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Www.labsag.com.br LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Versão 4 – 2010 Apresentação BRANDESTRAT Simulação de Estratégia Corporativa Global.

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1 LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Versão 4 – 2010 Apresentação BRANDESTRAT Simulação de Estratégia Corporativa Global - Marca Marketing B2B Mkt & Logística Publicidade Operações Finanças Pesquisa de mercado Demonstração Macroeconômica Estratégia Corporativa Global Gerência Geral Serviços Gerência Geral Industrial Vers. Básica Simulação Pesquisa - Análise de mercado

2 Brandestrat: Estratégia Corporativa Global – Marca-Pesquisas de mercado Reflete complexidade, incerteza e desafios próprios dos processos de análise e tomada de decisões de marketing Processo de administração de produtos: comercialização, competitividade, análise financeira, operações, (capacidade de produção, estoques, prognósticos de vendas) Planejamento a curto e longo prazo

3 O Mundo Brandestrat Marcas de até 9 empresas simuladas, protegidas por patentes estritas, concorrem em um mercado globalizado composto por 5 regiões geográficas (Europa, América Latina, Estados Unidos, Inglaterra e Asia). Estão simuladas todas as funções de gerência: produção, finanças, vendas, marketing e recursos humanos, inclusive se simula um canal de distribuição complexo. As decisões de marketing abrangem a fixação de preços, propaganda e publicidade, promoção de vendas, descontos ao canal, administração de vendedores e desenvolvimento de novos produtos. Ensina o uso de até 50 pesquisas de mercado tais como testes de conceitos, testes de mercado, mapas perceptuais, análise conjunta, etc.

4 Cenário (I) Produto da indústria Vaporagem (Vaporware) Semelhante a um produto eletrônico, mecânico ou mobiliário Mercados: Industrial e Consumo massivo Número de produtos por empresa: 3 Por exemplo, emp. 6: produtos 6-1, 6-2 y 6-3) Características do produto (7X): 5 matérias-primas: Syntech, Plumbo, Glomp, Trimicro y Fralange Compatibilidade e Garantia Período de decisão: Trimestral

5 Cenário (II) Mercados regionais: Por determinar, máximo 8 (podem se agregar durante a simulação) Número de empresas: Máximo 9 (além de 9 empresas se abrem novas indústrias em paralelo) Número de membros por equipe: 3 a 5 Responsabilidade das equipes para tomar as decisões requeridas: Reuniões, organização, coordenação, etc.

6 Considerações gerais Estacionalidade Expansão dos mercados regionais Moeda: $ Pesquisas de mercado: análise, compra, disponibilidade Variáveis de decisão : Marketing Complementárias Pesquisas de mercado Permanência das decisões até receber outra indicação

7 Tipo de pesquisas de mercados Desenvolvimento e Testes de produto Análise e Avaliação de Programas de marketing Prognósticos de vendas Análise de mercado e da concorrência Preços disponíveis no Manual Brandestrat

8 NºLista de pesquisas de mercado disponíveis 1 Informação competitiva-Dividendos e Lucros 2 Análise de Composição de Marca 3 Tamanho da Força de Vendas da Indústria 4 Propaganda e publicidade da Indústria 5 Remuneração da Força de Vendas da Indústria 6 Promoção da Indústria 7 P & D da Indústria 8 Análise de Conteúdo de Mídias 9 Análise de Tipo de Ação Promocional 10 Análise Conjunta 11 Consciência de Marca 12 Teste de Conceito 13 Teste de Preferência, 2 Marcas Existentes 14 Teste de Preferência, 1 Marca Existente e 1 Hipotética 15 Teste de Preferência, 2 Marcas Hipotéticas 16 Relatório de Estatísticas Operacionais 17 Avaliação da Qualidade de Marcas 18 Busca de Patentes 19 Informação competitiva- Folhas do Balanço Informação competitiva e Análise de Mercado

9 20 Teste de Marketing Experimental 21 Avaliação da Percepção de Marca 22 Estatísticas Agregadas de Mercado 23 Atividade de Reformulação 24 Participação de Mercado 25 Preços ao Distribuidor 26 Descontos concedidos ao Distribuidor 27 Consciência de promoções do Distribuidor 28 Disponibilidade de Distribuidores 29 Auditoria de Posição Competitiva 30 Busca de área de Patentes 31 Prognósticos de Vendas da Indústria 32 Prognósticos de Vendas por Marca 33 Atividade de Reformulação Detalhada 34 Outra Análise Conjunta 35 Programa de Publicidade Experimental

