A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABEMEC-RS Eventos realizados. Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial 22 e 23 de setembro de 2006 – Porto Alegre – RS Local: Pontifícia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABEMEC-RS Eventos realizados. Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial 22 e 23 de setembro de 2006 – Porto Alegre – RS Local: Pontifícia."— Transcrição da apresentação:

1 ABEMEC-RS Eventos realizados

2 Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial 22 e 23 de setembro de 2006 – Porto Alegre – RS Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS – Auditório da Faculdade de Arquitetura Realização: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHEIROS MECÂNICOS End.: Av. Otávio Rocha, 22, 8° andar. Fone: (51)

3 I – INTRODUÇÃO ABEMEC-RS – Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos do Rio Grande do Sul e o CREA-RS – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul, realizaram nos dias 22 e 23 de setembro de 2006, em Porto Alegre, o Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial, tendo como tema central: O Engenheiro Mecânico e Industrial – Tratamento de Resíduos Industriais – Automação Industrial – Conservação, Reciclagem e Meio Ambiente. Pela Primeira vez no Rio grande do sul, representantes de governos, instituições públicas e privadas, organizações não governamentais, engenheiros mecânicos e industriais, empresários, industriários, comunidade acadêmica, educadores, professores e estudantes, além de representantes de organismos internacionais, nacionais e regionais, reúnem-se no Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial para discutir as potencialidades destes campos do conhecimento na construção da sustentabilidade nacional e regional. O evento tem intenção de trazer inovações e novas tendências tecnológicas, assim como, prospectar possibilidades nas mais diversas áreas de interesse da classe de Eng. Mecânicos e Industriais em nosso estado, sempre visando à capacitação dos mesmos e integrando a pesquisa, a indústria e o mercado; alem de congregar engenheiros, pesquisadores, professores, técnicos, empresários, estudantes, ambientalistas e demais interessados no intercâmbio de experiências sobre as temáticas abordadas. 1 - COMISSÃO ORGANIZADORA A Comissão Organizadora do CEEMI foi composta pelos Engenheiros Ivo Germano Hoffmann, José Carlos Alquati, Miguel Ataualpa Núñez, Geraldo Roberto Araújo Voelcker, Luciano Grando, Joel Eduardo Soares, Valmor Accorsi e Francisco Assis Rossi.

4 2 – LOCAL O 1° CEEMI – Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial ocorreu na cidade de Porto Alegre, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS, no Auditório da Faculdade de Arquitetura. A PUC-RS tem diversas opções para este tipo de evento, porém a que mais se adequou ao porte do 1° CEEMI foi o auditório da Faculdade de Arquitetura, pois tem uma grande área coberta anexa, possibilitando que as empresas e entidades patrocinadoras mostrassem seus produtos e serviços em uma área nobre da PUC-RS, extremamente privilegiada pela sua localização estratégica.

5 II – PATROCINADORES E APOIADORES DO EVENTO A ABEMEC-RS representada pela comissão organizadora buscou neste evento principalmente a integração com as indústrias, as empresas e o mercado propriamente dito, desta forma tentando mudar o modelo acadêmico já reconhecido anteriormente, buscar uma maior independência do sistema CONFEA/CREA-RS no qual nossa entidade esta inserida e cumprir com nossa missão que é promover o desenvolvimento sustentável do setor mecânico no Rio Grande do Sul, com vistas à ampliação da produção e da competitividade, geração de empregos e renda e o aprimoramento da qualidade de serviços e produtos dos nossos profissionais Engenheiros Mecânicos e Industriais. 1 – PATROCINADORES O CEEMI contou com as seguintes empresas como patrocinadoras do evento:

6 2 – APOIADORES O CEEMI contou com o apoio das seguintes entidades e empresas: 3 – APOIADORES INSTITUCIONAIS O CEEMI contou com o apoio institucional das seguintes entidades:

7 III – NOITE DE ABERTURA Aos vinte e dois dias do mês de setembro do corrente ano, deu-se oficialmente a abertura do CEEMI. A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Eng. Mecânico Ivo Germano Hoffmann – Presidente da ABEMEC-RS/FENEMI; Eng. Mecânico e Civil Luis Roberto Andrade Ponte - Secretário do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Sul; Sr. Prof. Eng. Edgar Bortoline - Diretor da Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS; Eng. Professor Me. Silvio Lobo Rodrigues - Coordenador de cursos de Extensão e Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS e o Eng. Mecânico Eduardo Hugo Müller - Presidente da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Aquecimento e Ventilação. Iniciou-se através de um cerimonial cívico com a devida apresentação das autoridades presentes onde se pronunciaram os Srs. Presidente da ABEMEC- RS/FENEMI, saudando a todos e declarando oficialmente aberto o Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial, em seguida fez uso da palavra o Eng. Eng. Edgar Bortoline que deu as boas vindas aos participantes e autoridades presentes, desejando que todos tivessem a oportunidade tanto de trocar informações de caráter profissional bem como que usufruíssem ao máximo ao conteúdo programático das palestras vindouras. Dando continuidade à manifestação das autoridades presentes ao pronunciar- se o Eng. Professor Me. Silvio Lobo Rodrigues também ressaltou a importância da realização de encontros estaduais de Engenharia Mecânica em nosso estado e informou que a PUC-RS esta plenamente disposta a continuar e fortalecer esta parceria com a ABEMEC-RS para os próximos eventos. Logo após o Secretário do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Sul, Eng. Luis Roberto Andrade Ponte, fez uso da palavra iniciando a rodada de palestras através da palestra Magma do CEEMI com o tema: O Rio Grande que queremos. Após o pronunciamento das autoridades que compunham a mesa e da palestra magna da noite de abertura o Eng. Ivo Hoffmann Presidente da ABEMEC- RS/FENEMI convidou a todos a participarem de um coquetel de confraternização realizado junto aos estandes dos patrocinadores e apoiadores no hall de entrada do prédio da arquitetura da PUC-RS.

8 IV – DESENVOLVIMENTO A Comissão Organizadora no período de praticamente 14 meses que antecederam ao evento esteve reunida regularmente e neste período debateu as diversas opções de temas sugeridos pelos associados e colaboradores, optando por palestras que melhor representariam a idéia e os objetivos do CEEMI. O tema central escolhido foi a O Engenheiro Mecânico e Industrial – Tratamento de Resíduos Industriais – Automação Industrial – Conservação, Reciclagem e Meio Ambiente. Para agregar uma maior qualidade ao evento foi contratada uma empresa organizadora de Eventos que também iria comercializar os espaços de exposição de estandes e as cotas de patrocínio. A empresa escolhida para este evento foi a SPECIALITA Eventos, por já organizar eventos para diversas entidades como o IGEA e a Sociedade de Engenharia do RS – SERGS. Foram feitas reuniões semanais de planejamento entre a comissão organizadora e a empresa organizadora a fim de qualificar cada vez mais o evento, possibilitando até mesmo a entidade obter Know-How para realizar os próximos eventos de forma mais autônoma. Os lugares cotados para o CEEMI foram de início o auditório do SENGE – Sindicato dos Engenheiros e o Auditório da FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, porém após algumas reuniões com a PUC-RS realizou-se uma parceria vantajosa para a entidade, sendo assim escolhido o auditório da Faculdade de Arquitetura da PUC-RS, local nem cotado inicialmente, mas que atendia perfeitamente nossas exigências.

