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Prof. Everaldo S. Freitas. Mídias Sociais são ambientes virtuais onde as pessoas, assim como as empresas, interagem por meio de perfis pessoais e de páginas.

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1 Prof. Everaldo S. Freitas

2 Mídias Sociais são ambientes virtuais onde as pessoas, assim como as empresas, interagem por meio de perfis pessoais e de páginas. As pessoas utilizam redes sociais para se divertir, manter contato com amigos, compartilhar interesses, e até encontrar emprego. Para as empresas, principalmente aquelas que atuam no varejo, tudo indica que a presença nesses ambientes se torna quase uma necessidade. Aqui estão 10 bons motivos para sua empresa fazer o chamado Social Commerce:

3 Sites de mídias sociais têm milhões de usuários, e estão entre os sites mais visitados do mundo. Um grande número de usuários acessa seus perfis diariamente para ver o que está acontecendo. Se você estiver lá, poderá ter contato diário com eles.

4 Estes sites vão colocá-lo em comunicação direta com seus clientes, e não há simplesmente nada melhor para divulgar seu negócio. E seus clientes podem ter um diálogo pessoal com você.

5 As mídias sociais também oferecem oportunidades de pesquisa de mercado eficientes. Quadros de mensagens, atualizações, grupos e comentários permitem que você descubra exatamente o que o seu mercado alvo gosta, ou não gosta. Poderá usar esses recursos para conhecê-los melhor, e criar produtos e campanhas mais direcionados.

6 Você pode usar sites de mídias sociais para conseguir mais clientes. As pessoas vão ver as suas mensagens, vão ouvir sobre você e seus amigos e gradativamente, por ter alcance global, a rede social vai se expandindo, não só para seus fãs, mas para os fãs de seus fãs, e assim por diante...

7 Seo é a otimização de uma página para ser melhor indexada pelas ferramentas de busca, se possível classificando-a como top 10. Atualmente, sites de busca como o Google levam em consideração a presença nas mídias sociais e computam os links para efeito de determinação do ranking.

8 Sua presença na mídia social e as interações com sua base de fãs dão ao negócio um toque pessoal. É isso que está faltando hoje para tantas empresas. As pessoas gostam de saber quem está vendendo os produtos e serviços que adquire.

9 Sites de mídia social oferecem a maneira mais fácil de chegar a todos que possam estar interessados em suas vendas e promoções. Com uma atualização, todas as pessoas que estão conectadas com você vão saber instantaneamente da existência de uma oferta especial, por exemplo.

10 Você pode usar sites de mídia social para recompensar a fidelidade de seus fãs, oferecendo descontos e brindes que estarão disponíveis apenas para eles.

11 Não há necessidade de criar um novo site quando você pode simplesmente fazer um perfil ou página. Mas é imperativo atualizá-lo, e melhorá-lo com regularidade de forma a manter o conteúdo atualizado. Na maioria desses sites de mídia social, leva-se apenas alguns minutos para se inscrever e começar. É fácil e você terá também os benefícios de SEO citados acima.

12 Você ganha publicidade, marketing e ferramentas de divulgação ao seu alcance, sem pagar um centavo por isso. Mas antes de começar, é importante ter metas claras. O que você quer fazer com a sua presença naquela mídia social? O que você deseja de seus seguidores? Mantenha-se focado nos objetivos e dedique algum tempo todos os dias para a construção de uma presença cada vez mais forte nas mídias sociais.

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14 A maior parte das campanhas de divulgação na internet utiliza o sistema de cobrança PPC – Pay Per Click. Esse é o caso dos links patrocinados no Google Adwords e também dos anúncios no Facebook. Trata-se de um sistema mais inteligente e interessante do que o CPM – Custo por Mil impressões (visualizações) que era a única alternativa nos primórdios da publicidade on-line. No entanto, existe um certo relaxamento dos anunciantes com relação ao impacto do custo por clique no ROI (retorno de investimento) das campanhas.

15 Em parte, isso deve a uma visão mais cômoda por parte dos canais de divulgação e dos responsáveis pela publicidade de que o sucesso de uma campanha seja mensurado pela visitação. Na verdade, a visitação é uma métrica fundamental nas campanhas de marketing digital, mas não é um fim em si mesmo e sim um meio de se realizar uma venda. O objetivo de qualquer campanha de divulgação, em última instância, é o lucro.

16 Tendo a lucratividade como parâmetro, a questão passa a ser: até quanto posso pagar por um clique sem perder dinheiro? É isso que devemos descobrir, antes de disparar a campanha. Veja a seguir a fórmula mais fácil de se fazer esse cálculo. Com ela, qualquer anunciante pode ter uma boa referência de até quanto pode pagar por um clique mantendo o ROI positivo.

17 Vamos usar como exemplo uma loja virtual que queira fazer uma campanha para divulgar um livro. O preço de venda deste livro é 40 R$ e o seu custo direto para a loja é 25 R$. Para calcular o CPCmax, precisamos apenas de duas informações: 1) O lucro bruto por pedido e 2) A taxa de conversão da loja.

18 O lucro bruto é o preço de venda menos o custo da mercadoria vendida. No nosso exemplo: 40,00 – 25,00 = 15,00 R$. A Taxa de conversão da loja é calculada dividindo-se quantidade de vendas de determinado período pela quantidade de visitantes. Supondo que a nossa loja virtual de livros realize 120 vendas por mês e receba visitantes no período, chegamos ao seguinte resultado: 120/ = 0,01 ou TC = 1% De posse desses dois dados, o cálculo do Custo Por Clique Máximo se torna extremamente simples, basta multiplicar o Lucro Bruto obtido com o livro pela Taxa de Conversão, assim: [ CPCmax = Lucro Bruto x TC ]

19 Substituindo os valores do exemplo na fórmula, temos: CPCmax = 15,00 R$ x 0,01 = 0,15 R$ Com vimos, no caso de nosso exemplo da loja virtual de livros, o valor máximo que o lojista pode pagar por um clique é 15 centavos. Se ele pagar mais do que isso, o lucro não vai cobrir o investimento realizado na campanha. Por exemplo: se pagar 20 centavos por clique terá um custo de 20,00 R$ para trazer os 100 visitantes necessários para realizar uma venda. Como o lucro da venda é 15 R$ ficará com um prejuízo de 5 R$ em cada venda.

20 Essa fórmula pode ser utilizada em qualquer tipo de loja virtual ou produto. No caso de empresas em projeto ou startups, pode-se utilizar a taxa de conversão de 1%. Essa é a taxa média de conversão no ecommerce, e é relativamente segura em termos de estimativa. No que se refere ao lucro, para se utilizar a fórmula na venda de mais de um produto basta utilizar o valor médio dos pedidos (ticket médio) menos o custo médio desses pedidos.


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