A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4º DOMINGO DO ADVENTO EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4º DOMINGO DO ADVENTO EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO."— Transcrição da apresentação:

1 4º DOMINGO DO ADVENTO EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO

2 MOTIVAÇÃO Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus nosso Senhor, sejam bem-vindos a esta celebração eucarística. Hoje, 4.º Domingo do Advento, deve ser forte em nós o desejo de

3 anunciar a chegada de Deus entre nós. É o Deus conosco, o Emanuel, concebido em Maria pelo Espírito Santo. Acolhida por José na fidelidade e no amor, Maria é pessoa singular no Tempo do Advento. Não há

4 Tempo melhor para o culto à Mãe do Menino Deus. A alegre espera pelo Senhor que vem já é realidade no ventre de Maria. A Igreja, a exemplo de Maria e na força do Santo Espírito de Deus, vivendo com ela sua gravidez,

5 gera vida na comunidade. Com alegria, entoemos o canto inicial!

6 CANTO DE ENTRADA Das alturas orvalhem os céus / E as nuvens, que chovam justiça, / Que a terra se abra ao amor / E germine o Deus / Salvador. (bis)

7 1. Foste amigo, antigamente, / Desta terra que amaste, / Deste povo que escolheste; / Sua sorte melhoraste, / Perdoaste seus pecados, /Tua raiva acalmaste.

8 Das alturas orvalhem os céus / E as nuvens, que chovam justiça, / Que a terra se abra ao amor / E germine o Deus / Salvador. (bis)

9 2. Vem, de novo, restaurar-nos! / Sempre irado estarás, / Indignado contra nós? / E a vida não darás? / Salvação e alegria, / Outra vez, não nos trarás?

10 Das alturas orvalhem os céus / E as nuvens, que chovam justiça, / Que a terra se abra ao amor / E germine o Deus / Salvador. (bis)

11 3. Escutemos suas palavras, / É de paz que vai falar; / Paz ao Povo, a seus fiéis, / A quem dele se achegar. / Está perto a salvação / E a glória vai voltar.

12 Das alturas orvalhem os céus / E as nuvens, que chovam justiça, / Que a terra se abra ao amor / E germine o Deus / Salvador. (bis)

13 4. Eis: Amor, Fidelidade / Vão unidos se encontrar, / Bem assim, Justiça e Paz / Vão beijar-se e se abraçar. / Vai brotar Fidelidade / E Justiça se mostrar.

14 Das alturas orvalhem os céus / E as nuvens, que chovam justiça, / Que a terra se abra ao amor / E germine o Deus / Salvador. (bis)

15 5. E virão os benefícios / Do Senhor a abençoar/ E os frutos de amor / Desta terra vão brotar, / A justiça diante dele / E a paz o seguirá.

16 Das alturas orvalhem os céus / E as nuvens, que chovam justiça, / Que a terra se abra ao amor / E germine o Deus / Salvador. (bis)

17 6. Glória ao Pai onipotente, / Ao que vem, glória e amor. / Ao Espírito cantemos: / Glória a nosso Defensor! / Ao Deus Uno e Trino demos / A alegria do louvor.

18 Das alturas orvalhem os céus / E as nuvens, que chovam justiça, / Que a terra se abra ao amor / E germine o Deus / Salvador. (bis)

19

20 - Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. - Amém! SAUDAÇÃO

21

22 - O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.

23 - Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

24

25 ATO PENITENCIAL

26 - Senhor, que viestes ao mundo para nos salvar, tende piedade de nós. -Senhor, tende piedade de nós!

27 - Cristo, que continuamente nos visitais com a graça do vosso Espírito, tende piedade de nós. - Cristo, tende piedade de nós!

28 - Senhor, que vireis um dia para julgar as nossas obras, tende piedade de nós. -Senhor, tende piedade de nós!

29 CANTO DO ATO PENITENCIAL

30

31 - Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. - Amém!

32

33 OREMOS (Silêncio): Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do Anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e ORAÇÃO DA COLETA

34 cruz, à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. - Amém.

35 A PALAVRA SE FAZ VIDA Tudo por Jesus, porém nada sem Maria. José, Filho de Davi, que acolhe Maria por sua esposa. Maria, virgem antes, durante e depois do parto. Isso é mistério de Deus!

36 Ela foi a escolhida por Deus para ser a Mãe do seu Filho Jesus. Na mesma confiança em Deus e na sua Palavra, a exemplo de Maria, ouçamos.