9 18:30 Credenciamento 20:00 Solenidade de abertura: Presidente da ABEMEC-RS, FELEMI e FENEMI, Eng. Ind. Ivo Germano Hoffmann; Presidente do CONFEA; Presidente do CREA-RS, Eng. Agr. Gustavo André Lange; Presidente da MÚTUA; Presidente do SENGE-RS; Presidente da SERGS; Presidente da FIERGS, Autoridades Representativas Estaduais e Federais (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Energia e Ciência e Tecnologia). 20:45 Palestra Magna para todos os participantes. Palestrante: Luis Roberto Andrade Ponte – Secretario de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do RGS Palestra: O Rio Grande que queremos. 22:00 Coquetel de abertura. V – PROGRAMAÇÃO ::: 22 DE SETEMBRO DE SEXTA-FEIRA :::

10 ::: 23 DE SETEMBRO DE 2006 – SÁBADO ::: 08:45 Palestra: Automação do Chão de Fábrica à Empresa Integrada Palestrante: Vinícius Licks – PUC-RS 09:45 Reciclagem de Resíduos Industriais – Pós Metálicos Palestrante: Gilson Luiz Machado Empresa: Renova Resíduos 10:30Intervalo para café 10:45 Desenvolvimento Sustentável – Novas Oportunidades para a Engenharia Palestrante: Victor Hugo Gomes Odorcyk – Presidente do CIENTEC 11:30 Painel: Energia Limpa – Energia Solar e Eólica e Biodiesel Participantes: Tatiana de Oliveira Magalhães da Silva – PUC-RS – Obtenção de Biodiesel a partir do óleo do farelo de arroz Hans Dieter Rahn – Energia Limpa, Solar e Eólica – IEM Márcia Beatriz Del Frari – PETROBRAS 12:30Almoço Livre 13:30 Palestra: Avaliação de Dano por Fadiga-Fluência Palestrante: Prof. Joyson Luiz Pacheco, Engenheiro Mecânico, Mestre e Doutor em Engenharia Metalúrgica 14:10 Palestra: Cenário Elétrico no Brasil Palestrante: José Carlos Tadiello – CPFL/RGE – BRASIL 15:00 Painel: Meio Ambiente: Produção mais limpa e Sustentabilidade do Setor Produtivo e Direito Ambiental – O Custo do Desconhecimento Participantes: Rosele de Felipe Wittée Neetzow – Eng. Química, Mestra em Ecologia – CNTL/ SENAI José Antonio Pezzi de Alencastro – Engº Agrônomo e Professor de Solos – Supersorb – Absorvente Industrial 16:00Intervalo para café 16:15 Tendências da Área Automotiva para 2010 Palestrante: José Carlos Alquati Empresa: Orientação – Automotive Service Mentoring Cargo: Diretor 16:50 Indicadores de Inovação e Competitividade no Brasil Palestrante: João Alziro Herz da Jornada Presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro 18:10 Painel: Mercado de Trabalho e Perspectivas para os Engenheiros Participantes: Luis Roberto Andrade Ponte – Secretario de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do RGS Newton Quites – Presidente da SERGS Ivo Germano Hoffmann – Presidente ABEMEC-RS e FENEMI Carlos Augusto Lira Aguiar – Presidente ARACRUZ Presidente CONFEA Paulo Ricardo Kugland de Azevedo – Diretor Técnico da REFAP – Refinaria Alberto Pasqualini

11 18:10 Painel: Mercado de Trabalho e Perspectivas para os Engenheiros Participantes: Luis Roberto Andrade Ponte – Secretario de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do RGS Newton Quites – Presidente da SERGS Ivo Germano Hoffmann – Presidente ABEMEC-RS e FENEMI Carlos Augusto Lira Aguiar – Presidente ARACRUZ Presidente CONFEA Paulo Ricardo Kugland de Azevedo – Diretor Técnico da REFAP – Refinaria Alberto Pasqualini 19:30Encerramento e entrega dos Certificados 1 – PAINEIS SOBRE TEMAS DA ATUALIDADE Este momento foi destinado a socializar informações gerais sobre diversos temas que são atuais e importantes na conjectura de nosso País e de nosso estado, disponibilizando um tempo maior do que nas palestras e dando a oportunidade aos participantes do evento participar mais ativamente dos temas, fazendo perguntas e questionamentos durantes os mesmos e não só no final como geralmente ocorre nas palestras. Os painéis foram elaborados de forma que dois ou mais participantes pudessem fazer uma a apresentação de seus temas e logo após tivessem a oportunidade de debater com os participantes do Congresso as partes divergentes de cada palestra e ou reforçar os pontos relevantes em comum, sempre enfatizando os principais problemas a serem enfrentados e destacando perspectivas de atuação tanto do poder público quanto de organizações da sociedade civil que atuam nestes campos. Houve três painéis distintos porém integrados com a temática do evento: O primeiro painel, que ocorreu pela manhã tratava sobre Energia Limpa - Energia Solar e Eólica e Biodiesel e contou com palestrantes experientes e de renome no mercado como o Sr. Hans Dieter Rahn do IEM que palestrou sobre Energia Limpa, Solar e Eólica e a Dr. Márcia Beatriz Del Frari da PETROBRAS assim como também com a estudante de pós-graduação Tatiana de Oliveira Magalhães da Silva da PUC-RS que palestrou de forma brilhante sobre a Obtenção de Biodiesel a partir do óleo do farelo de arroz.

12 No segundo painel o tema era Meio Ambiente: Produção mais limpa e Sustentabilidade do Setor Produtivo e Direito Ambiental - O Custo do Desconhecimento, no qual participaram a Eng. Química, Mestra em Ecologia Rosele de Felipe Wittée Neetzow do CNTL/SENAI e o Engº Agrônomo e Professor de Solos José Antonio Pezzi de Alencastro da Supersorb Absorvente Industrial, demonstrando dessa forma, mais uma vez, a vasta abrangência de temas e a grande cooperação com as mais diversas áreas profissionais que à Engenharia Mecânica é permitida. Finalmente no terceiro painel tratou-se sobre o tema mais esperado e polêmico do evento, desta forma foi o painel de encerramento do Congresso. O tema do painel era Mercado de Trabalho e Perspectivas para os Engenheiros e teve a participação de personalidades ilustres do Rio Grande do Sul e grandes empresários do setor público e privado entre eles o Sr. Luis Roberto Andrade Ponte - Secretario de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do RS, o Eng. e Advogado Newton Quites - Presidente da SERGS, o Eng. Mecânico Ivo Germano Hoffmann - Presidente ABEMEC-RS e FENEMI, O Sr. Carlos Augusto Lira Aguiar - Presidente ARACRUZ e o Sr, Paulo Ricardo Kugland de Azevedo – Diretor Técnico da REFAP – Refinaria Alberto Pasqualini. Este painel teve destaque por se tratar de um assunto relevante a todas as classes profissional sendo o assunto constante tema de debates em reuniões da ABEMEC-RS e de diversas entidades parceiras e com certeza será mantido e melhorado no próximo evento. 2 – PALESTRANTES O CEEMI contou com palestrantes das mais diversas áreas profissionais porém sempre atendendo a temática do evento e sem sair de sua pretensão inicial, desta forma tornou-se possível agregar diversas áreas do mercado filtradas pela visão dos Engenheiros Mecânicos. O sucesso do congresso não se deve apenas a temática abordada e sim, principalmente, ao calibre dos profissionais que se dispuseram a palestrar, desta forma não poderíamos deixar de vincular neste relatório parte dos currículos de alguns deles. SR. LUIS ROBERTO ANDRADE PONTE - É ENGENHEIRO MECÂNICO E ELETRICISTA FORMADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS. ESCREVEU O LIVRO CAPITALISMO SEM MISÉRIA, EDITORA GRÁFICA METRÓPOPOLE S/A, EM FOI DESIGNADO LÍDER DO GOVERNO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, DE ABRIL A DEZEMBRO DE 1989 E MINISTRO CHEFE DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, DE DEZEMBRO DE 1989 A MARÇO DE DEPUTADO FEDERAL, PELO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, ELEITO PARA O PERÍODO DE 1987/1991, COMO CONSTITUINTE, PARA O PERÍODO DE 1991/1995. FOI SUPLENTE DE DEPUTADO FEDERAL, ELEITO PARA O PERÍODO DE 1995/1999, TENDO EXERCIDO O MANDATO EM METADE DA LEGISLATURA. ATUALMENTE É SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO E ASSUNTOS INTERNACIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL.

