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PRODEL 2013 Programa de Desenvolvimento Local

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Apresentação em tema: "PRODEL 2013 Programa de Desenvolvimento Local"— Transcrição da apresentação:

1 PRODEL 2013 Programa de Desenvolvimento Local
Gestão de Conflitos Familiares por meio da Contabilidade e Administração Doméstica e o Direito de Família Universidade do Sul de Santa Catarina

2 PRODEL Sumário 7. Objetivo Geral 1. Art. 170/CE/SC
Universidade do Sul De Santa Catarina 7. Objetivo Geral 1. Art. 170/CE/SC 8. Objetivos Específicos 2. Leis complementares 9. Metodologia 3. Legislação: Atividade de Extensão 10. Resultados Esperados 4. Atividade de Extensão na Unisul 11.Cronograma 5. Etapas 12. Base Teórica 6. Justificativa 13. Referencias

3 PRODEL Art. 170/CE/SC Legislação
DA EDUCAÇAO, CULTURA E DESPORTO - ENSINO SUPERIOR DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO, Art. 170 [TEXTO INTEGRAL] Art. 170 — O Estado prestara, anualmente, assistência financeira as fundações educacionais de ensino superior instituídas por lei municipal. Parágrafo único - Os recursos relativos a assistência financeira: I — não serão inferiores a cinco por cento do mínimo constitucional que o Estado tem o dever de aplicar na manutenção e no desenvolvimento do ensino; II — serão repartidos entre as fundações de acordo com os critérios fixados na lei de diretrizes orçamentárias. EC/15 Art. 1º O art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina passa a vigorar com a seguinte redação: “Art O Estado prestará anualmente, na forma da lei complementar, assistência financeira aos alunos matriculados nas instituições de educação superior legalmente habilitadas a funcionar no Estado de Santa Catarina. Parágrafo único. Os recursos relativos à assistência financeira não serão inferiores a cinco por cento do mínimo constitucional que o Estado tem o dever de aplicar na manutenção e no desenvolvimento do ensino.” Ver: LC 281/05 Legislação Universidade do Sul De Santa Catarina

4 PRODEL Leis complementares
O Art. 170/CE/SC é um recurso financeiro, oferecido em forma de bolsas de estudo pelo Governo do Estado de Santa Catarina, de acordo com as Leis Complementares nº 281/2005, 296/2005 e 420/2008, concedido aos alunos economicamente carentes. O governo repassa os recursos para as Universidades não públicas, ficando sob responsabilidade destas a organização, divulgação e critérios do processo seletivo das Bolsas do Art. 170/CE/SC. Legislação Universidade do Sul De Santa Catarina

5 PRODEL Legislação: Atividade de Extensão
A Lei Complementar nº 281, de 20 de janeiro de 2005 do Estado de Santa Catarina regulamenta o art. 170, os arts. 46 a 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Estadual e estabelece algumas providências chaves para o entendimento do PRODEL: O artigo 2, inciso V estabelece: - a obtenção ou a renovação do benefício pelo aluno ficará vinculado à participação em programas e projetos sociais, com visão educativa, propostos pelas universidades em seus projetos de extensão aprovados pelo conselho de desenvolvimento regional, comprovando 20 (vinte) horas semestrais. Universidade do Sul De Santa Catarina

6 PRODEL Atividade de Extensão na Unisul
No Campus Sul da Unisul, todos os bolsistas,tanto calouros como formandos, devem cumprir as 20 horas de atividades extensionistas no PRODEL, como exige a Lei. Programa de Desenvolvimento Local Universidade do Sul De Santa Catarina

7 Etapas Módulo I Módulo II PRODEL Etapa 1 - Inscrição
Universidade do Sul De Santa Catarina Etapas Módulo I Módulo II Etapa 1 - Inscrição 1 6 Etapa 6 - Autoavaliação Organização Etapa 2- 1º Encontro 2 7 Etapa 7 - Intervenção 3 Etapa 3 - Leitura Etapa 8 - Relatório 8 Etapa 4 - Equipe 4 9 Etapa 9 – Comprovante 5 Etapa 5 – 2º Encontro

