A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gás LP no Brasil: Energia limpa e abundante para o agronegócio e áreas remotas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gás LP no Brasil: Energia limpa e abundante para o agronegócio e áreas remotas."— Transcrição da apresentação:

1 Gás LP no Brasil: Energia limpa e abundante para o agronegócio e áreas remotas

2

3 O Sindigás Sindigás – Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás LP Associadas:

4 O que é o Gás LP? - O Gás LP é composto da mistura de dois gases, sendo 30% de butano e 70% de propano. - Por ser um produto inodoro, é adicionado um composto a base de enxofre para que o consumidor possa identificar eventuais vazamentos.

5 Equivalência energética

6 Setor de Gás LP no Brasil ;

7 Tendência de energia Gás Terra

8 Matriz Energética Brasileira Gás Terra

9 Participação do Gás LP no Agronegócio Fonte: Statistical Review/ BEN EPE Indústria Residencial/Comercial Países Desenvolvidos Brasil Agronegócios

10 Benefícios do Gás LP no agronegócio Energia limpa; Não deixa resíduos quando queimado; Pouca alteração nas condições do solo onde os produtos são cultivados; Mantém as características dos alimentos; Versatilidade de uso; Alta mobilidade; Possibilidade de aplicação direta ao produto final; Alto poder calorífico;

11 Preconceitos, fruto de desconhecimento Gás Terra GLP é o combustível importado … … utilizado para cocção ….... por famílias de baixa renda GLP é o combustível importado … … utilizado para cocção ….... por famílias de baixa renda Intenso uso nas cozinhas criou imagem de gás de cozinha Aumento de descobertas de Poços de Gás Natural reforçam oferta de Gás LP. Marcha acelerada à autossuficiência. Desafios além do Agronegócio: Ainda temos um desafio nas classes menos favorecidas. Precisamos criar programa para redução da lenha no uso residencial, ainda são 27%.

12 Agronegócio no Brasil Gás Terra O Gás LP é uma alternativa: -Inovadora, -Competitiva, -Eficiente, -Limpa, -Fácil manejo, etc. Projeto integrado de solução Energética: -Mais que prover Gás. -Parceria para agregar valor.

13 Por que substituir a lenha por Gás LP?

14 Vantagens do Gás LP em relação à lenha Mantém a qualidade do produto final; Sem emissão de particulados na queima, o que evita problemas respiratórios nos colaboradores; Automação do processo (capacidade de controlar melhor as condições de queima. Combustão ajustável.).

15 Aplicações no Agronegócio

16 Aplicações do Gás LP no agronegócio brasileiro Secagem de grãos (milho, soja, arroz e etc); Torrefação de café; Aquecimento de ambientes na avicultura e suinocultura; Higienização de áreas de criação de aves e suíno; Eliminação de pragas na lavoura; Controle de temperatura das estufas de plantas, flores e frutas;

17 Aplicações do Gás LP no agronegócio brasileiro Esterilização de áreas de armazenamento das colheitas; Secagem e desidratação de flores, frutas e tubérculos; Deslintamento, secagem e umidificação de algodão; Chamuscagem de pele de animal; Combustível para empilhadeiras; Aquecimento de água;

18 Aquecimento de aviários Temperatura de processo aquecimento 32º C; Menor risco de acidente por fogo no aviário; Menor uso de mão de obra, automação total do processo; Temperatura constante ; Maior taxa de conversão alimentar.

19 Algodão Aplicações: Secagem da pluma; Umidificação da pluma; Deslintamento de semente. Vantagens : Menor risco de acidente ; Automação; Temperatura constante e controlada ; Uniformidade de processo.

20 Secadores de grãos à Gás LP QUEIMADOR Temperatura de Processo de 45ºC até 120ºC depende do produto à ser secado; Menor risco de acidente por fogo na massa de grãos; Maior produtividade; Automação total do processo; Menor uso de mão-de-obra.

21 Todo equipamento de secagem de grãos e aquecimento movidos à lenha são passivos de conversão para o Gás LP.

22 Secador de grãos Processo de conversão de lenha para Gás LP.

23 Inovações/Novas Tecnologias

24 Para o cultivo de uvas, uma máquina cobre 10 hectáres; Os agricultores utilizam o processo 8 vezes ao mês ; O consumo de Gás LP é de 10 toneladas por ano e máquina; TPC é mais barato que os tratamentos convencionais (químicos). Novas tecnologias TPC – Controle de Pragas Térmico (Thermal Pest Control):

25 Novas tecnologias 1- Ajuda a fortalecer o sistema de proteção das plantas com um processo de tratamento físico que usa um fluxo laminar de alta velocidade de ar quente (140 ° C a 200 km / h). 2 – O ar quente liberado em alta velocidade, mata os insetos, larvas, ovos, assim como fungos e elimina bactérias; 3 - Estimula o mecanismo de auto-proteção da planta e melhora sua polinização.

26 Novas tecnologias TPC – Controle de Pragas Térmico (Thermal Pest Control): Vantagens para o agricultor : 1.Economia de água na pulverização de pesticidas; 2.Possibilidade de produção de alimentos orgânicos; 3. Aumento significativo da produtividade; 4. Cumpre com os requisitos dos mercados de exportação como Europa e Estados Unidos ; 5. Melhor qualidade de vida para os trabalhadores agrícolas.

27 Novas tecnologias Elimação das ervas-daninha: Uso racional dos herbicidas; Controle e gestão das ervas- daninha resistentes; Uso em condições climáticas adversas; Eliminação do risco de envenenamento e contaminação ambiental; Controle alternativo dos métodos mecânicos e químicos na agricultura; Tecnologia limpa.

28 Novas tecnologias Secador Móvel de Grãos:

29 Novas tecnologias Secador Móvel de Grãos: PÓS LIMPEZA SILO SECADOR RESFRIADOR GERADOR

30 Novas tecnologias Secador de Grãos Móvel: Vantagens para o agricultor : 1.Não necessita ter a infraestrutura para secagem e beneficiar os grãos; 2.A qualidade do produto não é alterada; 3.Secagem efetuada dentro da propriedade junto ao produtor; 4.Não utiliza energia da fazenda; 5.Pode trabalhar 24 h/dia; 6.Economia no transporte.

31 Cases Avicultura/ Suinocultura (integrados Pif-Paf, Superfrango, BRF, etc...) Secagem de soja/ milho (ADM, Sementes WB, Sementes Goiás, etc...) Secagem de algodão (Grupo Valim, Algodoeira Nova Aliança, Grupo WCS, etc...) Secagem de arroz (Cooperja) TPC – Thermal Pest Control (Vinícola Geisse) Torrefação de café (Café do Sitio)

32 Possibilidades de Aplicações Eletrodomésticos (geladeira, ar condicionado, máquina de lavar, etc); Gerador e bomba de irrigação (restrição de uso). Geração de energia elétrica;

33 Ações de Incentivo Cultura; Financiamento de equipamentos; Redução de carga tributária; Investimentos em P&D

34 Alexandre Baldotto Gerente Corporativo de Venda Direta (21) /(21)


Carregar ppt "Gás LP no Brasil: Energia limpa e abundante para o agronegócio e áreas remotas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google