13 SR. GILSON LUIS MACHADO É FORMADO EM ENGENHARIA QUÍMICA PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL – PUC-RS, PÓS-GRADUADO EM ENGENHARIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS E VÁRIOS CURSOS DE EXTENÇÃO LIGADOS A ÁREA. ATUALMENTE TRABALHA NO DEPARTAMENTO TÉCNICO-COMERCIAL (PARA RS E SC) DA EMPRESA RENOVA BENEFICIAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS LTDA (ARUJÁ – SP), COM FILIAL NA CIDADE DE CANOAS, ATENDENDO MAIS DE 50 CLIENTES NOS DOIS ESTADOS E PROSPECTANDO NOVOS CLIENTES NA ÁREA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS, ANÁLISES E MONITORAMENTO AMBIENTAL. SRA. TATIANA DE OLIVEIRA MAGALHÃES DA SILVA É FORMADA EM LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL – PUC-RS. CURSANDO GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E MESTRADO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS, AMBOS PELA MESMA UNIVERSIDADE SENDO BOLSISTA DE MESTRADO COM PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS (AGOSTO DE 2005 A ATUAL) – SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEO DE ARROZ; REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA APLICAÇÃO DO ARROZ E SEUS DERIVADOS; PRODUÇÃO DE PAPEL A PARTIR DA CASCA DE ARROZ/ÓRGÃO FINANCIADOR: ASSOCIAÇÃO DOS ARROZEIROS DE URUGUAIANA. SR. HANS DIETER RAHN ATUA COMO CONSULTOR EM ENERGIA RENOVÁVEL E CONFORTO AMBIENTAL, TENDO ATENDIDO NUMEROSOS EVENTOS NESTAS ÁREAS, COMO SEMINÁRIOS, WOKSHOPS, FEIRAS, CURSOS E PALESTRAS. É DIRETOR DA CÂMARA DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO BRASIL-ALEMANHA E CONSELHEIRO DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, FIERGS, NO CONSELHO DE INFRA- ESTRUTURA, GRUPO ENERGIA, E NO CONSELHO DO MEIO AMBIENTE. SRA. MÁRCIA BEATRIZ DEL FRARI É BACHAREL EM QUÍMICA E MBA EM MARKETING E GESTÃO. ESTÁ A 22 ANOS NA PETROBRAS ATUANDO NA ÁREA DE CONTROLE DE QUALIDADE, DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E ASSISTÊNCIA TÉCNICA. ATUALMENTE É GERENTE DE DESENVOLVIMENTO E QUALIDADE DE PRODUTOS DA PETROBRÁS. SRA. ROSELE DE FELIPE WITTÉE NEETZOW É FORMADA EM ENGENHARIA QUÍMICA PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL – PUC-RS E MESTRE EM ECOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS. ATUA DESDE 1996 NO CENTRO NACIONAL DE TECNOLOGIAS LIMPAS CNTL/SENAI– RS/UNIDO/UNEP. COORDENANDO TECNICAMENTE CAPACITAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM EMPRESAS DOS DIVERSOS SETORES NO BRASIL, PARAGUAI, EQUADOR E ÁFRICA. PARTICIPOU DA COORDENAÇÃO TÉCNICA DO PROJETO JUNTO AO SEBRAE NACIONAL, PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE NÚCLEOS BRASILEIROS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM 18 ESTADOS BRASILEIROS. ATUALMENTE É COORDENADORA DE ASSESSORIA TÉCNICA E TECNOLÓGICA DO CNTL SENAI.

14 SR. JOSÉ ANTÔNIO PEZZI DE ALENCASTRO É ENGENHEIRO AGRÔNOMO FORMADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL E ESPECIALIZAÇÃO COMO PROFESSOR DE DISCIPLINAS ESPECIAIS, SOLOS E AGRICULTURA PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL. ATUA COMO ASSISTENTE TÉCNICO EM LAVOURAS DE ARROZ IRRIGADO, NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA ATIVIDADES AGRÍCOLAS, TURÍSTICAS E DE MINERAÇÃO, É PERITO JUDICIAL NA COMARCA DE OSÓRIO, RESPONSÁVEL TÉCNICO NO DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DO ABSORVENTE INDUSTRIAL ORGÂNICO SUPERSORB-BR, PRODUTOR PRIMÁRIO NAS ATIVIDADES DE ARROZ IRRIGADO, PECUÁRIA DE CORTE E REFLORESTAMENTO. SR. NEWTON QUITES É ENGENHEIRO CIVIL, ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E ADVOGADO. É FUNDADOR E RESPONSÁVEL TÉCNICO DA EMPRESA FUNDASOLOS SENDO RESPONSÁVEL PELO PROJETO E EXECUÇÃO DE MAIS DE OBRAS DE SOLOS NO SUL DO PAÍS DESDE É TITULAR DO ESCRITÓRIO QUITES E ADVOGADOS ASSOCIADOS. ATUALMENTE É FUNDADOR E PRESIDENTE DA CONFRARIA DOS MARATONISTAS, REPRESENTANTE DA SOCIEDADE DE ENGENHARIA DO RIO GRANDE DO SUL NO IGEC – INSTITUTO GAÚCHO DE ESTUDOS DA CONSTRUÇÃO, REPRESENTANTE TITULAR DA SOCIEDADE DE ENGENHARIA DO RIO GRANDE DO SUL NO CONSELHO ESTADUAL DE MINERAÇÃO, PRESIDENTE DO BANCO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DO SISTEMA CIERGS/FIERGS E PRESIDENTE DA SOCIEDADE DE ENGENHARIA DO RIO GRANDE DO SUL (GESTÃO 2005/2007). SR. PAULO RICARDO KUGLAND DE AZEVEDO É ENGENHEIRO MECÂNICO FORMADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS. ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO MECÂNICA PELO CEMANT/PETROBRAS/UFRGS. ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA E TECNOLOGIA DA ENERGIA – COPPE – UFRJ. É ENGENHEIRO DA PETROBRAS DESDE 1980, ATUANDO PRINCIPALMENTE EM REFINO DE PETRÓLEO, COMBUSTÃO E ENERGIA. ATUALMENTE É DIRETOR TÉCNICO DA REFINARIA ALBERTO PASQUALINI – REFAP S.A - REFINARIA DE PETRÓLEO DO SISTEMA PETROBRAS, LOCALIZADA EM CANOAS. PROF. VINICIUS LICKS É GRADUADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL – PUC-RS, MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PELA UNIVERSITY OF NEW MEXICO. ATUALMENTE É PROFESSOR ADJUNTO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL – PUC-RS, ONDE OCUPA A FUNÇÃO DE COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (MECATRÔNICA).

