A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

S EMPRE a Ler + 2011. 12 Jardins-de-infância; 11 Escolas com 1º ciclo; 02 Centros Escolares 01 Escola EB 1-2; 01 Escola com o 3º ciclo e Secundário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "S EMPRE a Ler + 2011. 12 Jardins-de-infância; 11 Escolas com 1º ciclo; 02 Centros Escolares 01 Escola EB 1-2; 01 Escola com o 3º ciclo e Secundário."— Transcrição da apresentação:

1 S EMPRE a Ler

2

3 12 Jardins-de-infância; 11 Escolas com 1º ciclo; 02 Centros Escolares 01 Escola EB 1-2; 01 Escola com o 3º ciclo e Secundário - Martinho Árias 01 Centro Novas Oportunidades. Outras ofertas: Universidade Sénior - CulturÁrias População escolar : 2139 alunos 227 professores População escolar : 2139 alunos 227 professores

4 A dimensão concelhia… a quantidade de estabelecimentos… a abrangência dos estabelecimentos que o integram… desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, passando pelo Centro de Novas Oportunidades… conferem-lhe um conjunto de atributos peculiares. Projecto Educativo p.5

5 Rede de Bibliotecas Soure BE C. Escolares Bibliotecas Escolares BE 3/Sec Biblioteca Municipal BE1 -2 Itinerâncias BE alunos BE 1 -Pacotes c/ espaço próprio; em sala aula

6 Jardins de infância Itinerâncias Escolas EB1 25 baús documentais 690 documentos

7 12 Bibliotecas Escolares

8 Grupo Trabalho Concelhio Reuniões do GTC: Ordinariamente no final de cada período. Grupo coordenador: Bibliotecária Municipal Professoras Bibliotecárias (2) Coordenadoras do 1º CEB e da Educação Pré-Escolar

9 Dinâmica concelhia Programação/Gestão estratégica, Colaboração, Coordenação/ liderança, Partilha e co-responsabilização. …para uma articulação de saberes e experiências envolvendo os diferentes ciclos de ensino e as diferentes tipologias de bibliotecas.

10 S EMPRE a Ler Acções em desenvolvimento Selecção de Boas Práticas Cultura integrada de Leitura Maior qualificação das acções Trabalho em Rede

11 S EMPRE a Ler + Assenta num trabalho de cooperação com a Biblioteca Municipal. Reforça a articulação entre os diferentes níveis de ensino, as diferentes estruturas pedagógicas e outros projectos do AES; Projecto estruturante de todo o AES.

12 FORMAR LEITORES REFORÇAR AS BOAS PRÁTICAS ENVOLVER OS PAIS/ ENVOLVER A COMUNIDADE

13 A equipa do projecto Representante do Órgão de Gestão Professora Bibliotecária (coordenação) Professora Bibliotecária (BE 3/Sec M. Árias) Coordenadora do Pré-escolar Coordenadora do 1º ciclo Coordenadora do projecto Art e Vícios Responsável Novas Oportunidades a Ler+ Bibliotecária Municipal Elementos das diferentes estruturas pedagógicas e representantes dos diferentes graus e ciclos de ensino. Elementos promotores de actividades. Interlocutores privilegiados na comunidade escolar e na comunidade educativa.

14 Desenvolver actividades que envolvam a família e a comunidade. Eventos de leitura articulados com actividades dos Departamentos Actividades de leitura a nível curricular (s. aula) Criar na escola um ambiente integral de leitura Leitura inevitável (sempre presente) Desenvolver actividades abrangem diferentes faixas etárias ( 1- 70…) Biblioteca Municipal Bibliotecas Escolares Projectos em desenvolvimento Departamentos Curriculares S EMPRE a Ler +

15 Biblioteca Municipal

16 Destinatários: Alunos do Pré-Escolar e 1º CEB do concelho (Rede Pública e IPSS) Articulação: Departamentos Curriculares do Pré-Escolar e 1º CEB do AES Rede de Bibliotecas de Soure

17 Passaporte de Leitura/ Leitura em Vai e Vem Passaporte de Leitura/ Leitura em Vai e Vem Destinatários: Alunos do Pré-Escolar do AES e famílias. (total de 228 crianças) a Ler + em Família

18 Correio de Natal Destinatários: Alunos do Pré-Escolar, 1º e 2ºciclos 456 participações Intervenientes: Educadoras; Professores Titulares de Turma; Professores de EVT e L. Portuguesa; Professores de E. Acompanhado; Rede de Bibliotecas de Soure.

19 Encontros com autores Destinatários: Alunos do 3º ano de todo o Agrupamento (total de 139 alunos) Preparação antecipada do encontro: Elaboração de listagens bibliográficas das existências; Levantamento das propostas dos docentes para novas aquisições; Selecção de obras do escritor para serem trabalhadas em contexto curricular; Contactos com livreiros e distribuição de exemplares por todos as escolas; Recolha e partilha de materiais para exploração das obras do autor; Organização logística do encontro; Produção e divulgação dos materiais produzidos pelos alunos.

20 a Ler + em substituição Envolve turmas de 2º e 3º ciclos e Secundário 2º ciclo (19 requisições) 3º ciclo/Secundário (22 requisições) a Ler + recomenda Envolve os Departamentos Curriculares 32 propostas de leitura

21 Livros Trocados Disponível em : https://sites.google.com/a/escolasdesoure.pt/trocalivros/https://sites.google.com/a/escolasdesoure.pt/trocalivros/

22 Actividades interdisciplinares Workshop (Poesia Visual) Peddy Paper (Viagem c/ Ulisses) Contos tradicionais Jornal Jovem Futsal de autores A maior Flor do Mundo Feira Verde

23 Eventos Escolas Comunidade local Visibilidade e Promoção da Leitura Alunos Professores Pais e Famílias Outros elementos Envolver elementos da comunidade escolar/educativa Bib. Municipal CNO/EFA Clubes Bombeiros Jornal e Rádio Local Agregar todos os parceiros do projecto

24 Destinatários: Formandos RVCC Cursos EFA Periodicidade: Mensal Eventos

25 a Ler + em Família Biblioteca Municipal Jardim de Infância Escolas do 1º CEB Escolas 2º e 3ºciclo e Secundária

26 Resultados de impacto Indicador provas de aferição

27 Projecto sustentado e coerente. A maioria das acções já se encontrava em desenvolvimento. Grande aposta no trabalho em rede. Objectivo comum: desenvolver uma cultura integrada de leitura. S EMPRE a Ler +

28 «Reconstruir é sempre inventar». Eça de Queirós S EMPRE a Ler +

29 Obrigada pela vossa atenção. Maria José Malo


Carregar ppt "S EMPRE a Ler + 2011. 12 Jardins-de-infância; 11 Escolas com 1º ciclo; 02 Centros Escolares 01 Escola EB 1-2; 01 Escola com o 3º ciclo e Secundário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google