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PRODEL 2013 Universidade do Sul de Santa Catarina Programa de Desenvolvimento Local Gestão de Conflitos Familiares por meio da Contabilidade e Administração.

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1 PRODEL 2013 Universidade do Sul de Santa Catarina Programa de Desenvolvimento Local Gestão de Conflitos Familiares por meio da Contabilidade e Administração Doméstica e o Direito de Família

2 Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Sumário 2. Leis complementares 3. Legislação: Atividade de Extensão 3. Legislação: Atividade de Extensão 4. Atividade de Extensão na Unisul 5. Etapas 6. Justificativa 8. Objetivos Específicos 7. Objetivo Geral 1. Art. 170/CE/SC 10. Resultados Esperados 12. Base Teórica 13. Referencias 9. Metodologia 11.Cronograma

3 Art. 170/CE/SC DA EDUCAÇAO, CULTURA E DESPORTO - ENSINO SUPERIOR DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO, Art. 170 [TEXTO INTEGRAL] Art. 170 O Estado prestara, anualmente, assistência financeira as fundações educacionais de ensino superior instituídas por lei municipal. Parágrafo único - Os recursos relativos a assistência financeira: I não serão inferiores a cinco por cento do mínimo constitucional que o Estado tem o dever de aplicar na manutenção e no desenvolvimento do ensino; II serão repartidos entre as fundações de acordo com os critérios fixados na lei de diretrizes orçamentárias. EC/15 Art. 1º O art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina passa a vigorar com a seguinte redação: Art O Estado prestará anualmente, na forma da lei complementar, assistência financeira aos alunos matriculados nas instituições de educação superior legalmente habilitadas a funcionar no Estado de Santa Catarina. Parágrafo único. Os recursos relativos à assistência financeira não serão inferiores a cinco por cento do mínimo constitucional que o Estado tem o dever de aplicar na manutenção e no desenvolvimento do ensino. Ver: LC 281/05 Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Legislação

4 Leis complementares O Art. 170/CE/SC é um recurso financeiro, oferecido em forma de bolsas de estudo pelo Governo do Estado de Santa Catarina, de acordo com as Leis Complementares nº 281/2005, 296/2005 e 420/2008, concedido aos alunos economicamente carentes. O governo repassa os recursos para as Universidades não públicas, ficando sob responsabilidade destas a organização, divulgação e critérios do processo seletivo das Bolsas do Art. 170/CE/SC. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Legislação

5 Legislação: Atividade de Extensão A Lei Complementar nº 281, de 20 de janeiro de 2005 do Estado de Santa Catarina regulamenta o art. 170, os arts. 46 a 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Estadual e estabelece algumas providências chaves para o entendimento do PRODEL: O artigo 2, inciso V estabelece: - a obtenção ou a renovação do benefício pelo aluno ficará vinculado à participação em programas e projetos sociais, com visão educativa, propostos pelas universidades em seus projetos de extensão aprovados pelo conselho de desenvolvimento regional, comprovando 20 (vinte) horas semestrais. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Legislação

6 Atividade de Extensão na Unisul No Campus Sul da Unisul, todos os bolsistas,tanto calouros como formandos, devem cumprir as 20 horas de atividades extensionistas no PRODEL, como exige a Lei. Programa de Desenvolvimento Local Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Extensão

7 Etapas Universidade do Sul De Santa Catarina Módulo I Módulo II Etapa 1 - Inscrição Etapa 2- 1º Encontro Etapa 3 - Leitura Etapa 4 - Equipe Etapa 5 – 2º Encontro Etapa 6 - Autoavaliação Etapa 7 - Intervenção Etapa 8 - Relatório Etapa 9 – Comprovante Organização PRODEL

8 Horas para cada Etapa Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Organização EtapaNº de horas Primeiro Encontro presencial3 horas Leitura dos Materiais4 horas Segundo Encontro Presencial3 horas Autoavaliação1 hora Intervenção6 horas Inserção dos Dados no Sistema3 horas

9 Justificativa Cada ser humano é único e sua relação social e familiar torna-se complexa por causa das diferenças entre os indivíduos. As diferenças, o desamor, a violência, os problemas financeiros são algumas causas dos conflitos familiares. Estes conflitos quando não solucionados ocasionam distanciamento, disfunções físicas ou psicológicas. A criança e o adolescente podem tornar-se vulnerável e facilmente influenciável. Os conflitos ocasionam, também, a dissolução da sociedade familiar com alguns problemas que precisam ser resolvidos muitas vezes mediante a justiça. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Projeto