15 SR. VICTOR HUGO ODORCYK É FORMADO EM MEDICINA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E ANALISTA DE PROJETOS DA FINEP DESDE 1985, ONDE DESEMPENHOU AS ATIVIDADES DE CHEFE DA DIVISÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS, CHEFE DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS, SAÚDE E MEIO AMBIENTE E REPRESENTANTE DA FINEP NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL E PARANÁ. NO RIO GRANDE DO SUL EXERCEU OS CARGOS DE ASSESSOR DE PLANEJAMENTO DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE, ASSESSOR DA SECRETARIA ESTADUAL DE C&T, SECRETÁRIO SUBSTITUTO DA SECRETARIA DA CULTURA, PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL E ATUALMENTE É O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CIENTEC. SR. JOYSON PACHECO É ENGENHEIRO MECÂNICO, MESTRE E DOUTOR EM ENGENHARIA METALÚRGICA, DOCENTE DAS DISCIPLINAS DE PROJETO MECÂNICO E FABRICAÇÃO POR DEFORMAÇÃO, PESQUISADOR NAS ÁREAS DE PROPRIEDADES MECÂNICAS E MICROESTRUTURA DOS METAIS E LIGAS; DEFORMAÇÃO PLÁSTICA DOS METAIS E LIGAS; MECÂNICA DA FRATURA EM ALTA TEMPERATURA; E DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO DE PRODUTO. SR. JOSÉ CARLOS TADIELLO É ECONOMISTA E ELETROTÉCNICO COM ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA MONETÁRIA. ATUALMENTE É GERENTE DE RELACIONAMENTO COM O MERCADO DA RGE, EMPRESA DO GRUPO CPFL ENERGIA. VI – EXPOSITORES Durante todo o Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial algumas empresas expuseram seus produtos e serviços, como por exemplo: BOSCH, SIEMENS VDO e SUPERSORB-ABSORVENTES INDUSTRIAIS. A intenção primária desta parte do evento era de que cada um dos patrocinadores expusessem seus produtos e serviços, porém não atingimos nossos objetivos iniciais mas foi realizada uma exposição de ótima qualidade, privilegiada pela localização e pela estrutura da PUC-RS. Nesta primeira edição do evento no Rio Grande do Sul, tivemos uma excelente avaliação de nossos expositores, que destacaram o CEEMI como o local ideal para a realização de novos contatos, que posteriormente resultarão em negócios para as empresas e indústrias. A presença do público qualificado despertou o interesse dessas companhias em participar da próxima edição.

16 Perguntamos aos expositores quais os principais fatores para expor no CEEMI, as respostas na ordem de seus respectivos graus de importância foram as seguintes: manter o posicionamento no mercado, reafirmar relacionamento comercial com os clientes, fortalecer a marca da empresa, geração de novos canais de vendas, promover a empresa / produto. Foi solicitado aos expositores também que respondessem a se indicariam o CEEMI para outras empresas exporem e com grande satisfação, mesmo através de uma amostra pequena, recebemos que 100 % dos expositores provavelmente recomendariam outras empresas a expor no CEEMI. VII – PARTICIPAÇÃO O CEEMI contou ao longo de seus dois dias com a participação de aproximadamente 130 (cento e trinta) participantes, conforme relação abaixo. Porém estipula-se que a exposição de estandes dos patrocinadores contou com mais de 300 visitantes por ser em local não restrito ao público em geral e de grande fluxo dentro da PUC-RS de estudantes e professores, desta forma as empresas expositoras puderam ser beneficiadas com um público acadêmico diferenciado e diverso oriundo dos eventos paralelos que ocorriam na própria PUC-RS. Um fato interessante porém preocupante foi que a maioria das inscrições foram realizadas no dia do evento, contabilizando em torno de somente 20 % das mesmas antecipadas e somente algumas semanas antes.

17

18 VIII – CONCLUSÕES E OBSERVAÇÕES FINAIS O CEEMI – Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial foi realizado com sucesso, transcorreu de forma regular, de acordo com a programação prevista e com um orçamento compatível para um evento desse porte. Embora representando uma amostragem restrita, o questionário de avaliação demonstrou a aprovação dos participantes, ou seja, consideraram um bom Congresso. A ABEMEC-RS quando recebeu a incumbência da FENEMI - Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial para realizar o 4° CONEMI – Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial em 2004, teve então com a atual gestão sua primeira experiência com eventos deste tipo. Foi justamente através deste case de sucesso, o 4° CONEMI, que a ABEMEC-RS verificou que existia uma grande lacuna não preenchida em nosso estado na área de eventos para Engenheiros Mecânicos e Industriais. O CEEMI 2006 já pode ser considerado como um significativo evento do setor no estado do Rio Grande do Sul. Constituiu-se em um sucesso, tendo proporcionado uma excelente oportunidade para que as empresas expositoras promovessem sua tecnologia e seus produtos, apresentando-os à grande gama de visitantes; e possibilitou aos participantes informações únicas de primeira qualidade com profissionais extremamente qualificados dos mais diversos setores na palestras que se seguiram durante o dia 22 de setembro. É extremamente importante salientar que a ajuda de órgãos e entidades como o CONFEA e o CREA-RS é de extrema importância em eventos como este, pois os mesmo com seu apoio financeiro e até mesmo organizacional através do novo Núcleo de Apoio às Entidades do CREA-RS são decisivos para sua realização, ajudando assim, as entidades de classe a realizarem suas missões, ou seja, principalmente a valorização profissional e a defesa dos interesses de suas classes.

