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LOCALIZAÇÃO VAREJISTA E A BAIXA RENDA 31 de maio de 2007 Prof

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Apresentação em tema: "LOCALIZAÇÃO VAREJISTA E A BAIXA RENDA 31 de maio de 2007 Prof"— Transcrição da apresentação:

1 LOCALIZAÇÃO VAREJISTA E A BAIXA RENDA 31 de maio de 2007 Prof
LOCALIZAÇÃO VAREJISTA E A BAIXA RENDA de maio de Prof. Juracy Parente GVcev - Centro de Excelência em Varejo

2 Nossa Agenda O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo
Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo Varejo de Não Alimentos

3 Cidade de São Paulo - Fontes: IBGE e Parente – Varejo e Pesquisa
< 20% 20 a 50% 50 a 70% > 70% % de Classes C/D/E Cidade de São Paulo -

4 São Paulo: Comparativo em amostra selecionada de Distritos
Fonte: IBGE

5 São Paulo: Distribuição da População por Faixa Etária

6 São Paulo: Contrastes na composição etária
9,5% Jardim Paulista 3,6% 4,3% 6,4% 9,0% 7,5% 7,6% 7,2% 5,8% 4,7% 4,0% 3,5% 4,1% 0 a 4 5 a 9 10 a 14 15 a 19 20 a 24 25 a 29 30 a 34 35 a 39 40 a 44 45 a 49 50 a 54 55 a 59 60 a 64 65 a 69 70 a 74 75 a 79 80 + Grajaú 11,1% 10,2% 10,1% 10,8% 10,7% 9,9% 7,7% 4,9% 2,2% 1,4% 0,9% 0,6% 0,3%

7 São Paulo: Contrastes na composição etária
9,5% Jardim Paulista 3,6% 4,3% 6,4% 9,0% 7,5% 7,6% 7,2% 5,8% 4,7% 4,0% 3,5% 4,1% 0 a 4 5 a 9 10 a 14 15 a 19 20 a 24 25 a 29 30 a 34 35 a 39 40 a 44 45 a 49 50 a 54 55 a 59 60 a 64 65 a 69 70 a 74 75 a 79 80 + Grajaú 11,1% 10,2% 10,1% 10,8% 10,7% 9,9% 7,7% 4,9% 2,2% 1,4% 0,9% 0,6% 0,3% = 10 CRIANÇAS DA CLASSE DE 1 CRIANÇA AB = 1 ADULTO AB = 5 CRIANÇAS DA CLASSE DE

8 Alocação do Orçamento Familiar Baixa Renda x Alta Renda (% dos gastos por setores)
Tipos de despesa CLASSE D R$/mês/domic R$ 400 a R$ 600 CLASSE A R$/mês/domic + R$ 6000 Alimentação 29,8 % 9,0 % Mobiliários e artigos do lar 2,6 % 1,4 % Eletrodomésticos 2,7 % 1,1 % Vestuário 5,7 % 3,2 % Higiene e Cuidados Pessoais 2,4 % Remédios 1,3 % Combustível- veículo próprio 1,2 % 3,7 % Aquisição de veículos 1,9 % 8,2 % Educação 1,0 % 4,9 % Recreação e cultura 2,2 % SUBTOTAL VAREJO 52 % 32 % Outras despesas 48 % 68 % Total Despesas 100 % Font: IBGE POF Brasil

9 Alocação do Orçamento Familiar Destaques na Baixa Renda
Dominância do Varejo de Alimentos – - Baixa Renda – Cerca de 30% do orçamento familiar - Alta Renda – Menos de 10 % do orçamento familiar 2. Comparado com a Classe “A”, a Baixa Renda gasta % dobro de sua renda no varejo de: Mobiliários e artigos do lar Eletrodomésticos Vestuário Higiene e Cuidados Pessoais Remédios

10 Regiões de Baixa Renda – Promissoras Oportunidades de Mercado
CARACTERÍSTICAS DE MERCADO: Alto crescimento populacional Expansão de domicílios % alta de Crianças e Jovens Evolução do nível educacional e econômico 2.OPORTUNIDADES: Alimentício Produtos e serviços infantis Móveis e eletro-doméstico Material de Construção Serviços Financeiros - Crédito Confecções

11 Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista
Nossa Agenda O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo Varejo de Não Alimentos

12 Fonte: Prahalad. A Riqueza na Base da Pirâmide. 2005.
ingredientes da Estratégia para Sucesso na Baixa Renda Os 3 A’s da Estratégia para Baixa Renda: Access (Acesso) Affordability (Viabilidade) Availability (Disponibilidade) Fonte: Prahalad. A Riqueza na Base da Pirâmide

13 na atratividade das lojas
Impacto da distância na atratividade das lojas Localização – fator fundamental para localização varejista Regra Geral: Atratividade da Loja declina com a Distância ou Esforço no acesso Atratividade da Loja Distância (Km) 1 2 3 4

14 na atratividade das loja Peculiaridades na Baixa Renda
Impacto da distância na atratividade das loja Peculiaridades na Baixa Renda Maioria = Não-Motorizada, Mobilidade Restrita Custo alto do transporte coletivo Limitações do volume comprado - Financeira e transporte Acesso á loja: a) Andando Área de Infl. limitada b) Transporte coletivo Área de Infl. extensa