10 Objetivo Geral Gerir conflitos familiares por meio da contabilidade e administração doméstica e do direito de família. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Projeto

11 Objetivos Específicos a) Capacitar o acadêmico habilitando-o para repassar os instrumentos para controlar o patrimônio por meio da contabilidade doméstica; b) Capacitar o acadêmico habilitando-o para repassar os instrumentos para controlar o patrimônio por meio da administração doméstica; c) Capacitar o acadêmico habilitando-o para repassar informações e conhecimentos relativos ao direito de família, de forma específica quanto a importância da sociedade para o estado, bem como, atribuições do poder de familiar e dos direitos fundamentais e deveres das crianças e dos adolescentes. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Projeto

12 Metodologia O projeto envolverá os alunos do ensino fundamental e médio de escolas da rede pública da região da AMESC. Estes receberão oficinas de capacitação referentes aos temas abordados. O aluno bolsista poderá optar por desenvolver atividades sozinho ou em equipe com até 3 componentes. O (s) aluno (s) bolsista (s) poderá (ão) escolher a escola que irá ministrar a oficina e optar por um dos temas abordados nos objetivos específicos. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Projeto

13 Metodologia A equipe se intercursos, a oficina abrangerá as três áreas (administrativa, contábil e jurídica). O material para a oficina será preparado pelo (s) aluno (s) bolsista (s) com a orientação de um professor da área escolhida: Professor Valdemar: área administrativa. Professora Araceli: área contábil. Professora Nádila: área jurídica. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Projeto

14 Metodologia O (s) aluno (s) bolsista (s) deverá (ão) inserir no Sistema de Informação do Prodel (SIP) o Relatório de Intervenção. O Relatório de Intervenção deve conter: a)nome da escola que sofreu a intervenção; b) ensino fundamental ou médio; c) a quantidade de alunos participantes; c) metodologia aplicada na oficina; d) os resultados alcançados (por meio da satisfação dos professores e alunos; e) sugestão de oficinas futuras (questionar alunos e professores); f) A importância desse projeto para o (s) aluno (s) bolsista (s) envolvidos. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Projeto

15 Resultados Esperados Espera-se oferecer aos alunos bolsistas uma formação humanizada com responsabilidade social. Aos alunos das escolas espera-se, que com as informações e instrumentos oferecidos nas capacitações, auxiliar na educação financeira doméstica, melhorar o convívio no lar e reduzir os conflitos familiares. Formando cidadãos mais conscientes que saibam conviver em sociedade, respeitando a si mesmo e ao próximo. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Projeto

16 Base Teórica Universidade do Sul de Santa Catarina Programa de Desenvolvimento Local Administração Doméstica – Professor Valdemar

17 Administração Doméstica Define-se a economia doméstica, como sendo a parte da economia que trata do ensino que os pais apresentam aos seus filhos o ato de economizar, de poupar, de realizar seus gastos, dentro do orçamento familiar, ou seja, dentro da totalidade da renda da família. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

18 Administração Doméstica Podemos definir a economia doméstica, como o ato, a ação que cada um de nós, enquanto consumidores, fazemos para promover o máximo de aproveitamento de nossas rendas, efetuando ações de consumo, que possibilitem aumentar valores de poupanças familiares. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

19 Administração Doméstica Muitos pais gastam dinheiro com seus filhos, dando-lhes todo o necessário – mas acabam se esquecendo de fornecer a eles algo extremamente importante e que eles irão precisar para sobreviver no mundo real: um senso de controle financeiro. Por isso, ensinar economia doméstica para seus filhos é algo que precisa ser considerado. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

20 Administração Doméstica Poupar, ou o ato de economizar é uma arte que pode e deve ser desenvolvida no indivíduo desde pequeno. Na verdade, quando crianças é a melhor época para ensinar valiosos princípios para os filhos. Se estes já sabem que é necessário dinheiro para comprar as coisas, então, eles já estão preparados para aprender um pouco mais. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

21 Administração Doméstica Por isso, ao gerenciar o orçamento doméstico, a família, você deve se certificar de que todos estão a par de alguns detalhes, para que isto lhes sirva de lição e venha trazer benefícios no futuro. Como isto deve ser feito? Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