19 Fotos do Evento

20 CEEIMQ – II Congresso Estadual de Engenharia Industrial, Mecânica e Química – A Engenharia Mecânica e Industrial – Tratamento de Resíduos Industriais – Automação Industrial – Conservação, Reciclagem e Meio Ambiente. 01 e 05 de outubro de 2007 – Rio Grande – RS Local: Fundação Universidade Federal de Rio Grande – FURG – Auditório da PROPLAN Realização: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHEIROS MECÂNICOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL End.: Av. Otávio Rocha, 22, 8° andar. Fone: (51) ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS ENGENHEIROS QUÍMICOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL End.: Av. Otávio Rocha, 22, 8° andar. Fone: (51)

21 I – INTRODUÇÃO ABEMEC-RS – Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos do Rio Grande do Sul junto com a APEQ-RS – Associação Profissional dos Engenheiros Químicos do Rio Grande do Sul e o CREA-RS – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul, realizaram nos dias 04 e 05 de outubro de 2007, em Rio Grande, o Congresso Estadual de Engenharia Industrial, Mecânica e Química, tendo como tema central: Perspectivas para a Engenharia no Rio Grande do Sul – Energia e Meio Ambiente. 1 - COMISSÃO ORGANIZADORA A Comissão Organizadora do CEEIMQ foi composta pelos Engenheiros Mecânicos Ivo Germano Hoffmann, José Carlos Alquati, Miguel Ataualpa Núñez, Geraldo Roberto Araújo Voelcker, Luciano Grando, Francisco Assis Rossi, Carlos Alberto Corrêa e pelos Engenheiros Químicos Norberto Holz, Gilson Luís Machado, Carmen Lúcia Vicente Níquel, Fátima Rosele Evaldt e pela acadêmica de Engenharia Química Débora da Rosa. 2 – LOCAL O CEEIMQ – Congresso Estadual de Engenharia Industrial, Mecânica e Química ocorreu na cidade de Rio Grande, na Fundação Universidade Federal de Rio Grande – FURG, no Auditório da PROPLAN no Campus Carreiros. II – APOIADORES O CEEIMQ contou com o apoio das seguintes entidades:

22 III – NOITE DE ABERTURA No dia 1° de outubro do corrente ano, deu-se oficialmente a abertura da semana acadêmica e o II Congresso Estadual de Engenharia Industrial, Mecânica e Química. A mesa foi composta por autoridades da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos Seção Rio Grande do Sul – ABEMEC-RS, Associação Profissional dos Engenheiros Químicos do Rio Grande do Sul – APEQ-RS e da Fundação Universidade Federal de Rio Grande - FURG, IV - PROGRAMAÇÃO SegundaTerçaQuartaQuintaSexta 8:00Credenciamento e entrega do material Admissão e treinamento do engenheiro mecânico na Petrobrás Inspeção de solda na montagem da P53 Bioengenharia de Microalgas na Geração de Energias Sustentáveis Formação Profissional e Campo de Trabalho 9:00Solenidade de abertura Reciclagem de Pós Metálicos – Da Geração do Resíduo à Reutilização como Matéria Prima 9:30Coffe Break Programação Semana Acadêmica e CEEIMQ :45Ferramentas e processos de usinagem Gerenciamento da montagem dos módulos da P53 em Rio Grande Operações de lifting na P53 em Rio Grande Legislação ambiental e sistemas produtivos Resíduos Sólidos - Aspectos legais e Gerenciamento 11:30 Apresentação de trabalhos dos acadêmicos 12:00Almoço 13:30 Apresentação de trabalhos dos acadêmicos Combustíveis para motores, principais características e fatores de desempenho Sistema de transporte de material a granel por ventilação 14:00 Alessandro – John DeereProcesso de conversão da P53 Construção do estaleiro em Rio Grande 15:30Coffe Break !5:45: Produção de energia com o auxilio das ondas Ensaios não destrutivos aplicados a equipamentos off-shore A História do Relacionamento da Petrobras com a Comunidade Acadêmica Nacional Evolução da tecnologia da embarcada – riscos e desafios para a reposição Filtração de Alta Performance – Aplicação no Controle de Emissões de Partículas 18:50 Mini-curso Mini-curso: Dinâmica de Fluidos Computacional Cleiton Porciúncula Mini-curso: Dinâmica de Fluidos Computacional Cleiton Porciúncula Coquetel de encerramento 20:00Coffe Break 21:00 Mini-curso

23 1 – PALESTRANTES Palestra: FERRAMENTAS E PROCESSOS DE USINAGEM - Téc. Mec.Gabriel Leite Palestra: JOHN DEERE - Alessandro Palestra: PRODUÇÃO DE ENERGIA COM O AUXÍLIO DAS ONDAS - Prof. José Antonio Scotti Fontoura Palestra: ADMISSÃO E TREINAMENTO DO ENGENHEIRO MECÂNICO NA PETROBRÁS – Eng. Wagner Mespaque Palestra: GERENCIAMENTO DA MONTAGEM DOS MÓDULOS DA P53 EM RIO GRANDE - Eng. José Ricardo Palestra: PROCESSO DE CONVERSÃO DA P53 - Eng Edmilson Palestra: ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS APLICADOS A EQUIPAMENTOS OFF- SHORE - Eng. Sampaio Mini-curso: DINÂMICA DE FLUÍDOS COMPUTACIONAL - Cleiton Porciúncula. Palestra: INSPEÇÃO DE SOLDA NA MONTAGEM DA P53 - Eng. Maximiliano Palestra: OPERAÇÕES DE LIFTING NA P53 EM RIO GRANDE - Paulo Dubal Palestra: CONSTRUÇÃO DO ESTALEIRO EM RIO GRANDE - Eng. Joseney Palestra: A HISTÓRIA DO RELACIONAMENTO DA PETROBRÁS COM A COMUNIDADE ACADÊMICA NACIONAL - Eng. Henrique Augusto Cruz Santos Palestra: BIOENGENHARIA DE MICROALGAS NA GERAÇÃO DE ENERGIAS SUSTENTÁVEIS - JORGE ALBERTO VIEIRA COSTA, Engenheiro de Alimentos. Palestra: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E SISTEMAS PRODUTIVOS - JOSÉ ANTÔNIO PEZZI DE ALENCASTRO, Engenheiro Agrônomo. Palestra: COMBUSTÍVEIS PARA MOTORES, PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FATORES DE DESEMPENHO - DÍOCLES DALÁVIA, Engenheiro Mecânico Palestra: EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA EMBARCADA – RISCOS E DESAFIOS PARA A REPOSIÇÃO - JOSÉ CARLOS ALQUATI, Engenheiro Mecânico Palestra: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CAMPO DE TRABALHO. Palestrante: DJALMO DIAS TORRES, Engenheiro Químico Palestra: RECICLAGEM DE PÓS METÁLICOS – DA GERAÇÃO DO RESÍDUO À REUTILIZAÇÃO COMO MATÉRIA PRIMA. Palestrante: GILSON LUÍS MACHADO, Engenheiro Químico Palestra: RESÍDUOS SÓLIDOS – ASPECTOS LEGAIS E GERENCIAMENTO. Palestrante: CARMEM LÚCIA VICENTE NÍQUEL Palestra: SISTEMA DE TRANSPORTE DE MATERIAL A GRANEL POR VENTILAÇÃO Palestrante: JULIO SURREAUX CHAGAS, Engenheiro Mecânico Palestra: FILTRAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE – APLICAÇÃO NO CONTROLE DE EMISSÕES DE PARTÍCULAS. Palestrante: TITO DE ALMEIDA PACHECO, Engenheiro Químico