10 36 Informação Competitiva – Perfis de Marca 37 Informação Competitiva – Estatísticas de Remuneração da Força de Vendas 38 Experimentos promocionais 39 Informação Competitiva –Estatísticas de Volume de Vendas não cumprido 40 Informação Competitiva- Análise de Margens de Venda. 41 Síntese de Análise Regional 42 Estatísticas de Pedidos de Pesquisas de mercado 43 Análise de Produtividade dos Gastos com Marketing 44 Prognósticos Demográficos 45 Prognósticos de Renda Per Capita 46 Prognósticos Indice de preços ao Consumidor 47 Preferência de Atributos Auto –Relatados 48 Avaliação de Satisfação do Consumidor por marca 49 Análise do Estoque do Distribuidor 50 Análise de Sensibilidade de preço

11 Exemplo de variáveis de decisão de Marketing (I) Decisões de reformulação: Motivos: Satisfação dos clientes, qualidade, custos, pesquisa de mercado prévia, etc. Definição: Qualquer alteração na composição de qualquer um dos 7 atributos do produto. Reformulações menores ou maiores 1 reformulação autorizada ao trimestre

12 Exemplo de variáveis de decisão de Marketing (II) P&D Preferência / Qualidade do produto Desenvolvimento e Lançamento de novo produto Introdução condicional de produto C: Introdução condicionada ao êxito da reformulação D: Retirar o produto de uma região I: Introdução de produto sem nenhuma restrição Distribuição: Estoque dos Distribuidores

13 Exemplo de variáveis de decisão de Marketing (III) Decisões de preço Decisões sobre atividades promocionais Força de vendas: Salário e Comissões Decisões sobre propaganda e publicidade: composto de mídias, conteúdo Decisões sobre prognóstico de vendas

14 Atividade Promocional Dirigida a Atividade Promocional Distribuidores Participação em Férias Atividades Especiais de Exibição do Distribuidor Treinamento Especial do Distribuidor Descontos Especiais por Volume concedidos ao Distribuidor Programa Especial de Devolução e Troca Força de Vendas Concurso de Vendas –Preços Cash Concurso de Venda- Prêmios em dinheiro e Viagens de férias Treinamento Especial de Representantes de vendas ConsumidoresDescontos concedidos ao Consumidor Conforme decisão do Gerente Regional de Vendas Fundos Promocionais Usados conforme decisões do Gerente Regional de Vendas (o que normalmente significa alguma Combinação de Tipos Promocionais 1-5) Atividades promocionais possíveis

15 Contéudo de mídias disponíveis Código de conteúdo de mídias CONTEÚDO DE MÍDIAS Preço Qualidade do Produto Uso do Produto Benefícios do Produto Disponibilidade do Produto Garantia de Rendimento do Produto Preço e Qualidade do Produto Preço e uso do Produto Preço e Benefício do Produto Preço e Disponibilidade do Produto Preço e Garantia de Rendimento do Produto Qualidade do Produto e Uso do Produto Qualidade do Produto e Benefício de Produtos Qualidade do Produto e Disponibilidade de produto Qualidade do Produto e Garantia de Rendimento do Produto Uso do Produto e Benefício do Produto Uso do Produto e Disponibilidade do produto Uso do Produto e Garantia de Rendimento do Produto Benefícios do Produto e Disponibilidade do Produto Benefício do Produto e Garantia de Rendimento do Produto. Disponibilidade do Produto e Garantia de Rendimento do Produto

16 Variáveis de decisões complementárias Capacidade de produção Administração de estoques Parâmetros de custos Assuntos financeiros

17 Exemplo de variáveis de decisões complementárias Administração da capacidade de produção: Depreciação trimestral fixa + variável Produção de unidade Vaporagem = unidade de capacidade de fábrica Programa de marketing Depreciação em caso de tempo extra Pedido de fábrica – Aspectos especiais Pedidos de capacidade de produção de urgência Mensagens de alerta Venda de capacidade de produção e muitas mais...

18 Obrigado por sua atenção! Para mais informação, acesse: Ou contate


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