A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ontem IPANEMA Musa Centenária Hoje. Cartão Postal com expressivo logotipo de Ipanema. Criação de Felipe Roberto Barbosa,Gustavo Venturini e Márcio Thurler.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ontem IPANEMA Musa Centenária Hoje. Cartão Postal com expressivo logotipo de Ipanema. Criação de Felipe Roberto Barbosa,Gustavo Venturini e Márcio Thurler."— Transcrição da apresentação:

1 Ontem IPANEMA Musa Centenária Hoje

2 Cartão Postal com expressivo logotipo de Ipanema. Criação de Felipe Roberto Barbosa,Gustavo Venturini e Márcio Thurler. Foi editado por ocasião da Exposição em homenagem aos 100 anos do bairro.

3 Como surgiu IPANEMA? Dono de grande visão empresarial, o Conde de Ipanema, pelos idos de 1894, num vasto areal da zona sul da cidade, planejou um loteamento da Vila Ipanema. Estabelecia o contrato, que a venda dos lotes estaria condicionada à abertura de 19 ruas e 2 praças (N.S.da Paz e G al Osório)

4 O vasto areal......foi, pouco a pouco Sendo urbanizado.

5 Residências foram sendo construídas, algumas muito vistosas, como o Castelinho, na Vieira Souto, moradia do cônsul suíço e mais tarde a casa de Laura Alvim....e finalmente a Igreja de N.S da Paz...

6 Residências de Ipanema

7 Um dos grandes responsáveis pelo progresso da Vila Ipanema, foi a chegada, em 1902, do bonde. Ele vinha através da Rua da Igrejinha, Vieira Souto, até chegar a estação, situada na atual Rua Teixeira de Melo.

8 A Igreja N.S. da Paz guarda o estilo despojado e simples, bem de acordo com o gosto da época. O projeto é do arquiteto Gastão Bahiana, professor da Escola de Belas Artes. Dentre os ornatos da Igreja, destacam-se os vitrais feitos na Alemanha. A construção da Igreja foi financiada, com a indenização recebida pela demolição da Igrejinha de Copacabana.

9 O altar-mor da Igreja é de mármore trazido da Itália. A primeira missa foi celebrada em 1º de maio de 1921, na sacristia. Em agosto os cultos passaram a ser celebrados na capela da nova Igreja. Esse dia deixou registro na memória do bairro. A bela imagem de N.S. da Paz foi trazida em procissão da Igreja N.S. de Copacabana até Ipanema.

10 Final das obras da Igreja Dia festivo

11 Limites de IPANEMA Ponta do Arpoador. Jardim de Alá.

12 Créditos: Os Cartões Postais apresentados, pertencem à coleção dos cartofilistas: Elysio de Oliveira Belchior Marília Carqueja Yolanda Roberto


Carregar ppt "Ontem IPANEMA Musa Centenária Hoje. Cartão Postal com expressivo logotipo de Ipanema. Criação de Felipe Roberto Barbosa,Gustavo Venturini e Márcio Thurler."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google