24 V – PARTICIPAÇÃO O CEEIMQ contou ao longo de seus dois dias com a participação de aproximadamente 93 (noventa e três) participantes. VI – AVALIAÇÃO No encerramento do Evento foi solicitado a todos os participantes o preenchimento de um questionário de avaliação. Essas informações são importantes não só para uma análise crítica do Evento ocorrido, como pelos subsídios que possam fornecer aos próximos Comitês Organizadores. Infelizmente somente 40 questionários, que equivalem a 43% dos participantes, foram respondidos, representando de modo que os resultados apresentados a seguir dizem respeito a essa amostragem parcial dos participantes. 1 – QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO O questionário foi dividido em 5 partes correspondendo à 10 itens questionados. Na primeira parte pediu-se aos participantes que marcassem a opção que os atendesse em relação a sua expectativa sobre os assuntos abordados no Congresso, sendo as alternativas: não atenderam, atenderam em parte, atenderam suficientemente e atenderam acima do esperado. NÃO ATENDERAM AT. EM PARTE AT. SUFICIENTE AT. ACIMA ESPERADO TOTAL N° 1 - ASSUNTOS ABORDADOS NO CONGRESSO Na segunda e na terceira parte as perguntas são referentes às exposições e ao conceito que o participante atribui ao congresso de forma geral, sendo as respostas as seguintes: excelente, bom e regular. EXCELENTEBOMREGULARTOTAL N° 2 - SOBRE AS EXPOSIÇÕES N° 3 - CONCEITO DAS ATIVIDADES

25 Na quarta parte do questionário foi solicitado aos participantes que dessem uma nota de zero a cinco com o seguinte significado: 0 (péssimo), 1 (ruim), 2 (regular), 3 (bom), 4 (muito bom) e 5 (excelente). N° 4 - NOTAS DE 1 (mínimo) A 5 (máximo) 12345TOTAL N° COMUNICAÇÃO PRÉ-EVENTO N° RECEPÇÃO/SECRETARIA N° INFRA-ESTRUTURA DO LOCAL N° ORGANIZAÇÃO GERAL N° PALESTRAS – AVALIANDO O RESULTADO DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO Através da pergunta n° 1, sobre os assuntos abordados no congresso, vimos que atendemos suficientemente 55% dos participantes. Nas 2° e 3° perguntas respectivamente, sobre as exposições e os conceitos das atividades, obteve-se na maior parte conceito bom. Evidenciando-se mais uma vez fatores positivos. Na quarta parte do questionário foi avaliado o evento em si. Podemos ver que os quesitos aonde o evento mais obteve destaque foram a infra-estrutura do local, o atendimento da secretaria e a organização geral do evento; porém analisando criticamente a comunicação pré-evento deixou muito a desejar, sendo suficiente apenas.

26 VII– CONCLUSÕES E OBSERVAÇÕES FINAIS O CEEIMQ – Congresso Estadual de Engenharia Industrial Mecânica e Química, foi realizado com sucesso, transcorreu de forma regular, de acordo com a programação prevista. Embora representando uma amostragem restrita, o questionário de avaliação demonstrou a aprovação dos participantes, ou seja, consideraram um bom Congresso. É extremamente importante salientar que a ajuda de órgãos e entidades como o CONFEA e o CREA-RS é de extrema importância em eventos como este, pois os mesmo com seu apoio financeiro e até mesmo organizacional através do novo Núcleo de Apoio às Entidades do CREA-RS são decisivos para sua realização, ajudando assim, as entidades de classe a realizarem suas missões, ou seja, principalmente a valorização profissional e a defesa dos interesses de suas classes.

27 Foto do Evento

28 De 25 a 28 de agosto de 2008 – Caxias do Sul – RS Local: Universidade de Caxias do Sul – UCS – Realização: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHEIROS MECÂNICOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL End.: Av. Otávio Rocha, ° andar. Fone: (51) UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL End.: Rua Francisco Getúlio Vargas, Fone: (54)

29 I – INTRODUÇÃO ABEMEC-RS – Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos Seção Rio Grande do Sul junto com a UCS – Universidade de Caxias do Sul, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA-RS, Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – MÚTUA e Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul - SENGE, realizaram de 25 a 28 de agosto de 2008, em Caxias do Sul, o Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial - SEEMI, tendo como tema central: O mercado para o Engenheiro Mecânico. Pelo terceiro ano consecutivo a ABEMEC-RS realiza um evento de caráter estadual, em conjunto com os departamentos de Engenharia Mecânica de Universidades. Nos anos anteriores os eventos foram realizados em 2006, na cidade de Porto Alegre em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS, em 2007 na cidade do Rio Grande em conjunto com a Universidade Federal de Rio Grande - FURG e neste ano com a Universidade de Caxias do Sul - UCS. 1 - COMISSÃO ORGANIZADORA A Comissão Organizadora do SEEMI foi composta pelos Engenheiros Mecânicos Ivo Germano Hoffmann, José Carlos Alquati, Miguel Ataualpa Núñez, Carlos Alberto Corrêa, Marcos Alexandre Luciano e pela secretária da ABEMEC-RS Josiane Rios. II – APOIADORES O SEEMI contou com o apoio das seguintes entidades: III– PARTICIPAÇÃO O SEEMI contou ao longo de seus quatro dias com a participação de aproximadamente 176 (cento e setenta e seis) participantes.

30 IV – AVALIAÇÃO No encerramento do Evento foi solicitado a todos os participantes o preenchimento de um questionário de avaliação. Essas informações são importantes não só para uma análise crítica do Evento ocorrido, como pelos subsídios que possam fornecer aos próximos Comitês Organizadores. Foram respondidos 176 questionários, que equivalem a 79% dos participantes, representando de modo que os resultados a seguir dizem respeito a essa amostragem parcial dos participantes. 1 – QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO O questionário foi dividido em 5 perguntas. Na primeira pergunta pediu-se aos participantes que marcassem a opção que os atendesse em relação à organização do evento, a segunda sobre o trabalho dos palestrantes, na terceira sobre o horário do evento, na quarta sobre os assuntos abordados e na última sobre o espaço físico.

31 V - CONCLUSÕES E OBSERVAÇÕES FINAIS O SEEMI – Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial, foi realizado com sucesso, transcorreu de forma regular, de acordo com a programação prevista. Embora representando uma amostragem restrita, o questionário de avaliação demonstrou a aprovação dos participantes, ou seja, consideraram um bom Seminário. É extremamente importante salientar a ajuda de órgãos e entidades como o CONFEA, CREA-RS, MUTUA e SENGE em eventos como este, pois os mesmos com seu apoio financeiro e até mesmo organizacional através do novo Núcleo de Apoio às Entidades do CREA-RS são decisivos para sua realização, ajudando assim, as entidades de classe a realizarem suas missões, ou seja, principalmente a valorização profissional e a defesa dos interesses de suas classes.