8 PRODEL Horas para cada Etapa Etapa Nº de horas
Primeiro Encontro presencial 3 horas Leitura dos Materiais 4 horas Segundo Encontro Presencial Autoavaliação 1 hora Intervenção 6 horas Inserção dos Dados no Sistema Organização Universidade do Sul De Santa Catarina

9 PRODEL Justificativa Cada ser humano é único e sua relação social e familiar torna-se complexa por causa das diferenças entre os indivíduos. As diferenças, o desamor, a violência, os problemas financeiros são algumas causas dos conflitos familiares. Estes conflitos quando não solucionados ocasionam distanciamento, disfunções físicas ou psicológicas. A criança e o adolescente podem tornar-se vulnerável e facilmente influenciável. Os conflitos ocasionam, também, a dissolução da sociedade familiar com alguns problemas que precisam ser resolvidos muitas vezes mediante a justiça. Projeto Universidade do Sul De Santa Catarina

10 PRODEL Objetivo Geral Gerir conflitos familiares por meio da contabilidade e administração doméstica e do direito de família. Projeto Universidade do Sul De Santa Catarina

11 Objetivos Específicos
PRODEL Objetivos Específicos a) Capacitar o acadêmico habilitando-o para repassar os instrumentos para controlar o patrimônio por meio da contabilidade doméstica; b) Capacitar o acadêmico habilitando-o para repassar os instrumentos para controlar o patrimônio por meio da administração doméstica; c) Capacitar o acadêmico habilitando-o para repassar informações e conhecimentos relativos ao direito de família, de forma específica quanto a importância da sociedade para o estado, bem como, atribuições do poder de familiar e dos direitos fundamentais e deveres das crianças e dos adolescentes. Projeto Universidade do Sul De Santa Catarina

12 PRODEL Metodologia O projeto envolverá os alunos do ensino fundamental e médio de escolas da rede pública da região da AMESC. Estes receberão oficinas de capacitação referentes aos temas abordados. O aluno bolsista poderá optar por desenvolver atividades sozinho ou em equipe com até 3 componentes. O (s) aluno (s) bolsista (s) poderá (ão) escolher a escola que irá ministrar a oficina e optar por um dos temas abordados nos objetivos específicos. Projeto Universidade do Sul De Santa Catarina

13 PRODEL Metodologia A equipe se intercursos, a oficina abrangerá as três áreas (administrativa, contábil e jurídica). O material para a oficina será preparado pelo (s) aluno (s) bolsista (s) com a orientação de um professor da área escolhida: Professor Valdemar: área administrativa. Professora Araceli: área contábil. Professora Nádila: área jurídica. Projeto Universidade do Sul De Santa Catarina

14 PRODEL Metodologia O (s) aluno (s) bolsista (s) deverá (ão) inserir no Sistema de Informação do Prodel (SIP) o Relatório de Intervenção. O Relatório de Intervenção deve conter: a)nome da escola que sofreu a intervenção; b) ensino fundamental ou médio; c) a quantidade de alunos participantes; c) metodologia aplicada na oficina; d) os resultados alcançados (por meio da satisfação dos professores e alunos; e) sugestão de oficinas futuras (questionar alunos e professores); f) A importância desse projeto para o (s) aluno (s) bolsista (s) envolvidos. Projeto Universidade do Sul De Santa Catarina

15 PRODEL Resultados Esperados
Espera-se oferecer aos alunos bolsistas uma formação humanizada com responsabilidade social. Aos alunos das escolas espera-se, que com as informações e instrumentos oferecidos nas capacitações, auxiliar na educação financeira doméstica, melhorar o convívio no lar e reduzir os conflitos familiares. Formando cidadãos mais conscientes que saibam conviver em sociedade, respeitando a si mesmo e ao próximo. Projeto Universidade do Sul De Santa Catarina

16 Base Teórica Programa de Desenvolvimento Local
Administração Doméstica – Professor Valdemar Universidade do Sul de Santa Catarina

17 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica Define-se a economia doméstica, como sendo a parte da economia que trata do ensino que os pais apresentam aos seus filhos o ato de economizar, de poupar, de realizar seus gastos, dentro do orçamento familiar, ou seja, dentro da totalidade da renda da família. Universidade do Sul De Santa Catarina