15 Área de Influência das lojas Baixa Renda = Não-Motorizada
Impacto da distância Área de Influência das lojas Baixa Renda = Não-Motorizada POLARIZAÇÃO NA SELEÇÃO DA LOJA Loja vizinhança - andando Pólos Comerciais – Transp. Coletivo Atratividade da Loja Lojas em Pólos Comercias Mini-mercado e Conveniência 1 2 3 4 Distância (Km)

16 Supermercado Área = m2 Clientes Baixa Renda Maioria vai à Loja de ônibus %Clientes: Raio de ½ km= 15% Raio de 1 km = 24% Raio de 2 km = 33% Área de influência – Baixa Renda (Terminal de ônibus) (Raios de 1/2 km, 1 km e 2 km) Atratividade da Loja Distância (Km) 1 2 3 4

17 Nossa Agenda Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo
O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo Varejo de Não Alimentos

18 Dominância do Pequeno Varejo na Baixa Renda
Maior importância de canais alternativos para as classes DE Fonte: LatinPanel

19 Mini-mercados

20 Varejo de Alimentos na Baixa Renda (Bairro de São Paulo)

21 Varejo de Alimentos na Baixa Renda (Bairro de São Paulo)

22 Localização deve ser integrada ao pólo comercial

23 Localização menos integrada ao pólo comercial de Baixa Renda

24 NASCERAM E CRESCERAM NA BAIXA RENDA
Tipologia de Estratégias no Varejo de Alimentos na Baixa Renda ESTRAT. 1 ESTRAT. 2 ESTRAT. 3 TIPOS DE ESTRATÉGIAS ÊNFASE EM PROXIMIDADE ÊNFASE EM PREÇO BAIXO ÊNFASE EM BENEFÍCIOS EXEMPLOS: MINI- MERCADOS REDES MÉDIAS E NOVOS FORMATOS LOJAS NASCERAM E CRESCERAM NA BAIXA RENDA LOCALIZAÇÃO - VIZINHANÇA - RUAS SECUNDÁRIAS AVENIDAS PÓLOS - RUAS PRINCIPAIS

25 Varejo de Não Alimentos
Nossa Agenda O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo Varejo de Não Alimentos

26 Varejo de Não Alimentos
Dois Principais Tipos de Localização Shopping Center Pólo Comercial de Rua

27 2 Principais Tipos de Localização
Shopping centers Pólos comerciais São Paulo - Shopping Centers e Pólos Comerciais 2 Principais Tipos de Localização Shopping Center Pólo Comercial de Rua

28 Centros de Compras em S.Paulo
Tipo de Centro Qtde. Média Área de Vendas ( m² mil ) Público Meio de Acesso Exemplos Pólo de Rua 65 40 C,D,E Transp coletiv Brás, Penha, Lapa, Pinheiros, São Miguel, Santo Amaro Shopping Center 27 A,B,C Carro e Transp Coletiv Iguatemi, Morumbi, Ibirapuera, Anália Franco Fonte: Parente Varejo & Pesquisa

29 Fonte: Parente Varejo & Pesquisa
Exemplos de Pólos de Rua de Baixa Renda em S.Paulo Pólo Área de Vendas ( m² mil ) Perfil dos Clientes Qtde. Lojas Casas Bahia São Miguel Paulista 80 C / D 5 Santo Amaro (Lgo. 13) 4 Brás 70 1 São Mateus 40 Sacomã Campo Limpo 30 2 Pirituba 20 Artur Alvim 10 C/D Fonte: Parente Varejo & Pesquisa

30 Pólo comercial de Artur Alvim - principal concentração

31 Composição do Pólo Comercial de Artur Alvim
Segmento qtde. lojas Predominância Gêneros Alimentícios 21 1.300 mercearias (8) e bombonieres (5) Restaurante, Lanchonete, Bar 23 625 lanchonetes (12) Confecções e Calçados 26 860 lojas de roupas (17) Artigos para o Lar (móveis, eletrodom., cama, mesa, banho, etc.) 12 1.165 lojas de móveis (6) Artigos Diversos (não-alimentos) 50 1.320 bazar (11) e lojas de variedades (6) Material de Construção / Tintas / Ferragens 11 675 loja de mat. construção (7) Serviços Médicos 18 870 Automotivos (postos, oficinas, acessórios, etc.) 3.915 oficinas (16) Serviços Diversos 52 3.470 cabeleireiros (15) Serviços Financeiros 9 1.670 agências bancárias (7) Total 248 15.870 -

32 CASAS BAHIA - LOCALIZAÇÃO EM SÃO PAULO
CONCENTRAÇÃO EM PÓLOS COMERCIAIS DE BAIXA RENDA Casas Bahia

33 CONCENTRAÇÃO EM PÓLOS COMERCIAIS DE BAIXA RENDA
CASAS BAHIA - LOCALIZAÇÃO EM SÃO PAULO CONCENTRAÇÃO EM PÓLOS COMERCIAIS DE BAIXA RENDA Renner C&A Faixas de Renda Familiar (R$ mês) > R$ 4.000 R$ a 4.000 R$ a 2.000 R$ 600 a 1.200 < R$ 600 Principais vias Praças e área verdes Casas Bahia

34 Nossa Agenda O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo
Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo Varejo de Não Alimentos


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