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1 L OCALIZAÇÃO VAREJISTA E A BAIXA RENDA Prof. Juracy Parente GVcev - Centro de Excelência em Varejo www.fgvsp.br/cev L OCALIZAÇÃO VAREJISTA E A BAIXA.

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1 1 L OCALIZAÇÃO VAREJISTA E A BAIXA RENDA Prof. Juracy Parente GVcev - Centro de Excelência em Varejo L OCALIZAÇÃO VAREJISTA E A BAIXA RENDA 31 de maio de 2007 Prof. Juracy Parente GVcev - Centro de Excelência em Varejo

2 2 Nossa Agenda 1.O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo 2.Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista 3.Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo 4.Varejo de Não Alimentos

3 3 Cidade de São Paulo - Fontes: IBGE e Parente – Varejo e Pesquisa < 20% 20 a 50% 50 a 70% > 70% % de Classes C/D/E

4 4 São Paulo: Comparativo em amostra selecionada de Distritos Fonte: IBGE

5 5 São Paulo: Distribuição da População por Faixa Etária

6 6 9,5% Jardim Paulista 3,6% 4,3% 6,4% 9,0% 7,5% 7,6% 7,5% 7,6% 7,2% 5,8% 4,7% 4,0% 4,3% 3,5% 4,1% 0 a 4 5 a 9 10 a a a a a a a a a a a a a a Grajaú 11,1% 10,2% 10,1% 10,8% 10,7% 9,9% 9,0% 7,7% 6,4% 4,9% 3,5% 2,2% 1,4% 0,9% 0,6% 0,3% 0 a 4 5 a 9 10 a a a a a a a a a a a a a a São Paulo: Contrastes na composição etária

7 7 9,5% Jardim Paulista 3,6% 4,3% 6,4% 9,0% 7,5% 7,6% 7,5% 7,6% 7,2% 5,8% 4,7% 4,0% 4,3% 3,5% 4,1% 0 a 4 5 a 9 10 a a a a a a a a a a a a a a Grajaú 11,1% 10,2% 10,1% 10,8% 10,7% 9,9% 9,0% 7,7% 6,4% 4,9% 3,5% 2,2% 1,4% 0,9% 0,6% 0,3% 0 a 4 5 a 9 10 a a a a a a a a a a a a a a São Paulo: Contrastes na composição etária = = 10 CRIANÇAS DA CLASSE DE 1 CRIANÇA AB = 1 ADULTO AB = 5 CRIANÇAS DA CLASSE DE

8 8 Tipos de despesa CLASSE D R$/mês/domic R$ 400 a R$ 600 CLASSE A R$/mês/domic + R$ 6000 Alimentação 29,8 % 9,0 % Mobiliários e artigos do lar 2,6 % 1,4 % Eletrodomésticos 2,7 % 1,1 % Vestuário 5,7 % 3,2 % Higiene e Cuidados Pessoais 2,4 % 1,1 % Remédios 3,2 % 1,3 % Combustível- veículo próprio 1,2 % 3,7 % Aquisição de veículos 1,9 % 8,2 % Educação 1,0 % 4,9 % Recreação e cultura1,1 % 2,2 % SUBTOTAL VAREJO52 %32 % Outras despesas 48 %68 % Total Despesas 100 % Alocação do Orçamento Familiar Baixa Renda x Alta Renda (% dos gastos por setores) Font: IBGE POF Brasil

9 9 Alocação do Orçamento Familiar Destaques na Baixa Renda 1.Dominância do Varejo de Alimentos – - Baixa Renda – Cerca de 30% do orçamento familiar - Alta Renda – Menos de 10 % do orçamento familiar 2. Comparado com a Classe A, a Baixa Renda gasta % dobro de sua renda no varejo de: Mobiliários e artigos do lar Eletrodomésticos Vestuário Higiene e Cuidados Pessoais Remédios

10 10 Regiões de Baixa Renda – Promissoras Oportunidades de Mercado 1.CARACTERÍSTICAS DE MERCADO: -Alto crescimento populacional -Expansão de domicílios -% alta de Crianças e Jovens -Evolução do nível educacional e econômico 2.OPORTUNIDADES: -Alimentício -Produtos e serviços infantis -Móveis e eletro-doméstico -Material de Construção -Serviços Financeiros - Crédito -Confecções

11 11 Nossa Agenda 1.O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo 2.Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista 3.Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo 4.Varejo de Não Alimentos

12 12 ingredientes da Estratégia para Sucesso na Baixa Renda Access (Acesso) Affordability (Viabilidade) Availability (Disponibilidade) Fonte: Prahalad. A Riqueza na Base da Pirâmide Os 3 As da Estratégia para Baixa Renda:

13 13 Impacto da distância na atratividade das lojas Localização – fator fundamental para localização varejista Regra Geral: Atratividade da Loja declina com a Distância ou Esforço no acesso Atratividade da Loja Distância (Km) 1 234

14 14 Impacto da distância na atratividade das loja Peculiaridades na Baixa Renda Maioria = Não-Motorizada, Mobilidade Restrita Custo alto do transporte coletivo Limitações do volume comprado - Financeira e transporte Acesso á loja: a) Andando Área de Infl. limitada b) Transporte coletivo Área de Infl. extensa