22 Administração Doméstica O primeiro passo é montar uma planilha de gastos, caso ainda não tenha feito isso. Nela, você deve fazer o dever de casa: marcar quanto ganha (suas receitas) e listar todas as suas despesas. Depois, é preciso considerar esta planilha com todos – ainda que de forma bastante resumida. Isto mostrará que o dinheiro disponível em casa é limitado, e que se vocês gastarem mais do que ganham, vão acumular dívidas e poderão ter diversos problemas. planilha de gastos Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

23 Administração Doméstica Além disso, é importante transmitir às crianças a necessidade da pesquisa de preços. Isso significa que o controle orçamentário deve ser prioridade até mesmo quando falamos de itens essenciais do dia a dia. Ao adquirir os produtos que não podem faltar em sua casa, ensine seus filhos a necessidade de pesquisarem pelos melhores preços e condições. Uma sugestão para isso é realizar, junto com seu filho, uma pesquisa no buscador do Cesta de Economia, e encontrar as principais ofertas dos supermercados de diversas cidades de Santa Catarina. Quando forem adultos, eles terão muito o que lhe agradecer por estes ensinamentos.ofertas dos supermercados Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

24 Administração Doméstica PLANILHA DE GASTOS Uma das melhores formas de manter a economia de sua casa sob controle é criar uma planilha de despesas domésticas. Ela permite avaliar se o planejamento de gastos tem sido cumprido, para onde o dinheiro está indo, e ajudar a reverter uma situação de descontrole orçamentário. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

25 Administração Doméstica PLANILHA DE GASTOS Ao criar uma planilha de gastos mensais, é preciso trabalhar com três dados: o que se ganha, o que se gasta, e o que sobra. Quanto mais detalhados estes dados forem discriminados, menos surpresas desagradáveis você enfrentará. Por outro lado, é preciso ter cuidado já que planilhas muito detalhadas são mais difíceis de serem gerenciadas. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

26 Administração Doméstica Lance em sua planilha de gastos mensais todas as suas receitas, ou seja, tudo o que ganha (salário, aposentadoria, pensão, etc). Anote também todos as suas despesas (aluguel, supermercado, cartão de crédito, compras online, etc). Dê a devida atenção aos gastos invisíveis. Tais gastos são aqueles que diminuem seu orçamento sem que você perceba. Por serem de pequeno valor, muitas vezes eles passam despercebidos. E no final do mês, representam uma parcela significativa do orçamento doméstico. Incluir os gastos invisíveis na planilha permitirá ter uma dimensão de quanto eles estão esgotando seu orçamento, e tomar as medidas corretivas para reverter a situação.cartão de crédito Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

27 Administração Doméstica Lance em sua planilha de gastos mensais todas as suas receitas, ou seja, tudo o que ganha (salário, aposentadoria, pensão, etc). Anote também todos as suas despesas (aluguel, supermercado, cartão de crédito, compras online, etc). Dê a devida atenção aos gastos invisíveis. Tais gastos são aqueles que diminuem seu orçamento sem que você perceba. Por serem de pequeno valor, muitas vezes eles passam despercebidos. E no final do mês, representam uma parcela significativa do orçamento doméstico. Incluir os gastos invisíveis na planilha permitirá ter uma dimensão de quanto eles estão esgotando seu orçamento, e tomar as medidas corretivas para reverter a situação.cartão de crédito Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

28 Administração Doméstica Note que uma das qualidade exigidas para desenvolver uma planilha de gastos é a paciência. Afinal, anotar cada cafezinho consumido não é tarefa simples. No entanto, é essencial para assumir as rédeas do seu controle orçamentário. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

29 Administração Doméstica Gerenciar Seus Gastos Uma vez que tenha todos os dados devidamente lançados, é hora de analisar o que precisa ser alterado. Há demasiados gastos supérfluos que podem ser cortados? Quanto de juros tem sido gastos por descontrole e contas atrasadas? Quanto pode ser economizado ao longo do mês? Uma das ferramentas para ajudá-lo a economizar durante o mês, é realizar suas compras após consultar o buscador do Cesta de Economia e pesquisar as ofertas dos supermercados de Santa Catarina. ofertas dos supermercados Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

