A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VÍNCULO CONSCIENCIAL PROFISSIONALISMO VOLUNTARIADO Isabel Manfroi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VÍNCULO CONSCIENCIAL PROFISSIONALISMO VOLUNTARIADO Isabel Manfroi."— Transcrição da apresentação:

1 VÍNCULO CONSCIENCIAL PROFISSIONALISMO VOLUNTARIADO Isabel Manfroi

2 Histórico do Voluntariado no Brasil
1543 - Fundação da Santa Casa de Misericórida, na Vila de Santos, Capitania de São Vicente. 1908 - A Cruz Vermelha chega ao Brasil. 1910 - Escotismo chega ao Brasil com o lema “ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião”. 1935 - Promulgada a Lei de Declaração de Utilidade Pública, feita para regular as Instituições Filantrópicas. 1942 - Presidente Getúlio Vargas cria a Legião Brasileira de Assistência (LBA).

3 Declaração dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas -ONU Governo cria o Projeto Rondon, incentiva voluntários a prestar serviços assistenciais em comunidades carentes Surgem as ONGS Herbert de Souza, o Betinho, cria a Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e pela vida É criado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso o Conselho da Comunidade Solidária Lançamento do Programa Voluntários.

4 1997- Criação dos primeiros Centros de Voluntariado no Brasil
1997- Criação dos primeiros Centros de Voluntariado no Brasil Promulgada lei 9.608, regulamenta o trabalho voluntário no Brasil Declaração do Milênio, pelas Nações Unidas assinada por 191 países, com macro objetivos para alcançar até Promulgado pela ONU como o Ano Internacional do Voluntariado.

5 Voluntário da Conscienciologia
Definologia. O voluntário da Conscienciologia é a pessoa física realizando trabalho ou atividade não remumerada, com vínculo consciencial, em Instituição Conscienciocêntrica (IC), por estar comprometida com a evolução cosmoética e assistencial de todas as consciências. (Waldo Vieira – Enciclopédia da Conscienciologia).

6 (Fernanda Thomaz / Conscientia 10(1) – pg.: 22 – 2006).
O voluntariado da Conscienciologia é o conjunto de consciências que se dedicam, por vontade própria, a atividades assistenciais multidimensionais, ligadas por vínculo grupocármico e cosmoético, atuando dentro do paradigma consciencial – vínculo consciencial. (Fernanda Thomaz / Conscientia 10(1) – pg.: 22 – 2006).

7 As necessidades orientam os trabalhos
O sentido profissional do voluntário. O Intervoluntariado Os Voluntários Técnicos A autodisponibilidade O vínculo consciencial A tarefa do esclarecimento

8 O exemplarismo pessoal
O principio da descrença O código pessoal de Cosmoética O binômio admiração-discordância O binômio recebimento-retribuição

9 Vínculo Empregatício Definologia. Com os conceitos dispostos temos que o Vínculo Empregatício caracteriza-se pela prestação de serviço habitual por pessoa física a empregador, ao qual o empregado está subordinado e recebe remuneração como contraprestação dos serviços realizados.

10 Vinculo Consciencial Definologia. O vínculo consciencial é a aplicação dos liames do voluntário, homem ou mulher, na vida humana, notadamente na família consangüínea, no círculo social de amizades e nos trabalhos da empresa humana ou da Instituição Conscienciocêntrica (IC), sem o vínculo empregatício convencional. (Waldo Vieira – Enciclopédia da Conscienciologia)

11 Profissionalismo no Voluntariado
Definilogia. O voluntario profissional é a pessoa que doa seu tempo e seu conhecimento para auxiliar outras pessoas, sem remuneração, mas com responsabilidade e compromisso com foco na excelência e na qualidade. ( O Quinto Poder)

12 Profissionalismo no Voluntariado
Não basta ter boa vontade, é preciso associar ao voluntariado uma continuidade do serviço e capacitação. Ser o melhor exemplo. Primar pela excelência.

13 Profissionalismo no Voluntariado
Tanto as instituições convencionais quanto as consciênciais ( ICs ) precisam aprender a valorizar os voluntários. Os voluntários precisam estar engajados nos projetos. A perspectiva de inicio, meio e fim, incentiva o voluntário a fazer parte do processo.

14 Profissionalismo no Voluntariado
O trabalho voluntário tem foco nos resultados e não no reconhecimento que o voluntário pode obter. Sai de cena o ajudar, entra em ação o Participar. A disposição básica de um voluntário não será a de doar-se, mas sim a de disponibilizar-se.

15 Resultados: Autoliderança Autoconfiança Autorganização Autopriorização
Autoempenho Autocomprometimento Autoresponsabilidade Automotivação


Carregar ppt "VÍNCULO CONSCIENCIAL PROFISSIONALISMO VOLUNTARIADO Isabel Manfroi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google