A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática 2008-2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática 2008-2."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática

2 História do Curso de Matemática 1976: criação do Curso de Licenciatura em Ciências nas modalidades Física, Química, Matemática e Biologia. 1986: Licenciatura em Ciências foi reestruturada dando lugar aos Cursos de Graduação em Biologia, Física, Matemática e Química. De 1986 a 2000: O Curso de Graduação em Matemática funcionou com as modalidades licenciatura e bacharelado. 2000: Inicio da habilitação bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional. 2004: o currículo do curso de Licenciatura foi totalmente reformulado para atender às novas diretrizes curriculares para a formação de professores.

3 Estrutura do curso 3 habilitações: Licenciatura em Matemática Bacharelado em Matemática Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional Os dois primeiros períodos são comuns para as 3 habilitações. No 3 o período, o aluno pode optar por uma habilitação ou fazer mais de uma.

4 Estrutura do curso Monografia: Obrigatória para todas as habilitações, devendo ser impressa, defendida e apresentada para uma banca de 3 professores. Até 09/2008 foram catalogadas 462 monografias, nas mais diversas áreas do conhecimento. As monografias ficam disponíveis para consulta pelos demais alunos na biblioteca setorial.

5 Estrutura do curso

6 Relação candidato x vaga (vestibular)

7 SITUAÇÃO DOS ÚLTIMOS PERÍODOS

8 Situação dos alunos

9 PROPOSTAS PARA MELHORIA DO CURSO DE MATEMÁTICA Em reunião dos Colegiados do Curso de Matemática e do Departamento de Matemática em 28/07/2008 Redução do número de vagas no vestibular (viabilidade?). Entrada no vestibular só no 1 o semestre (Redução de vagas no vestibular?). Criação de um curso de Bacharelado em Estatística (Não há consenso). Criação de um mestrado em Matemática (ou uma pós-graduação) (Quase todos professores concordam). Escolha de professores para os dois primeiros períodos (Não há consenso). Divulgação do curso (Rural de portas abertas) (propaganda). Reativar as palestras (seminários temáticos). Voltar com a olimpíada de matemática. Melhorar a biblioteca setorial. Criar a orientação acadêmica Projetos para iniciantes (leitura de livros). Análise de currículo no concurso para monitores. ( incluir nos próximos editais).

10 Continuação das propostas Horário dos primeiros períodos. (Verificar a possibilidade de colocar os primeiros períodos na parte da manhã). Reunião com os professores dos primeiros períodos. Fazer desafios para os alunos. Pensar na geometria analítica. Incrementar a página do curso. Convidar professor externo para palestra na aula inaugural do curso. Pensar em uma disciplina de leitura para o 1 o semestre.

11 Resultado Parcial de Pesquisa com Alunos Ativos da Matemática Alunos ativos em : 326 Resposta de questionários : 110 Questionários analisados : 110 O curso de Matemática foi sua 1 a opção no vestibular? Sim 81 Não 28 Qual modalidade é a sua 1 a opção no curso: licenciatura 72 bacharelado 20 aplicada 17 estatística 4 Você gosta do Curso de Matemática? Sim 97 Não 9 Você gosta de estudar na Rural ? Sim 94 Não 2

12 Continuação da Pesquisa


Carregar ppt "CURSO DE MATEMÁTICA Uma avaliação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática 2008-2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google