A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III Congresso Estadual de Alfabetização Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Belo Horizonte, 31 de Maio de 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III Congresso Estadual de Alfabetização Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Belo Horizonte, 31 de Maio de 2007."— Transcrição da apresentação:

1 III Congresso Estadual de Alfabetização Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Belo Horizonte, 31 de Maio de 2007

2 1 AGENDA Avaliar e agir na sala de aula Foco no desempenho dos alunos O que deve mudar

3 2 CONSTATAR PARA MUDAR Constato para mudar e não para me acomodar. Seria uma desolação para mim se, enquanto ser humano, tivesse de reconhecer a minha absoluta incapacidade de intervir eficazmente na realidade, se tivesse de reconhecer que minha aptidão para verificar não se alonga na de mudar o contexto em que verifiquei, provocando futuras verificações diferentes. - Paulo Freire, 1977

4 3 DADOS DA AVALIAÇÃO CENSITÁRIA PROALFA DE 2006 Baixo 17,4% Intermediário Recomendável Os dados mostram que ainda temos um longo caminho a percorrer!

5 4 URGÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO NOS ANOS INICIAIS Se o aluno não aprende conceitos básicos no início de seu processo de aprendizagem... 97% 3% 3 º ano EM 71% 29% Desempenho não recomendável Desempenho recomendável 5 º ano EF PROEB Matemática % alunos 85% 15% 9 º ano EF... dificilmente completará seus estudos mais tarde

6 5 METAS DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO Os educadores podem fazer mais. As escolas de Minas podem fazer a diferença. Esta é a nossa convicção inabalável. - Vanessa Guimarães Pinto Secretária de Estado de Educação Toda criança lendo e escrevendo até os 8 anos de idade Elevação dos índices de aprendizagem (ProAlfa, PROEB, SAEB, Prova Brasil) Redução das diferenças regionais Toda escola fazendo a diferença

7 6 O que estamos fazendo?Ações para melhorar a aprendizagem TEMOS TOMADO MEDIDAS EFICAZES PARA MELHORAR O ENSINO? Entendendo resultados Elaborando planos Aprimorando práticas pedagógicas Orientando e monitorando O desempenho do aluno é o foco do processo de planejamento da escola? Toda equipe das SRE e escolas conhecem e entendem resultados das avaliações externas ? Nossas ações pedagógicas do dia-a-dia estão comprometidas com melhores resultados dos alunos? Perseguimos efetivamente as metas de resultados dos alunos previstas no planejamento da escola? O foco de nosso trabalho na escola deve ser o desempenho escolar dos alunos.

8 7 O ALUNO NO CENTRO DAS NOSSAS ATENÇÕES... Resultados devem ser comunicados através da organização, analisados em todos os níveis, e devem nortear as ações na sala de aula para melhorar o aprendizado

9 8... E TEMOS EXEMPLOS DE MUITAS ESCOLAS COM SUCESSO QUE FAZEM A DIFERENÇA EE 7EE 6EE 3EE 5EE 4EE 2EE 1 PROEB 2006 – 4 a série do Ensino Fundamental Exemplo de algumas escolas da rede estadual Esperado 196,7 (média de escolas com mesmo perfil) Aplico avaliações frequentemente A comunidade está sempre presente nos ajudando O grupo de professores se reúne semanalmente para discutir o desempenho dos alunos Fazemos um programa diferenciado para alunos com dificuldades

10 9 VÍDEO DO STEPHEN R. COVEY (GOAL)

11 10 COMENTÁRIOS SOBRE O VÍDEO Como aumentar o desempenho / conquistar resultados muito melhores ? Todos precisam saber COMO pretendemos chegar lá PLANEJAMENTO Todas as AÇÕES cotidianas devem convergir para melhorar a aprendizagem de todos os alunos EXECUÇÃODIREÇÃO Todos precisam saber AONDE queremos chegar

12 11 AÇÕES DA SECRETARIA Este é o nosso norte: garantir, com nossas ações, o sucesso escolar dos alunos, de modo especial no processo de alfabetização e letramento, sabendo que a tarefa é desafio constante e coletivo. As sementes precisam ser plantadas cotidianamente para que os frutos sejam abundantes. - Vanessa Guimarães Pinto Secretária de Estado de Educação

13 12 O FOCO NO DESEMPENHO DOS ALUNOS Objetivos Melhoria do desempenho escolar dos alunos Apropriação dos RESULTADOS pela escola. Elaboração, com sugestões e aprovação da comunidade escolar, do seu PLANO de Intervenção Pedagógica ORIENTAÇÃO e ACOMPANHAMENTO pela SRE. Melhoria das PRÁTICAS PEDAGÓGICAS em sala de aula.