37 PRIMEIRA LEITURA (Is 7,10-14)

38 Leitura do Livro do profeta Isaías: Naqueles dias, 10 o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11 Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu.

39 12 Mas Acaz respondeu: Não pedirei nem tentarei o Senhor. 13 Disse o profeta: Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus?

40 14 Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel.

41 - Palavra do Senhor. - Graças a Deus!

42 SALMO RESPONSORIAL - O rei da glória é o Senhor onipotente;/ abri as portas para que ele possa entrar!

43 - Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,/ o mundo inteiro com os seres que o povoam;/ porque ele a tornou firme sobre os mares,/ e sobre as águas a mantém inabalável.

44 - O rei da glória é o Senhor onipotente;/ abri as portas para que ele possa entrar!

45 - Quem subirá até o monte do Senhor,/ quem ficará em sua santa habitação?/ Quem tem mãos puras e inocente coração,/ quem não dirige sua mente para o crime.

46 - O rei da glória é o Senhor onipotente;/ abri as portas para que ele possa entrar!

47 - Sobre este desce a bênção do Senhor/ e a recompensa de seu Deus e Salvador./ É assim a geração dos que o procuram,/ e do Deus de Israel buscam a face.

48 - O rei da glória é o Senhor onipotente;/ abri as portas para que ele possa entrar!

49 SEGUNDA LEITURA (Rm 1,1-7)

50 Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos: 1 Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2 que pelos profetas havia prometido, nas Sagradas Escrituras 3 e que

51 diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 4 autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, Nosso Senhor. 5 É por ele que recebemos

52 a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. 6 Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo.

53 7 A vós todos, que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus!

54 Aleluia, Aleluia, Aleluia Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Chamar-se-á Emanuel que significa: Deus conosco. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

55 - O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de nós! - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus. - Glória a vós, Senhor!

56

57 - Palavra da Salvação! - Glória a vós, Senhor!

58

59 Creio em Deus Pai Todo- Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da PROFISSÃO DE FÉ

60 Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Pode-

61 roso donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.

62

63 ORAÇÃO DA COMUNIDADE -Senhor, glorificado seja o vosso nome!

64 1. Fazei, Senhor, que o Papa e os bispos cumpram a missão de cuidar e santificar a Igreja para que o dia derradeiro nos encontre a todos santos e irrepreensíveis.

65 -Senhor, glorificado seja o vosso nome!

66 2. Fazei, Senhor, que nossos padres e diáconos sejam iluminados pelo vosso Santo Espírito, para assim produzir muitos frutos para vossa Igreja Universal.

67 -Senhor, glorificado seja o vosso nome!

68 3. Fazei, Senhor, que aprendamos a nos acolher uns aos outros, como Cristo nos acolheu para glória de Deus Pai.

69 -Senhor, glorificado seja o vosso nome!

70 4. Ajudai a todos, Senhor, segundo a imensidade de vossa compaixão; ide ao encontro daqueles que, mesmo sem saber, vos esperam.

71 -Senhor, glorificado seja o vosso nome!

72 5. Vós chamais e santificais os eleitos; perdoai as nossas culpas e preparai os corações dos vossos filhos para o Santo Natal de Jesus.

73 -Senhor, glorificado seja o vosso nome!

74

75 1. As nossas mãos se abrem, / mesmo na luta e na dor / e trazem pão e vinho, / para esperar o Senhor. Deus ama os pobres / E se fez pobre,também, / Desceu à terra / E fez pousada em Belém. CANTO DAS OFERENDAS

76 2. As nossas mãos se elevam, / para, num gesto de amor, / retribuir a vida, / que vem das mãos do Senhor. Deus ama os pobres / E se fez pobre,também, / Desceu à terra / E fez pousada em Belém.

77 3. As nossas mãos se encontram / na mais fraterna união. / Façamos deste mundo / a grande Casa do Pão! Deus ama os pobres / E se fez pobre,também, / Desceu à terra / E fez pousada em Belém.

78 4. As nossas mãos sofridas / nem sempre têm o que dar, / mas vale a própria vida / de quem prossegue a lutar. Deus ama os pobres / E se fez pobre,também, / Desceu à terra / E fez pousada em Belém.

79

80 - Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. - Receba ó Senhor por tuas mãos este sacrifício, para a glória do Seu nome, para nosso bem e de toda Santa Igreja! LITURGIA EUCARÍSTICA

81 Ó Deus, que o mesmo Espírito Santo, que trouxe a vida ao seio de Maria, santifique estas oferendas colocadas sobre o vosso altar. Por Cristo nosso Senhor. - Amém! ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

82 ORAÇÃO EUCARÍSTICA III - O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós! - Corações ao alto. - O nosso coração está em Deus! - Demos graças ao Senhor, nosso Deus. - É nosso dever e nossa salvação!

