões extra devem ser programados com o software do fabricante.

20 O Sistema Operativo Windows … A Ajuda mesmo aqui ao lado … A Ajuda do Windows Organizada de uma forma intuitiva e bem estruturada é provavelmente uma das aplicações menos utilizadas do sistema operativo… Agrupa a informação por temas e permite a busca de termos chave. No Windows XP tem ainda a inovação de permitir pedidos de assistência remota de modo a que terceiros possam atuar sobre a sua máquina à distancia. Pode inclusive assistir a uma demonstração interativa das potencialidades do Windows…

21 O Sistema Operativo Windows … Personalizando o nosso computador … O Ambiente de Trabalho Todos nós gostamos de dar um toque pessoal ao nosso posto de trabalho… Para o conseguir, temos de chamar o menu de contexto (botão direito do rato) sobre uma zona limpa da Área de Trabalho e seleccionar Propriedades

22 O Sistema Operativo Windows … Personalizando o nosso computador … O Ambiente de Trabalho Que resulta no seguinte menu que permite alterar as propriedades de Visualização. Na primeira pasta ( Temas ) podemos selecionar configurações predefinidas de visualização ou mesmo alterar as configurações e gravar o tema para posterior utilização.

23 O Sistema Operativo Windows … Personalizando o nosso computador … O Ambiente de Trabalho Na pasta ( Ambiente de Trabalho ) podemos selecionar as imagens a colocar no fundo bem como personalizar os ícones ou até colocar como fundo a nossa página de Internet preferida. Estas últimas opções conseguem-se através do botão Personalizar o ambiente de trabalho.

24 O Sistema Operativo Windows … Personalizando o nosso computador … O Ambiente de Trabalho A Proteção de ecrã é um mecanismo que evita que a tela do monitor se queime por estar sempre a mostrar a mesma imagem (como nos Multibancos). Aqui podemos alterar a animação que é executada quando o computador entra em modo inativo, bem como afinar o modo de poupança de energia do mesmo (sempre que o monitor o suporte).

25 O Sistema Operativo Windows … Personalizando o nosso computador … O Ambiente de Trabalho Na pasta Aspeto podemos afinar o modo como cada componente gráfico do nosso sistema operativo será mostrado, nomeadamente, o aspeto das janelas, as cores a usar para os vários elementos, o tipo de letras a usar pelo sistema, os efeitos de transição entre menus, o tamanho dos ícones e os próprios ícones, entre outros.

26 O Sistema Operativo Windows … Personalizando o nosso computador … O Ambiente de Trabalho Finalmente na pasta Definições podemos afinar o modo como a placa gráfica funciona. Desde ajustar o tamanho (horizontal x vertical) da tela e profundidade de cor do pixel, à frequência de varrimento do ecrã, passando pelos dados do monitor e pelos dados (e menus) específicos da placa gráfica, bem como a resolução de problemas de visualização, tudo isso é feito aqui.

27 O Sistema Operativo Windows … Personalizando o nosso computador … Configurando o Menu Iniciar Se clicarmos com o botão direito do rato sobre a Barra de Tarefas e selecionarmos Propriedades, temos acesso ao modo de configuração do menu iniciar bem como dos outros componentes que surgem nesta barra. Os utilizadores que estavam habituados os menus do Windows 2000, recorrem a esta opção para visualizar aos menus com o estilo Clássico…

28 O Sistema Operativo Windows … Utilização Básica de Pastas e Ficheiros … Pastas À semelhança de uma gaveta, uma pasta é uma área que armazena coisas. Dentro de uma pasta podemos encontrar outras pastas, ficheiros ou atalhos.Ficheiros Um ficheiro é o produto de um qualquer programa ou ainda o programa em si. Existem inúmeros tipos de ficheiros, tendo cada tipo uma função específica.Atalhos Um atalho funciona como um apontador para o ficheiro/pasta/aplicação com o seu nome.

29 O Sistema Operativo Windows … Utilização Básica de Pastas e Ficheiros … Criar / Eliminar Podemos Criar ou Eliminar ficheiros, pastas ou atalhos Mudar Nome Se desejarmos alterar o nome de um ficheiro, pasta ou atalho só temos de o seleccionar e mudar. Criar Atalhos Só podemos criar um atalho se tivermos copiado o ojecto original ou ainda se fizermos Drag n Drop com o botão direito do ratoPartilhar Se estiver num ambiente de rede pode partilhar uma parte da sua informação com os outros utilizadores da rede.