18 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica Podemos definir a economia doméstica, como o ato, a ação que cada um de nós, enquanto consumidores, fazemos para promover o máximo de aproveitamento de nossas rendas, efetuando ações de consumo, que possibilitem aumentar valores de poupanças familiares. Universidade do Sul De Santa Catarina

19 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica Muitos pais gastam dinheiro com seus filhos, dando-lhes todo o necessário – mas acabam se esquecendo de fornecer a eles algo extremamente importante e que eles irão precisar para sobreviver no mundo real: um senso de controle financeiro. Por isso, ensinar economia doméstica para seus filhos é algo que precisa ser considerado. Universidade do Sul De Santa Catarina

20 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica Poupar, ou o ato de economizar é uma arte que pode e deve ser desenvolvida no indivíduo desde pequeno. Na verdade, quando crianças é a melhor época para ensinar valiosos princípios para os filhos. Se estes já sabem que é necessário dinheiro para comprar as coisas, então, eles já estão preparados para aprender um pouco mais. Universidade do Sul De Santa Catarina

21 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica Por isso, ao gerenciar o orçamento doméstico, a família, você deve se certificar de que todos estão a par de alguns detalhes, para que isto lhes sirva de lição e venha trazer benefícios no futuro. Como isto deve ser feito? Universidade do Sul De Santa Catarina

22 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica O primeiro passo é montar uma planilha de gastos, caso ainda não tenha feito isso. Nela, você deve fazer o dever de casa: marcar quanto ganha (suas receitas) e listar todas as suas despesas. Depois, é preciso considerar esta planilha com todos – ainda que de forma bastante resumida. Isto mostrará que o dinheiro disponível em casa é limitado, e que se vocês gastarem mais do que ganham, vão acumular dívidas e poderão ter diversos problemas.   Universidade do Sul De Santa Catarina

23 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica Além disso, é importante transmitir às crianças a necessidade da pesquisa de preços. Isso significa que o controle orçamentário deve ser prioridade até mesmo quando falamos de itens essenciais do dia a dia. Ao adquirir os produtos que não podem faltar em sua casa, ensine seus filhos a necessidade de pesquisarem pelos melhores preços e condições. Uma sugestão para isso é realizar, junto com seu filho, uma pesquisa no buscador do Cesta de Economia, e encontrar as principais ofertas dos supermercados de diversas cidades de Santa Catarina. Quando forem adultos, eles terão muito o que lhe agradecer por estes ensinamentos. Universidade do Sul De Santa Catarina

24 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica PLANILHA DE GASTOS Uma das melhores formas de manter a economia de sua casa sob controle é criar uma planilha de despesas domésticas. Ela permite avaliar se o planejamento de gastos tem sido cumprido, para onde o dinheiro está indo, e ajudar a reverter uma situação de descontrole orçamentário. Universidade do Sul De Santa Catarina

25 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica PLANILHA DE GASTOS Ao criar uma planilha de gastos mensais, é preciso trabalhar com três dados: o que se ganha, o que se gasta, e o que sobra. Quanto mais detalhados estes dados forem discriminados, menos surpresas desagradáveis você enfrentará. Por outro lado, é preciso ter cuidado já que planilhas muito detalhadas são mais difíceis de serem gerenciadas. Universidade do Sul De Santa Catarina

26 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica Lance em sua planilha de gastos mensais todas as suas receitas, ou seja, tudo o que ganha (salário, aposentadoria, pensão, etc). Anote também todos as suas despesas (aluguel, supermercado, cartão de crédito, compras online, etc). Dê a devida atenção aos gastos invisíveis. Tais gastos são aqueles que diminuem seu orçamento sem que você perceba. Por serem de pequeno valor, muitas vezes eles passam despercebidos. E no final do mês, representam uma parcela significativa do orçamento doméstico. Incluir os gastos invisíveis na planilha permitirá ter uma dimensão de quanto eles estão esgotando seu orçamento, e tomar as medidas corretivas para reverter a situação. Universidade do Sul De Santa Catarina