15 15 Impacto da distância Área de Influência das lojas Baixa Renda = Não-Motorizada POLARIZAÇÃO NA SELEÇÃO DA LOJA -Loja vizinhança - andando -Pólos Comerciais – Transp. Coletivo Atratividade da Loja Distância (Km) Mini-mercado e Conveniência Lojas em Pólos Comercias

16 16 Área de influência – Baixa Renda ( Terminal de ônibus) (Raios de 1/2 km, 1 km e 2 km) Supermercado Área = m2 Clientes Baixa Renda Maioria vai à Loja de ônibus %Clientes: Raio de ½ km= 15% Raio de 1 km = 24% Raio de 2 km = 33% Atratividade da Loja Distância (Km) 1 234

17 17 Nossa Agenda 1.O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo 2.Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista 3.Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo 4.Varejo de Não Alimentos

18 18 Dominância do Pequeno Varejo na Baixa Renda Maior importância de canais alternativos para as classes DE Fonte: LatinPanel

19 19 Mini-mercados

20 20 Varejo de Alimentos na Baixa Renda (Bairro de São Paulo)

21 21 Varejo de Alimentos na Baixa Renda (Bairro de São Paulo)

22 22 Localização deve ser integrada ao pólo comercial

23 23 Localização menos integrada ao pólo comercial de Baixa Renda

24 24 Tipologia de Estratégias no Varejo de Alimentos na Baixa Renda ESTRAT. 1ESTRAT. 2ESTRAT. 3 TIPOS DE ESTRATÉGIAS ÊNFASE EM PROXIMIDADE ÊNFASE EM PREÇO BAIXO ÊNFASE EM BENEFÍCIOS EXEMPLOS: MINI- MERCADOS REDES MÉDIAS E NOVOS FORMATOS LOJAS NASCERAM E CRESCERAM NA BAIXA RENDA LOCALIZAÇÃO - VIZINHANÇA - RUAS SECUNDÁRIAS -AVENIDAS - PÓLOS - RUAS PRINCIPAIS

25 25 Nossa Agenda 1.O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo 2.Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista 3.Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo 4.Varejo de Não Alimentos

26 26 Dois Principais Tipos de Localização -Shopping Center -Pólo Comercial de Rua Varejo de Não Alimentos

27 27 2 Principais Tipos de Localização -Shopping Center -Pólo Comercial de Rua Shopping centers Pólos comerciais São Paulo - Shopping Centers e Pólos Comerciais

28 28 Centros de Compras em S.Paulo Tipo de Centro Qtde. Média Área de Vendas ( m² mil ) Público Meio de Acesso Exemplos Pólo de Rua 6540C,D,E Transp coletiv Brás, Penha, Lapa, Pinheiros, São Miguel, Santo Amaro Shopping Center 2740A,B,C Carro e Transp Coletiv Iguatemi, Morumbi, Ibirapuera, Anália Franco Fonte: Parente Varejo & Pesquisa

29 29 Exemplos de Pólos de Rua de Baixa Renda em S.Paulo Pólo Área de Vendas ( m² mil ) Perfil dos Clientes Qtde. Lojas Casas Bahia São Miguel Paulista80C / D5 Santo Amaro (Lgo. 13)80C / D4 Brás70C / D1 São Mateus40C / D1 Sacomã40C / D1 Campo Limpo30C / D2 Pirituba20C / D1 Artur Alvim10C/D1 Fonte: Parente Varejo & Pesquisa

30 30 Pólo comercial de Artur Alvim - principal concentração

31 31 Composição do Pólo Comercial de Artur Alvim Segmento qtde. lojas m²Predominância Gêneros Alimentícios mercearias (8) e bombonieres (5) Restaurante, Lanchonete, Bar lanchonetes (12) Confecções e Calçados lojas de roupas (17) Artigos para o Lar (móveis, eletrodom., cama, mesa, banho, etc.) lojas de móveis (6) Artigos Diversos (não-alimentos) bazar (11) e lojas de variedades (6) Material de Construção / Tintas / Ferragens loja de mat. construção (7) Serviços Médicos Automotivos (postos, oficinas, acessórios, etc.) oficinas (16) Serviços Diversos cabeleireiros (15) Serviços Financeiros agências bancárias (7) Total

32 32 CASAS BAHIA - LOCALIZAÇÃO EM SÃO PAULO CONCENTRAÇÃO EM PÓLOS COMERCIAIS DE BAIXA RENDA Casas Bahia

33 33 CASAS BAHIA - LOCALIZAÇÃO EM SÃO PAULO CONCENTRAÇÃO EM PÓLOS COMERCIAIS DE BAIXA RENDA Renner C&A Faixas de Renda Familiar (R$ mês) > R$ R$ a R$ a R$ 600 a < R$ 600 Principais vias Praças e área verdes Casas Bahia

34 34 Nossa Agenda 1.O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo 2.Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista 3.Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo 4.Varejo de Não Alimentos


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