14 13 PRINCIPAIS ETAPAS Descrição/ objetivo Criar comprometimento em torno da urgência do foco no desempenho e especificamente na alfabetização Disseminar as ações nos 6 pólos capacitando e informando Parar escolas por 1 dia, para análise de seus resultados e definição de plano de intervenção pedagógica Apresentar plano de intervenção pedagógica da escola à comunidade e pais de alunos para sugestões e validação Capacitar SRE quanto à orientação e acompanhamento necessários nas escolas Implantar mecanismo de orientação e acompanhamento das escolas pelas SRE Congresso Reunião de pólos Evento Toda escola pode fazer a diferença Apresentação à comunidade Capacitação das SRE Orientação e Acompanhamento Entender os RESULTADOS e definir PLANO de Intervenção Pedagógica Implementar plano na sala de aula, via melhores PRÁTICAS PEDAGÓGICAS e ORIENTAÇÃO aos professores

15 14 CRONOGRAMA MaioJunhoJulhoAgostoNovembro … /07 29/30/31 04/07 Distribuição Boletins Avaliação dos alunos ProAlfa Avaliação dos alunos PROEB Congresso Reunião de pólos Evento Toda escola pode fazer a diferença Apresentação à comunidade Capacitação das SRE Orientação e Acompanhamento

16 15 EVENTO TODA ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA DIA 04 DE JULHO DE 2007 Em cada escola de MG, grupos de professores, diretores e especialistas discutirão os resultados e definirão um plano de intervenção pedagógica para suas escolas com o apoio das SRE e Órgão Central O evento acontecerá no Estado inteiro simultaneamente

17 16 PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOCADO NO DESEMPENHO DO ALUNO E.E. ____________________________ Como vamos chegar lá? CAMINHO Iniciativas para melhorar resultados na sala de aula _________________ Resultados das avaliações da escola: Pro Alfa PROEB SAEB Aonde queremos chegar? SITUAÇÃO DESEJADA Metas da escola e prazos _________________ Quem será responsável? PESSOAS Divisão de responsabilidades e atividades _________________ Como está nossa escola? SITUAÇÃO ATUAL O que vimos na nossa avaliação _________________

18 17 ANÁLISE DOS RESULTADOS + AÇÃO = POSSIBLIDADE DE SUCESSO Implementação do plano na escola e na sala de aula Definição do plano de intervenção pedagógica Entender os RESULTADOS e definir PLANO de Intervenção Pedagógica Implementar plano na escola e na sala de aula: melhores PRÁTICAS PEDAGÓGICAS e ORIENTAÇÃO aos professores SRE SEE Comunidade Pais Diretor

19 18 Interpretação de resultados e melhores práticas de ensino levantadas junto com o orientador e em reuniões de professores 2 NOSSA EXPECTATIVA É QUE, A PARTIR DE AGOSTO, OS PROFESSORES DISPONHAM DE MAIS ORIENTAÇÕES E POSSAM TRABALHAR MELHOR OS RESULTADOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS Plano de interven- ção pedagógica Implementação do plano na sala de aula O Professor conhece desempenho dos alunos através das avaliações. 1 Professor mais seguro segue aprimorando seu ofício. 5 Alunos demonstram crescimento no desempenho das capacidades básicas nas avaliações internas. 4 Professor ajusta práticas de ensino às necessidades do aluno. 3

20 19 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA ESCOLA O papel do Diretor como coordenador, incentivador e facilitador do processo é fundamental Garantindo que o supervisor pedagógico trabalhe em conjunto com o corpo docente Fazendo reuniões periódicas com sua equipe. Garantindo que todos os professores reflitam sobre os resultados das avaliações. Estimulando a troca de experiências entre professores Traduzindo os resultados das avaliações externas em estratégias de gestão que conduzam ao crescimento geral da escola. Como poderei utilizar os resultados da avaliação para melhorar o aprendizado dos meus alunos? Boa pergunta! Vamos ler juntas e discutir o boletim Proeb/Simave

21 20 COMO A SRE AJUDARÁ AS ESCOLAS? Suporte às escolas, garantindo que as ações aconteçam regularmente Entender resultados escolares Elaborar planos Aprimorar práticas pedagógicas Orientar e acompanhar Orientação e acompanhamento da implementação do plano de intervenção pedagógica Parada da SRE para análise dos resultados escolares e para identificação de tipos diferentes de escolas (4 a 6 de junho) Entender resultados escolares Identificar escolas com desempenho diferente

22 21 Transformação cultural da organização com foco nos resultados dos alunos O QUE DEVE MUDAR A PARTIR DE AGORA? DePara Entendendo resultados Boletins e relatórios arquivados Boletins e relatórios socializados para toda escola Elaborando planos Planos desvinculados dos resultados das avaliações Planos focados em melhorar significativamente resultados das avaliações Aprimorando práticas pedagógicas Ensino focado em conteúdos Ensino focado no desenvolvimento de competências, habilidades e capacidades Orientando e acompanhando Pouco acompanhamento do desenvolvimento do aluno Acompanhamento constante da evolução dos alunos

23 22 O TRABALHO COM OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO VISA A TRANS- FORMAÇÃO DA CULTURA ESCOLAR QUE ESTARÁ COMPROMETIDA COM SUCESSO DO ALUNO O que é uma boa escola para você? DESEMPENHO DOS ALUNOS Clima? Participação da comunidade? Formação de professores? Planejamento? Infra-estrutura?

24 23 Dúvidas? Questionamentos?

25 24 PENSAMENTO Dir-se-á que o que cada indivíduo pode modificar é muito pouco com relação às suas forças. Isto é verdade até certo ponto, já que o indivíduo pode associar-se com todos os que querem a mesma modificação. - A. Gramsci

26 25 Em Minas, toda criança lendo e escrevendo até os 8 anos Para esta tarefa temos certeza de contar com o compromisso de todos vocês que, na escola, na sala de aula, dia a dia, incansavelmente, continuam construindo cidadania, ensinando a ler, escrever e contar, fazendo a diferença. - Vanessa Guimarães Pinto Secretária de Estado de Educação


Carregar ppt "III Congresso Estadual de Alfabetização Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Belo Horizonte, 31 de Maio de 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google