27 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica Lance em sua planilha de gastos mensais todas as suas receitas, ou seja, tudo o que ganha (salário, aposentadoria, pensão, etc). Anote também todos as suas despesas (aluguel, supermercado, cartão de crédito, compras online, etc). Dê a devida atenção aos gastos invisíveis. Tais gastos são aqueles que diminuem seu orçamento sem que você perceba. Por serem de pequeno valor, muitas vezes eles passam despercebidos. E no final do mês, representam uma parcela significativa do orçamento doméstico. Incluir os gastos invisíveis na planilha permitirá ter uma dimensão de quanto eles estão esgotando seu orçamento, e tomar as medidas corretivas para reverter a situação. Universidade do Sul De Santa Catarina

28 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica Note que uma das qualidade exigidas para desenvolver uma planilha de gastos é a paciência. Afinal, anotar cada cafezinho consumido não é tarefa simples. No entanto, é essencial para assumir as rédeas do seu controle orçamentário. Universidade do Sul De Santa Catarina

29 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica Gerenciar Seus Gastos Uma vez que tenha todos os dados devidamente lançados, é hora de analisar o que precisa ser alterado. Há demasiados gastos supérfluos que podem ser cortados? Quanto de juros tem sido gastos por descontrole e contas atrasadas? Quanto pode ser economizado ao longo do mês? Uma das ferramentas para ajudá-lo a economizar durante o mês, é realizar suas compras após consultar o buscador do Cesta de Economia e pesquisar as ofertas dos supermercados de Santa Catarina. Universidade do Sul De Santa Catarina

30 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica Gerenciar Seus Gastos Uma vez que tenha todos os dados devidamente lançados, é hora de analisar o que precisa ser alterado. Há demasiados gastos supérfluos que podem ser cortados? Quanto de juros tem sido gastos por descontrole e contas atrasadas? Quanto pode ser economizado ao longo do mês? Uma das ferramentas para ajudá-lo a economizar durante o mês, é realizar suas compras após consultar o buscador do Cesta de Economia e pesquisar as ofertas dos supermercados de Santa Catarina. Universidade do Sul De Santa Catarina

31 PRODEL Orçamento Universidade do Sul De Santa Catarina

32 PRODEL Exemplo Universidade do Sul De Santa Catarina

33 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica Universidade do Sul De Santa Catarina

34 Administração Doméstica
PRODEL Administração Doméstica Exemplo Universidade do Sul De Santa Catarina

35 PRODEL Referências CESTA ECONÔMICA, Como ensinar economia doméstica para seus filhos. Disponível em: /como-ensinar- economia-domestica-para-seus-filhos. Acessado em: setembro de 2013. FERREIRA, Rodrigo. Como Planejar, Organizar e Controlar seu Dinheiro. São Paulo:Thomson, 2006. Universidade do Sul De Santa Catarina

36 Base Teórica Programa de Desenvolvimento Local
Contabilidade Doméstica – Professora Araceli Universidade do Sul de Santa Catarina

37 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Uma criança passa oito anos no ensino fundamental, três anos no ensino médio e, durante esses onze anos de educação básica, é obrigada a memorizar nomes e datas. Em pouco tempo tudo, ou quase tudo é esquecido. Nesses onze anos, o aluno não estuda noções de comércio, economia, ou impostos. O sistema educacional ignora o assunto “dinheiro”, algo incompreensível, já que a alfabetização financeira é fundamental para ser bem sucedido em um mundo complexo. MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

38 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Educação financeira Um programa em10 passos: Passo 1 – Estude Passo 2 – Faça seu Balanço Patrimonial Passo 3 – Faça sua Demonstração de Resultado Passo 4 – Classifique suas despesas Passo 5 – Elabore seu Fluxo de Caixa MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

39 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Passo 6 – Entenda seu Fluxo de Caixa Passo 7 – Estabeleça Metas de Popança e Gerencie seus Gastos Passo 8 – Envolva todos os Membros da Família Passo 9 – Invista em Ativos Bons Passo 10 – Seja Feliz na Jornada MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

40 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Passo 1 - Estude Só não aprende quem não quer! Atualmente as opções para uma boa instrução financeira são acessíveis. Cursos, seminários, palestras, treinamentos pela internet, jornais, livros revistas especializadas e jogos educativos. MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

41 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Passo 2 – Faça seu Balanço Patrimonial O Balanço Patrimonial tem duas colunas: uma a esquerda mostrando os Ativos (bens e direitos), outra na direita Passivo (obrigações) e o Patrimônio Líquido (bens e direitos – obrigações = PL). O Balanço Patrimonial doméstico não é diferente do das empresas, mudará os tipos de Ativos e eventualmente alguma dívidas. MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

