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UFPB UFAL Luiz Eduardo Cunha Leite Samuel Oliveira de Azevedo.

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1 UFPB UFAL Luiz Eduardo Cunha Leite Samuel Oliveira de Azevedo

2 Objetivos Desenvolver um middleware para controle e programação de dispositivos remotos, tais como robôs, som, iluminação e ar-condicionado; Desenvolver um protótipo de circuito eletrônico/software para controle de dispositivos, com uso de técnicas de clonagem de controle remoto; Aplicações piloto para TVDI que utilizem o middleware; Apresentação teatral para validação do sistema desenvolvido.

3 Cenário de Uso EstúdioHome Media Center STB Servidor de Rede/ Intenet Servidor do Estúdio Torre de Transmissão

4 Arquitetura de Middleware Proposto Ideal - Tese

5 Análise da Arquitetura de Middleware Proposto x Realizado

6 Equipe Luiz Eduardo Cunha Leite: coordenador. Samuel Oliveira de Azevedo : coordenar os alunos de mestrado e graduação, projeto e desenvolvimento do middleware; Renata Pitta Barros: coordenar os alunos de graduação, desenvolvimento do compilador e da linguagem de controle; Renato Gardman (bolsista do projeto de excelência): integração com outros projetos, desenvolvimento de software (controle remoto e robô Galatéia), desenvolvimento de protótipo de hardware; Eduardo Agostinho (bolsista do projeto de excelência): desenvolvimento de software (módulos de serviços e de drivers); Anelisa Diógenes Freitas: desenvolvimento de software; Isaac Diego Tavares de Souza: desenvolvimento de software e hardware; Hélio Helin Tiago Fernandes de Oliveira: desenvolvimento de software e hardware; Victor Herlon Silva Santos: desenvolvimento de software.

7 Etapas Protótipo 1 – 100% Middleware: integrar controle do robô, controle remoto do n-wii, e leitor de XML – 100% Aplicação: interface educativa para o controle remoto dos robôs na TV – 100%

8 Etapas Protótipo 2 – 65% Linguagem: desenvolvimento da gramática e do compilador- 90% (novas adições, como programar velocidade precisam ser feitas) Middleware: integração com compilador - 100% Hardware: protótipo do dispositivo de clonagem de controles remotos – 0% (protótipo perdido) Aplicação: interface educativa para programação de dispositivos – 30%

9 Etapas Protótipo 3 – 50% Middleware: adição de protótipos de módulos da camada de serviços (multimídia) – Adiado para versão futura (Não estava na proposta original). Hardware: desenvolvimento de protótipo que interliga dispositivos de hardware ao conversor/computador, usando o clonador de controles remotos. – 0% Aplicação: interface para configuração de dispositivos no conversor/computador, protótipo do gerenciador de serviços multimídia. – 100%

10 Etapas Protótipo 4 – 17,5% Middleware: desenvolvimento dos módulos anteriores, adição de protótipos de módulos da camada de drivers, adição de novos dispositivos robóticos. 30% Hardware: integrar controle de luz e som ao protótipo anterior. Aplicação: interface para atualização de software dos dispositivos do conversor/computador. Rede: escolha/desenvolvimento do protocolo que permite o controle dos dispositivos remotos através da internet.

11 Etapas Protótipo 5 – 17,5% Middleware: desenvolvimento dos módulos anteriores, adição de módulos na camada de serviços (armazenamento, busca e PVR). Hardware: integrar com o middleware. Aplicação: desenvolvimento de aplicação interativa que será usada na peça, desenvolvimento do gerenciador multimídia. Rede: desenvolvimento de serviço de rede para acesso aos dispositivos – 70%

12 Demonstrações 1) Interface de controle remoto de robô via conversor; 2) Controle remoto de robô via wii-mote; 3) Interface de programação de robôs no conversor.

13 Integração


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