32 Fotos do Evento Ivo Hoffmann, Prof. Vasco Moretto, Reitor Dr. Isidoro Zorzi, Eng. Roberto Itacir Mandelli e Acadêmico Robson do Nascimento Participantes

33 Palestrante José Carlos Alquati Palestrantes Jaerson Sidnei Trindade e Díocles Dalávia

34 De 27 a 29 de maio de 2009 – Passo Fundo – RS Local: Universidade de Passo Fundo Realização: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHEIROS MECÂNICOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL End.: Av. Otávio Rocha, ° andar. Fone: (51) UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO End.: BR 285, km 171, Bairro São José Passo Fundo/RS. Fone: (54)

35 I – INTRODUÇÃO ABEMEC-RS – Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos Seção Rio Grande do Sul, junto com a UPF – Universidade de Passo Fundo, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA-RS e Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul - SENGE, realizaram de 27 a 29 de maio de 2009, em Passo Fundo, o Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial - SEEMI, tendo como tema central: O mercado para o Engenheiro Mecânico. Pelo quarto ano consecutivo a ABEMEC-RS realiza um evento de caráter estadual, em conjunto com os departamentos de Engenharia Mecânica de Universidades. Nos anos anteriores os eventos foram realizados em 2006, na cidade de Porto Alegre em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS, em 2007 na cidade do Rio Grande em conjunto com a Universidade Federal de Rio Grande – FURG, em 2008 com a Universidade de Caxias do Sul – UCS e este ano com a Universidade de Passo Fundo - UPF. 1 - COMISSÃO ORGANIZADORA A Comissão Organizadora do SEEMI foi composta pelos Engenheiros Mecânicos Ivo Germano Hoffmann, José Carlos Alquati, Miguel Ataualpa Núñez, Carlos Alberto Corrêa, Eng. Dermeval Rosa dos Santos, Diretor Geral da Faculdade de Engenharia e Arquitetura de Passo Fundo, e pela secretária da ABEMEC-RS Josiane Rios. 2 – LOCAL O SEEMI - Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial ocorreu na cidade de Passo Fundo, na Universidade de Passo Fundo, no Centro de Eventos.

36 II – APOIADORES O SEEMI contou com o apoio das seguintes entidades: III – NOITE DE ABERTURA No dia 27 de maio do corrente ano, deu-se oficialmente a abertura do Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial. A mesa foi composta pelo Eng. Miguel Ataualpa Núnez, Presidente da ABEMEC-RS, Eng. Dermeval Rosa dos Santos, Diretor Geral da Faculdade de Engenharia e Arquitetura de Passo Fundo e Eng. Dinarte Santos que proferiu palestra sobre Combustíveis Automotivos. Aspectos de geração de potência, efeitos das propriedades físico-químicas nos motores, emissões de poluentes e efeitos de fraudes. Gasolina, álcool, GNV e diesel.

37 IV – PARTICIPAÇÃO O SEEMI contou ao longo de seus três dias com a participação de 367 (trezentos e sessenta e sete) participantes,. V - CONCLUSÕES E OBSERVAÇÕES FINAIS O SEEMI – Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial, foi realizado com sucesso, transcorreu de forma regular, de acordo com a programação prevista.

38 Fotos do Evento Palestrante Luciano Grando, Diretor da ABEMEC-RS. Palestrante Moisés Souza Soares, Vice-Presidente do CREA-RS.

39 Participantes do evento

40 De 18 a 21 de maio de 2010 – Santo Ângelo – RS Local:Universidade Regional Integrada de Santo Ângelo Realização: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHEIROS MECÂNICOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL End.: Av. Otávio Rocha, ° andar. Fone: (51) URI – Universidade Regional Integrada de Santo Ângelo End. Rua Universidade das Missões, 464 Fone: (55)

41 I – INTRODUÇÃO ABEMEC-RS – Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos Seção Rio Grande do Sul, junto com a URI – Universidade Regional Integrada de Santo Ângelo, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA-RS e Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul - SENGE, realizaram de 18 a 21 de maio de 2010, em Santo Ângelo, o Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial – SEEMI. Pelo quinto ano consecutivo a ABEMEC-RS realiza um evento de caráter estadual, em conjunto com os departamentos de Engenharia Mecânica de Universidades. Nos anos anteriores os eventos foram realizados em 2006, na cidade de Porto Alegre em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS, em 2007 na cidade do Rio Grande em conjunto com a Universidade Federal de Rio Grande – FURG, em 2008 com a Universidade de Caxias do Sul – UCS, em 2009 com a Universidade de Passo Fundo - UPF e este ano com a Universidade Regional Integrada de Santo Ângelo - URI. 1 - COMISSÃO ORGANIZADORA A Comissão Organizadora do SEEMI foi composta pelos Engenheiros Mecânicos Miguel Ataualpa Núñez, Ivo Germano Hoffmann, José Carlos Alquati, Carlos Alberto Corrêa, Prof. Flávio Kieckow. 2 – LOCAL O SEEMI - Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial ocorreu na cidade de Santo Ângelo, na Universidade Regional Integrada de Santo Ângelo.

42 II – APOIADORES O SEEMI contou com o apoio das seguintes entidades: III – PARTICIPAÇÃO O SEEMI contou ao longo de seus quatro dias com a participação de 220 (duzentos e vinte) participantes.

43 IV - CONCLUSÕES E OBSERVAÇÕES FINAIS O SEEMI – Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial, foi realizado com sucesso, transcorreu de forma regular, de acordo com a programação prevista.

44 De 03 a 05 de agosto de 2011 – Porto Alegre – RS Local:FIERGS Realização: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHEIROS MECÂNICOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL End.: Av. Otávio Rocha, ° andar. Fone: (51)

45 I – INTRODUÇÃO Realizado pela FENEMI- Federação Nacional de Engenheiros Mecânicos coordenado pela ABEMEC-RS – Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos Seção Rio Grande do Sul, de 03 a 05 de agosto de 2011, na FIERGS, o Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial – XI CONEMI, simultaneamente com as Feiras Construsul e Expomáquinas. Pela segunda vez a ABEMEC-RS realiza um evento de caráter nacional, sendo o IV CONEMI realizado em 2004 no Hotel Milenium. 1 - COMISSÃO ORGANIZADORA A Comissão Organizadora do XI CONEMI foi composta pelos Engenheiros Mecânicos Miguel Ataualpa Núñez Presidente da ABEMEC-RS, Eng. Liberalino Jacinto de Souza - Coord. Nacional (FENEMI), Eng. Aristóteles Alves Lyrio - Coord. Adjunto II (ABEMEC ES - X CONEMI) Ivo Germano Hoffmann, José Carlos Alquati, Carlos Alberto Corrêa, Francisco Assis Rossi, Helécio Dutra de Almeida e Julio Surreaux Chagas. 2 – LOCAL O XI CONEMI – Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial ocorreu na cidade de Porto Alegre, na FIERGS, simultaneamente com as feiras Construsul e Expomáquinas.