42 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Ativo R$ Passivo Ativo Circulante 10.000 Passivo Circulante 24.000 Ativo Líquido Financiamentos Caixa Passivo Não Circulante 96.000 Ativo Não Circulante Investimentos 50.000 Poupança Ativo Imobilizado PL Imóveis Capital da Família Veículos 40.000 Móveis Total do Ativo Total do Passivo

43 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Passo 3 – Faça sua Demonstração de Resultado Você ficará mais rico ou mais pobre conforme o resultado da sua vida financeira a cada período. O ideal é elaborar uma demonstração de resultado mensalmente, para ver como andam os seus gastos o saldo, que pode ser um superávit ou um déficit. Na linguagem empresarial, um lucro ou um prejuízo. Para elaborá-la lance os ganhos e na sequência os gastos, a diferença entre ambos será a sobra ou a falta. MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

44 Demonstração de Resultado de uma Família
PRODEL Contabilidade Doméstica Demonstração de Resultado de uma Família R$ Ganhos Brutos 68.000 (-) Tributos sobre os Ganhos (13.600) Receita Líquida 54.400 Despesa Total 51.400 Obrigatórias Fixas 12.250 Obrigatórias Variáveis 25.280 Não obrigatórias Fixas 8.820 Não obrigatórias Variáveis 5.050 Superávit Antes das Dívidas 3.000 (-) Despesas com Pagamento de Passivo (4.200) Resultado Líquido Final (1.200)

45 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Passo 4 – Classifique as suas despesas Obrigatórias Fixas: são as despesas que a família não pode eliminar nem reduzir. Obrigatórias Variáveis: são as despesas que a família não pode eliminar, mas pode reduzir MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

46 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Passo 4 – Classifique as suas despesas Não Obrigatórias Fixas: são as despesas que a família pode eliminar, mas não pode reduzir. Não Obrigatórias Variáveis: são as despesas que a família pode eliminar e pode reduzir. MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

47 PRODEL Contabilidade Doméstica Obrigatórias Fixas
Obrigatórias Variáveis Aluguel, IPTU, IPVA, condomínio Alimentação, Vestuário, higiene, limpeza, energia, água, telefone, escola, remédios, combustível, manutenção do carro Não Obrigatórias Fixas Não Obrigatórias Variáveis Empregada, plano de saúde, assinaturas de jornal e revistas, TV a cabo, taxa do clube, seguro do carro Celular, produtos de beleza, viagens, cinema e teatro, discos, livros

48 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Passo 5 – Elabora seu fluxo de Caixa Fazer um orçamento pode ser definido como o ato de estimar a renda familiar, definir metas de resultados e fixar as despesas. Há vários modelos de orçamento familiar para um mês, um trimestre ou um ano. MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

49 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Fluxo de Caixa JAN-FEV MAR-ABR MAI-JUN Contas Salários, Férias e 13º 10.000 (-) Impostos 2.000 RENDIMENTO LÍQUIDO 8.000 DESPESAS TOTAIS 8.630 8.050 8.430 Obrigatórias Fixas 2.100 Aluguel 1.000 Condomínio 600 Ônibus 300 IPTU 100 IPVA

50 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Fluxo de Caixa JAN-FEV MAR-ABR MAI-JUN Obrigatórias Variáveis 4.050 3.430 4.030 Alimentação 1.200 Vestuário 300 Higiene e Limpeza 400 Energia 240 Água 180 160 Telefone 150 Mensalidade Escolar 600 Remédios 80 Combustível Manutenção do Carro 500

51 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Fluxo de Caixa JAN-FEV MAR-ABR MAI-JUN Não Obrigatórias Fixas 1.500 Empregada 600 Plano de Saúde 300 Seguro de Carro 200 Seguro de Vida 120 Mensalidade de Clube 100 TV a Cabo Assinatura de Jornais e Revistas 80

52 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Fluxo de Caixa JAN-FEV MAR-ABR MAI-JUN Não Obrigatórias Variáveis 980 1.020 800 Celular 140 180 200 Livros e Material Escolar Discos e Presentes 100 Cinema e Teatro 40 Produtos e Serviços de Beleza Viagens 400 RESULTADO OPERACIONAL (630) (50) (430) (-) Pagamentos de Juros (-) Pagamento de Principal 600 FLUXO DE CAIXA LÍQUIDO (1.330) (750) (360)

