A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DO MERCADO COLOMBIANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DO MERCADO COLOMBIANO"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DO MERCADO COLOMBIANO

2 PRINCIPAIS CIDADES REGIÕES PRODUTORAS DE CALÇADOS PRINCIPAIS CIDADES

3 INFORMAÇÕES GERAIS NOME OFICIAL => República da Colômbia
CAPITAL => Santa Fé de Bogotá PRINCIPAIS CIDADES => Bogotá, Cali, Medelin, Barranquilla, Cartagena. POPULAÇÃO => 44 milhões (Set/2002) Eurameríndios: 58%; Europeus Ibéricos: 20%; Eurafricanos: 14%; Afro-Americanos: 4%; Ameríndios: 1% e Outros: 3%. IDIOMA => Espanhol (oficial). MOEDA => Peso colombiano US$ 1,00 = $ 2.640,00 COMPOSIÇÃO POR SETOR => agricultura: 19% - indústria: 26% - serviços: 55% COMÉRCIO EXTERIOR => Exportações (Fob) US$ 12,3 bilhões (2001) Importações (Cif) US$ 12,7 bilhões (2001)

4 INFORMAÇÕES GERAIS 4º MAIOR PRODUTOR CONTINENTAL DE CALÇADOS. 6º MAIOR MERCADO CONSUMIDOR CALÇADISTA DA AMERICA LATINA. IMPORTA PRINCIPALMENTE DA CHINA E DO EQUADOR. EXPORTA PRINCIPALMENTE PARA VENEZUELA E EQUADOR. PRODUÇÃO CALÇADISTA DESCENTRALIZADA. Existem na Colômbia empresas dedicadas a fabricação de calçados. Destas empresas 28% estão em Santafé de Bogotá, 19% em Bucamaranga, 12% em Cali, 10% em Cúcuta, 8% em Medellin, 3% em Barranquilla, 3% em Pereira e 17% distribuídas por mais de 80 cidades no país. Algumas empresas exportadoras são tecnologicamente desenvolvidas. A maioria das empresas exportadoras é formada por micro, pequena e médio porte que utilizam processos artesanais, com pequena parte de produção para o mercado interno.

5 PRÁTICAS COMERCIAIS HORÁRIOS NOS ESCRITÓRIOS => 8:30 às 18:00 h.
ORGÃOS GOVERNAMENTAIS => 8:30 às 12:30 e 14:00 às 17:00 h. BANCOS => 9:00 às 15:00 h e 17:00 às 19:00 h. NEGOCIAÇÕES Depois do Espanhol o principal idioma é o Inglês. Os meios de comunicação preferidos são: telefone, fax e internet. A correspondência postal somente é usada para documentos originais. .

6 HÁBITOS E PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES
PRÁTICAS COMERCIAIS HÁBITOS E PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES O couro é o material que mais se destaca na preferência dos consumidores, mas os sintéticos vem ganhando cada vez mais espaço. Os hábitos colombianos denotam informalidade no dia-a-dia mostrando-se um grande mercado para calçados casuais. O mercado é direcionado para calçados fechados, abertos e sandálias. Os calçados esportivos tem boa penetração no mercado. A Colômbia mantém acordos de preferências tarifárias com o Brasil. Recentemente a Colômbia fechou o acordo de taxa 0 (zero) para exportações ao EUA. O mecanismo de comercialização mais utilizado é a designação de representantes.No caso de matérias-primas e insumos o comércio é feito via importadores diretos

7 TRANSPORTE TRANSPORTES PRINCIPAIS PORTOS MARÍTIMOS
=> Buenaventura, Santa Marta, Cartagena e Barranquilla No geral, a oferta de transporte marítimo é insuficiente, sendo necessário optar por rotas alternativas, mais longas e caras como : Santos, Paranaguá e Rio de Janeiro. AEROPORTOS E CAMPOS DE POUSO (2001) => Total 1066 pistas (93 pavimentadas e 973 não)

8 TRANSPORTES PRINCIPAIS PORTOS PRICIPAIS AEROPORTOS

9 EVOLUÇÃO DO COMERCIO EXTERIOR

10 PRODUÇÃO, EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇAO DE CALÇADOS - COLÔMBIA
MERCADO MUNDIAL DE CALÇADOS NA COLÔMBIA (em milhões de pares)

11 BRASIL – Exportações de Calçados para Colômbia

12 FEIRAS IFLS => Ocorre duas vezes ao ano, geralmente nos meses de FEVEREIRO e AGOSTO na cidade de Bogotá. OBS: nessa feira expõe lado a lado, tanto fornecedores de componentes quanto fabricantes de calçados.

13 Informações gerais

14 Fonte: ABICALÇADOS Ano: 2002
Informações gerais Fonte: ABICALÇADOS Ano: 2002


Carregar ppt "ESTUDO DO MERCADO COLOMBIANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google