46 II – APOIADORES O XI CONEMI contou com o apoio das seguintes entidades: Apoio Institucional:

47 III – PROGRAMAÇÃO

48 IV – PARTICIPAÇÃO O XI CONEMI contou ao longo de seus três dias com a presença de 166 (cento e sessenta e seis) participantes. ÓTIMOBOMREGULARPÉSSIMO Organização do Evento Trabalho(s) do(s) Instrutores 2516 Horário das Atividades Assunto(s) Abordado(s) 20 1 Material Didático Recursos Físicos e Institucionais 21173

49 V - CONCLUSÕES E OBSERVAÇÕES FINAIS O CONEMI – Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial, foi realizado com sucesso, de acordo com a programação prevista. O auxílio da Mútua-Caixa de Assistência dos profissionais do CREA, através de convênios com as entidades de classe, possibilita que estas possam realizar eventos que beneficiem seus associados, com sua atualização e valorização profissional. Também promovem a Mútua-Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA, com disponibilização de estandes da Mútua, apresentação destacada em banners, impressos, etc. da sua marca e, nas palestras, divulgando e incentivando a adesão aos planos de assistência. As entidades de classe, em contrapartida, por sua maior proximidade com os profissionais do sistema CONFEA-CREA, e com a sociedade, contribuem para uma maior eficiência na divulgação e fiscalização do exercício legal da profissão e, conseqüentemente, na apresentação da legislação pertinente à conscientização dos benefícios trazidos à sociedade e, aos profissionais, pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

50 Fotos do Evento

51 De 22 a 24 de Agosto de 2012 Local: Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC Realização: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHEIROS MECÂNICOS – SEÇÃO RIO GRANDE DO SUL END.: Av. Otávio Rocha, 22 – 8º andar – Porto Alegre/RS Fone: (51) UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL – UNISC END. Av. Independência, 2293 – Santa Cruz do Sul/RS Fone: (51)

52 I – INTRODUÇÃO A ABEMEC/RS Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos – Seção Rio Grande do Sul, em parceria com a UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul, realizaram de 22 a 24 de Agosto de 2012, o VI Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial, tendo como tema central: Inovação Tecnológica. Há seis anos a ABEMEC/RS realiza um evento de caráter estadual, em conjunto com os departamentos de Engenharia Mecânica das Universidades. Nos anos anteriores, os eventos foram realizados em 2006 na cidade de Porto Alegre na PUC/RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 2007 na cidade de Rio Grande na FURG – Universidade Federal de Rio Grande, em 2008 na cidade de Caxias do Sul na UCS – Universidade de Caxias do Sul, em 2009 na cidade de Passo Fundo na UPF – Universidade de Passo Fundo, em 2010 na cidade de Santo Ângelo na URI – Universidade Regional Integrada e neste ano em conjunto com a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. 1.COMISSÃO ORGANIZADORA A Comissão Organizadora do VI SEEMI foi composta pelos seguintes profissionais: Eng. Ind. Mecânico Miguel Ataualpa Núñez – Presidente – ABEMEC/RS Eng. Mecânico Luciano Grando – Vice Presidente - ABEMEC/RS Eng. Mecânico Carlos Alberto Corrêa – Diretor - ABEMEC-/RS Eng. Mecânico Ivo Germano Hoffmann – Diretor - ABEMEC/RS Eng. Mecânico Francisco Assis Rossi – Diretor - ABEMEC/RS Eng. Mecânico Helécio Dutra – Diretor -ABEMEC/RS Eng. Mecânico Julio Surreaux – Diretor - ABEMEC/RS Eng. Mecânico José Alquati – Diretor - ABEMEC/RS Eng. Mecânico Flávio Thier – Professor - UNISC Andressa Henn – Auxiliar Administrativa do Setor de Engenharia - UNISC Rodrigo Struck da Rosa – Bolsista de Extensão do Curso de Engenharia - UNISC

53 2. LOCAL O VI SEEMI – Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial ocorreu na cidade de Santa Cruz do Sul/RS, na UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul/RS. II – APOIADORES O VI SEEMI contou com o apoio das seguintes entidades: III – ABERTURA A solenidade de abertura, contou na mesa com a presença do Reitor Dr. Valdir Tomé, do segundo Vice-Presidente do CREA-RS, Eng. Ivo G. Hoffmann, do Presidente da ABEMEC-RS, Eng. Miguel Ataualpa Núñez e do Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica, Eng. Flávio Thier.

54 IV – PROGRAMAÇÃO

55 V – PALESTRANTES Eng. Edgar Bortolini (PUC/RS) Tema: A Inovação Tecnológica: Conceitos, motivações e dimensões na Engenharia Mecânica Eng. José Alquati Tema: Inovações Tecnológicas para a Vida Eng. Marcelo Nicolau (PHILIPS) Tema: Inovações em Iluminação Veicular, visando a Segurança e Bem Estar

56 Eng. Luiz Inácio Sebenello Tema: Ética e Responsabilidade Civil Eng. Jorge Nei Brito (FENEMI) Tema: Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Lucas Brito (Graduando) Tema: Técnicas em Manutenção Preditiva

57 Eng. Luciano Roberto Grando Tema: Periculosidade em Elevadores, Avaliação de risco nas atividades de Manutenção e Instalação de Elevadores Elétricos Eng. Sandro Schneider (CREA/RS) Tema: A Responsabilidade Técnica dos Engenheiros e a ART

58 VI – PARTICIPAÇÃO O VI SEEMI contou ao longo de seus três dias com a participação de aproximadamente 217 (duzentos e dezessete) participantes, entre eles alunos, professores, profissionais da Região de Santa Cruz do Sul e também dos Conselheiros da Câmara Industrial do CREA/RS. VII – AVALIAÇÃO No encerramento do Evento foi solicitado a todos participantes o preenchimento de um questionário de avaliação, que constam inseridas no anexo II deste relatório. Essas informações são importantes não só para uma análise crítica do Evento ocorrido, como pelos subsídios que possam fornecer aos próximos Comitês Organizadores. 1. QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO O questionário foi dividido em 6 perguntas. Na primeira pergunta pediu-se aos participantes que marcassem a opção que os atendesse em relação à organização do evento, a segunda sobre o trabalho dos palestrantes, na terceira sobre o horário do evento, na quarta sobre os assuntos abordados, na quinta material didático e na última sobre o espaço físico. ÓTIMOBOMREGULARPÉSSIMOTOTAL ORGANIZAÇÃO DO EVENTO TRABALHO DOS PALESTRANTES HORÁRIO DO EVENTO ASSUNTOS ABORDADOS MATERIAL DIDÁTICO RECURSOS FÍSICOS

59 VIII – CONCLUSÕES E OBSERVAÇÕES FINAIS O VI SEEMI – Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial, foi realizado com sucesso, transcorreu de forma satisfatória, de acordo com a programação prevista. Embora representando uma amostragem restrita, o questionário de avaliação demonstrou a aprovação dos participantes, ou seja, consideraram um bom Seminário. Encerrando as atividades do VI SEEMI, o presidente da ABEMEC-RS, Eng. Miguel Ataualpa Núñez proferiu algumas palavras de agradecimento a todos os participantes e apoiadores do evento, agradecendo especialmente ao Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da UNISC, Eng. Flavio Thier, aos apoiadores CREA-RS, MUTUA-RS, PHILIPS, PUC-RS, SENGE-RS e ASBRAV.

60 Fotos do evento

61 Participação da ABEMEC-RS em outros eventos: PRÊMIO DESTAQUE INOVAÇÃO EM ENGENHARIA SERGS MERCOFRIO 2012 CONSTRUSULXII CONEMI e II COEN – UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Santo Antônio Seminário Técnico Equipamentos de Transporte vertical aprimoramento da Legislação Municipal ASBRAV – Posse da Diretoria – Biênio 2013/2014


Carregar ppt "ABEMEC-RS Eventos realizados. Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial 22 e 23 de setembro de 2006 – Porto Alegre – RS Local: Pontifícia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google