53 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Passo 6 – Entenda seu fluxo de Caixa A partir do momento que forem organizadas as informações sobre seus ganhos e seus gastos, e registradas no fluxo de caixa, você começará a perceber a maneira como sua renda é gasta. Quando o consumo é alto você começa a reduzir ou eliminar as despesas desnecessárias ou que possa sobreviver sem elas. MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

54 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Passo 7 – Estabeleça metas de poupança e gerencie seus gastos Qualquer que seja a situação financeira da família é importante estabelecer metas de popança e gerenciar gastos. O fluxo de caixa é uma bússola que diz aonde a família quer chegar ao final de um período. A única forma de atingir a meta de poupança é por as contas no papel e monitorar os gastos com base no fluxo de caixa projetado. MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

55 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Passo 8 – Envolva todos os membros da família Deve-se deixar claro qual é a renda familiar, quais são os gastos e como gerenciar as despesas. Após elaborar o fluxo de caixa, reúna a família e tome a decisão em equipe. MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

56 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Passo 9 – Invista em ativos bons Á medida que vai atingindo as metas financeiras, sobretudo as metas de poupança, você deve administrar os seus investimentos. A sugestão é construir uma coluna de ativos bons, capazes de produzir renda para “engordar” o seu fluxo de caixa e propiciar tranquilidade financeira. MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

57 Contabilidade Doméstica
PRODEL Contabilidade Doméstica Passo 10 – Seja feliz na jornada Empregar seu tempo e dinheiro para cuidar da sua educação emocional e da instrução financeira pode ser uma aventura gostosa, a felicidade está na própria jornada e não na chegada. Abraçar um projeto de aprendizado e crescimento pessoal é uma boa maneira de dar novo colorido à vida. Além de propiciar resultados que surpreenderão: mais dinheiro, mais liberdade, melhores opções e mais tranquilidade MARTINS (2004)  Universidade do Sul De Santa Catarina

58 PRODEL Referência MARTINS, José Pio. Educação Financeira. São Paulo:Fundamento Educacional, 2004. Universidade do Sul De Santa Catarina

59 Referências Sugeridas
PRODEL Referências Sugeridas BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 2012. FERREIRA, Rita de Mello. Decisões Econômicas; Você já parou pra pensar? São Paulo: Saraiva, 2007. FERREIRA, Rodrigo. Como Planejar, Organizar e Controlar seu Dinheiro. São Paulo:Thomson, 2006. FRANKENBERG, Louis. Seu futuro financeiro: Você é o maior responsável. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. FRANKENBERG, Louis. Seu futuro financeiro: Você é o maior responsável. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2007 LEITE, Denise Balarine Cavalheiro Leite; et al. Educação para o lar. 2. ed. Porto Alegre: Globo, 1980. MARTINS, José Pio. Educação Financeira. São Paulo:Fundamento Educacional, 2004. SARDENBERG, Carlos Alberto; LUQUET, Mara. O assunto é dinheiro : uma conversa com Carlos Alberto Sardenberg e Mara Luquet. São Paulo: Letras e Lucros, 2006. TOMMASI, Alessandro; LIMA, Fernanda de. Viva Melhor: Sabendo administrar suas finanças. São Paulo: Saraiva, 2007. Outros materiais disponibilizados no Sistema POODEL. Universidade do Sul De Santa Catarina

60 PRODEL Cronograma Data Agente s Ação Local 15/10
Orientadores/Alunos PRODEL Primeiro Encontro Auditório 14/10 à 29/11 Alunos PRODEL Leitura dos Materiais Sistema PRODEL 14/10 à 08/11 Montagem das equipes Questionário de Autoavaliação 18/10 Orientadores/ Alunos PRODEL Segundo Encontro 21/10 á 14/11 Alunos PRODEL/ Extensionista Agendar Orientações Informar escola ou solicitar uma 21/10 á 22/11 Orientadores /Alunos PRODEL Orientação com professores A combinar – Unisul 28/10 a 29/11 Intervenção Em Escolas Inserção dos Dados


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