83 NA VERDADE, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso. Nós vos louvamos, bendizemos e glorificamos pelo mistério da

84 Virgem Maria, Mãe de Deus. Do antigo adversário nos veio a desgraça, mas do seio virginal da Filha de Sião germinou aquele que nos alimenta com o pão do céu e garante para todo o gênero humano a salvação e a

85 paz. Em Maria, é-nos dada de novo a graça que por Eva tínhamos perdido. Em Maria, mãe de todos os seres humanos, a maternidade, livre do pecado e da morte, se abre para uma nova vida.

86 Se grande era a nossa culpa, bem maior se apresenta a divina misericórdia em Jesus Cristo, nosso Salvador. Por isso, enquanto esperamos sua chegada, unidos aos anjos e a todos os santos, cheios de

87 esperança e alegria, nós vos louvamos, cantando (dizendo) a uma só voz:

88 SANTO Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas. Bendito o vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.

89 ……………… 1/1 SANTO

90 NA VERDADE, vós sois Santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a

91 todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito. - Santificai e reuni o vosso povo!

92 POR ISSO, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e

93 Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério. - Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

94

95 - Eis o mistério da fé! - Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!

96 CELEBRANDO agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de

97 graças este sacrifício de vida e santidade. - Recebei, ó Senhor, a nossa oferta! OLHAI com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que,

98 alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito. - Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

99 QUE ELE faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, e todos os santos, que não cessam de

100 interceder por nós na vossa presença. - Fazei de nós uma perfeita oferenda! E AGORA, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da

101 nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Francisco, o nosso Bispo (...),

102 com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes. - Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

103 ATENDEI às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro. - Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

104 ACOLHEI com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade.

105 Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso. - A todos saciai com vossa glória!

106

107 PAI NOSSO... RITO DA COMUNHÃO

108 - Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa miseri- córdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguarda-

109 mos a vinda do Cristo Salvador. - Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre! - Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, Eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos

110 pecados mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. - Amém!

111 - A paz do Senhor esteja sempre convosco. - O amor de Cristo nos uniu!

112

113 - Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

114 - Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

115

116 - Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

117

118 O Senhor fez em mim maravilhas / Santo é seu nome. (bis) 1. A minhalma engrandece o Senhor / E exulta meu espírito em Deus meu Salvador; / Porque olhou para a humildade de sua serva, / Doravante as gerações hão de chamar-me de bendita. COMUNHÃO I

119 O Senhor fez em mim maravilhas / Santo éseu nome. (bis) 2. O Poderoso fez em mim maravilhas, / E santo é o seu nome! / Seu amor para sempre se estende / Sobre aqueles que o temem;

120 O Senhor fez em mim maravilhas / Santo éseu nome. (bis) 3. Manifesta o poder de seu braço, / Dispersa os soberbos; / Derruba os poderosos de seus tronos / E eleva os humildes;

121 O Senhor fez em mim maravilhas / Santo éseu nome. (bis) 4. Sacia de bens os famintos, / Despede os ricos sem nada. / Acolhe Israel, seu servidor, / Fiel ao seu amor.

122 O Senhor fez em mim maravilhas / Santo éseu nome. (bis) 5. Como havia prometido a nossos pais, / Em favor de Abraão e de seus filhos para sempre. / Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito /Desde agora e para sempre pelos séculos. Amém!

123

124 OREMOS: Ó Deus, Todo- Poderoso, tendo nós recebido o penhor da eterna redenção, fazei que, ao aproximar-se a festa da salvação, nos preparemos com maior empenho para celebrar ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

125 dignamente o mistério do vosso Filho. Que vive e reina para sempre. - Amém.

126

127 - O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de nós! BÊNÇÃO E DESPEDIDA

128 - Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos. - Amém!

129 - Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade. - Amém!

130 - Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória. - Amém!

131 - Abençoe-vos Deus Todo- Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. - Amém!

132 - Glorificai o Senhor com vossa vida; ide em paz e o Senhor vos acompanhe. - Graças a Deus!

133 Formatação: PASCOM – Paróquia São Vicente de Paulo


Carregar ppt "4º DOMINGO DO ADVENTO EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ E DARÁ À LUZ UM FILHO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google