30 O Sistema Operativo Windows … Pastas Especiais criadas pelo Sistema … Os meus documentos Esta pasta é criada pelo sistema de modo a que o utilizador tenha uma zona específica para guardar os seus ficheiros. Inclui sub pastas multimédia como é o caso de As minhas Imagens, A minha Música e Os meus Vídeos. Sempre que ao usar um programa tentar gravar o resultado, esta é a pasta padrão para gravar. A Reciclagem Quando apaga um ficheiro/pasta/atalho, na verdade está a envia-los para esta zona temporária que nos permite desfazer a ação de apagar, desde que haja espaço na reciclagem (os ficheiros mais antigos são substituídos pelos mais recentes).

31 O Sistema Operativo Windows … Pastas Especiais criadas pelo Sistema … O meu Computador Como o nome sugere, esta pasta de sistema mostra os dispositivos de armazenamento presentes no seu sistema, agrupando-os de uma forma lógica. Mostra também um atalho para Os meus documentos. Os meus locais na Rede Desde que o seu computador tenha uma placa de rede, o sistema vai criar as condições para que comunique em rede. Esta pasta vai mostrar as ligações a partilhar na rede local, bem como a zonas da Internet definidas por si.

32 O Sistema Operativo Windows … Acessórios do Sistema Operativo … Bloco de notas Editor de texto rudimentar que permite trabalhar apenas com documentos cujo tamanho seja inferior a 64 Kb e não precisem de grandes formatações.Wordpad É uma versão reduzida do Aplicativo Word. Como editor de texto já permite um conjunto de formatações mais complexo, sendo uma boa alternativa para quem não tem o Office.Calculadora Como o nome indica, é uma calculadora. A diferença que tem das calculadoras normais, reside no facto de esta ter um modo cientifico que permite, entre outras coisas, a conversão directa entre bases de numeração.

33 O Sistema Operativo Windows … Acessórios do Sistema Operativo … Explorador do Windows Janela especial que funciona como uma janela com o modo Barra de explorador (pastas) ativo.Paint Aplicação de tratamento de gráficos do tipo Bitmap. Para quem não tem outras aplicações deste tipo, é uma ferramenta bastante boa. Linha de comandos Todos os comandos dados no Windows através do Interface Gráfico têm uma representação de comando de texto. Se desejarmos dar instruções diretamente ao sistema ou usar comandos especiais, é aqui que devemos aceder.

34 O Sistema Operativo Windows … Ferramentas do Sistema Operativo … Ferramentas de Disco O sistema operativo inclui no seu pacote de software um conjunto de ferramentas que garantem o bom funcionamento do computador. No que respeita às unidades de armazenamento (não ópticas) estão disponíveis três ferramentas padrão: Scandisk (Verificação de erros) Defrag (Desfragmentação) Backup (Cópia de Segurança)

35 O Sistema Operativo Windows … Ferramentas do Sistema Operativo … Ferramentas De igual forma, são incluídas mais ferramentas que, pela sua importância devem também ser referidas: Restauro de Sistema Quando instalamos software ou hardware corremos o risco de por o sistemaàs avessas. Um ponto de restauro é uma configuração que nós sabemos que funciona (normalmente ANTES de se instalar as coisas)…

36 O Sistema Operativo Windows … Ferramentas do Sistema Operativo … Ferramentas Limpeza de Disco Quando instalamos e desinstalamos software ou mesmo pela utilização normal do computador, são deixados para trás ficheiros que não estão ligados a programa algum e que no fundo só ocupam espaço na máquina. A limpeza de disco faz uma verificação às unidades de armazenamento e permite-nos limpar esse lixo.

37 O Sistema Operativo Windows … Ferramentas do Sistema Operativo … Ferramentas Tarefas agendadas Não é propriamente uma ferramenta mas permite a calendarização de tarefas (como a utilização das outras ferramentas). É uma ferramenta importante no que respeita à manutenção periódica do nosso sistema pois liberta o utilizador da preocupação de executar as ferramentas de manutenção.

38 O Sistema Operativo Windows … Manutenção do Computador … Qualquer utilizador de sistemas informáticos deve ter consciência que a sua máquina só pode funcionar em pleno se tiver alguns cuidados com ela. Desfragmentar as unidades de armazenamento e verificá-las contra erros de uma forma periódica é uma necessidade. O próprio sistema deve ser actualizado (via Internet) usando o menu Iniciar e seleccionando Windows Update. E uma vez que tem ligação à Internet, porque não ter uma Firewall e um bom Antivírus? Note que o preço da aquisição destas ferramentas é sempre inferior ao custo de reparação de um sistema operativo…


Carregar ppt "O Sistema Operativo Windows … O Ambiente de Trabalho … Como já foi referido, este é o tampo da nossa mesa de trabalho, dividindo-se em seis áreas distintas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google