A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANIMAÇÃO. O que é a ANIMAÇÃO? Animação é o processo segundo o qual, cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser criado digitalmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANIMAÇÃO. O que é a ANIMAÇÃO? Animação é o processo segundo o qual, cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser criado digitalmente."— Transcrição da apresentação:

1 ANIMAÇÃO

2 O que é a ANIMAÇÃO? Animação é o processo segundo o qual, cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser criado digitalmente (animação digItal) ou manualmente (à mão, animação tradicional). Fazem-se pequenas mudanças a um modelo (claymation e stop motion) e fotografa- se. Quando os fotogramas são ligados entre si, o filme resultante é visto a uma velocidade de 24 imagens por segundo, havendo uma ilusão de movimento contínuo (devido à persistência de visão).

3

4

5 Fotograma: imagem, desenho, quadro que, se projecta, sequencialmente, formando uma animação. Claymation ou clay animation é uma técnica de animação, uma das inúmeras formas de stop motion, em que cada objecto é esculpido em barro ou material similar, como plasticina.

6 Stop motion (do inglês que significa movimento parado) é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam- se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar (plasticina).

7 Animação 2D: Objectos e entidades com duas dimensões. São constítuidos por largura e comprimento. Compõem-se basicamente desde jogos 2D dos mais antigos video-games, como Mário, Sonic… Distinção entre ANIMAÇÃO 2D e 3D

8

9

10 Animação 3D: são imagens de duas dimensões elaboradas de forma a proporcionarem a ilusão de terem três dimensões. As imagens são apresentadas em 3 dimensões (3D), ou seja, quando se utiliza técnicas 3D, sendo muito mais perceptível a ideia de profundidade, perspectiva e de um ambiente mais original muito próximo da realidade. Distinção entre ANIMAÇÃO 2D e 3D

11

12 Animação 3D: Os mais conhecidos tipos de utilização dos gráficos 3D, actualmente, são nos filmes de Animação. Alguns exemplos são: "Os Incríveis", "Monstros S/A", "Era do Gelo", entre outros. Porém não se resume apenas em filmes de animação. Além de comercias de TV, esta técnica é, também, utilizada em filmes tradicionais onde personagens são criadas em computadores e interagem com actores reais, como no filme Scooby Doo. Distinção entre ANIMAÇÃO 2D e 3D

13 Junto com a popularização da Web, as animações para a mesma também se foram popularizando. GIF, uma sigla para Graphics Interchange Format (Formato de Intercâmbio de Gráficos), é um tipo de arquivo de imagem que permite que animações sejam vistas num Web Browser. Era o formato mais popular para animações na Web, até relativamente pouco tempo. Porém, é um formato limitado, permitindo apenas 256 cores simultâneas e muitas vezes gerando arquivos grandes para animações mais complexas. ANIMAÇÃO na Web

14 SOFTWARES GIFs ANIMADOS Pivot Stick Figure Animator: trabalha facilmente com pequenas animações para quem não possui muitas habilidades artísticas. Permite criar uma cadeia de animação dinâmica de uma forma fácil. Stykz 1.0 RC 2 build 189: Uma divertida ferramenta para criar facilmente bonecos-palito, e animá-los a partir de pontos de movimento. CoffeeCup GIF Animator: facilita a criação de GIFs animados profissionais para usar nas suas páginas da web e até mesmo para exportar para formato Flash. Easy GIF Animator 5.10: Ferramenta fácil para criar e editar imagens animadas de GIF. As suas características permitem adicionar efeitos visuais às animações, manipular qualquer tipo de animação de GIF e proporciona compressão de alta qualidade.

15 SOFTWARES 2D Synfig Studio RC 3 : é um programa de animação vectorial em 2D que traz diversas ferramentas úteis para quem quer produzir as suas próprias sequências de desenhos animados utilizando recursos profissionais, e o melhor, gratuitos. Adobe Flash CS4: O programa mais conhecido para a criação de animações vectoriais para a web dispensa apresentações. A versão CS4 vem integrada aos outros aplicativos da Creative Suite, como o Photoshop e o Illustrator.

16 SOFTWARES 3D Adobe Flash Player: tem a vantagem de permitir o uso de efeitos sonoros e de criar animações interactivas, dentro de outras. A nova versão do Flash já conta até com ferramentas para animação em 3D, que permite maiores possibilidades de efeitos nas animações. Blender 2.54 Beta: é um modelador 3D gratuito. Dispõe de interface personalizável, efeitos de física e partículas, criação de jogos e ferramentas de animação e, até mes mo de áudio. 3D Canvas 8.2 Build 1506: permite a criação de animações tridimensionais, é o pre- ferido dos principiantes. 3D Studio Max 2010: cria animações e efeitos em imagens tridimensionais, a sua nova versão traz elementos incríveis para facilitar um pouco o trabalho de designers de jogos e de usuários apaixonados por imagens com alta complexidade.

17 Formatos BIDIMENSIONAIS DPX (.dpx); Cineon (.cin); Flash Video (.flv); HamX (.tga); Iris (.rgb); JPEG e JPEG 2000 (.jpg); MPEG-1 (.mpg); MPEG-2 (.dvd); MPEG-4 (.mp4); OpenEXR (.exr); Portable Network Graphics (.png); QuickTime Movie (.mov); HDRI (.hdr); Tagged Image File Format (.tiff); Truevision TGA (.tga); Audio Video Interleave (.avi); Windows Bitmap (.bmp).

18 Formatos TRIDIMENSIONAIS 3ds Max file (.3ds); AC3D (.ac); Autodesk Drawing eXchange Format (.dxf); Autodesk FBX (.fbx); Autodesk Softimage (.xsi); Cal3D (.cfg,.xaf,.xmf,.xrf,.xsf); COLLADA e 1.4 (.dae); DEC Object File Format (.off); DirectX (.x); LightWave (.lwo); LightWave Motion (.mot); M3G (.m3g,.java); MD2 (.md2); MDD (.mdd); MilkShape 3D (.ms3d,.txt); Motion Capture (.bvh); OpenFlight (.flt); OpenInventor (.iv); Paths (de 2D para 3D, em forma de linha) (.svg,.ps,.eps,.ai,.gimp); Pro Engineer (.slp); Quake 3 (.map); Radiosity (.radio); RAW Image File (.raw); Stanford PLY (.ply); STL (.stl); TrueSpace (.cob); VideoScape (.stl); VRML 1.0 e VRML97 (ou VRML 2.0) (.wrl); Wavefront (.obj); X3D Extensible 3D (.x3d); xfig export (.fig).

19 BIANCA FRANCISCA 12-G Oficina de Multimédia


Carregar ppt "ANIMAÇÃO. O que é a ANIMAÇÃO? Animação é o processo segundo o qual, cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser criado digitalmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google