30 Administração Doméstica Gerenciar Seus Gastos Uma vez que tenha todos os dados devidamente lançados, é hora de analisar o que precisa ser alterado. Há demasiados gastos supérfluos que podem ser cortados? Quanto de juros tem sido gastos por descontrole e contas atrasadas? Quanto pode ser economizado ao longo do mês? Uma das ferramentas para ajudá-lo a economizar durante o mês, é realizar suas compras após consultar o buscador do Cesta de Economia e pesquisar as ofertas dos supermercados de Santa Catarina. ofertas dos supermercados Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

31 Orçamento Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

32 Exemplo Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

33 Administração Doméstica Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

34 Administração Doméstica Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL Exemplo

35 Referências CESTA ECONÔMICA, Como ensinar economia doméstica para seus filhos. Disponível em: /como-ensinar- economia-domestica-para-seus-filhos. Acessado em: setembro de 2013.http://cestadeeconomia.com.br/blog /como-ensinar- economia-domestica-para-seus-filhos FERREIRA, Rodrigo. Como Planejar, Organizar e Controlar seu Dinheiro. São Paulo:Thomson, Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

36 Base Teórica Universidade do Sul de Santa Catarina Programa de Desenvolvimento Local Contabilidade Doméstica – Professora Araceli

37 Contabilidade Doméstica Uma criança passa oito anos no ensino fundamental, três anos no ensino médio e, durante esses onze anos de educação básica, é obrigada a memorizar nomes e datas. Em pouco tempo tudo, ou quase tudo é esquecido. Nesses onze anos, o aluno não estuda noções de comércio, economia, ou impostos. O sistema educacional ignora o assunto dinheiro, algo incompreensível, já que a alfabetização financeira é fundamental para ser bem sucedido em um mundo complexo. MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

38 Contabilidade Doméstica Educação financeira Um programa em10 passos: Passo 1 – Estude Passo 2 – Faça seu Balanço Patrimonial Passo 3 – Faça sua Demonstração de Resultado Passo 4 – Classifique suas despesas Passo 5 – Elabore seu Fluxo de Caixa MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

39 Contabilidade Doméstica Passo 6 – Entenda seu Fluxo de Caixa Passo 7 – Estabeleça Metas de Popança e Gerencie seus Gastos Passo 8 – Envolva todos os Membros da Família Passo 9 – Invista em Ativos Bons Passo 10 – Seja Feliz na Jornada MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

40 Contabilidade Doméstica Passo 1 - Estude Só não aprende quem não quer! Atualmente as opções para uma boa instrução financeira são acessíveis. Cursos, seminários, palestras, treinamentos pela internet, jornais, livros revistas especializadas e jogos educativos. MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

41 Contabilidade Doméstica Passo 2 – Faça seu Balanço Patrimonial O Balanço Patrimonial tem duas colunas: uma a esquerda mostrando os Ativos (bens e direitos), outra na direita Passivo (obrigações) e o Patrimônio Líquido (bens e direitos – obrigações = PL). O Balanço Patrimonial doméstico não é diferente do das empresas, mudará os tipos de Ativos e eventualmente alguma dívidas. MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

42 Contabilidade Doméstica PRODEL AtivoR$PassivoR$ Ativo Circulante10.000Passivo Circulante Ativo Líquido10.000Financiamentos Caixa10.000Passivo Não Circulante Ativo Não Circulante Investimentos Investimentos Poupança Ativo Imobilizado PL Imóveis Capital da Família Veículos Móveis Total do Ativo Total do Passivo

43 Contabilidade Doméstica Passo 3 – Faça sua Demonstração de Resultado Você ficará mais rico ou mais pobre conforme o resultado da sua vida financeira a cada período. O ideal é elaborar uma demonstração de resultado mensalmente, para ver como andam os seus gastos o saldo, que pode ser um superávit ou um déficit. Na linguagem empresarial, um lucro ou um prejuízo. Para elaborá-la lance os ganhos e na sequência os gastos, a diferença entre ambos será a sobra ou a falta. MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

44 Contabilidade Doméstica PRODEL Demonstração de Resultado de uma FamíliaR$ Ganhos Brutos (-) Tributos sobre os Ganhos(13.600) Receita Líquida Despesa Total Obrigatórias Fixas Obrigatórias Variáveis Não obrigatórias Fixas8.820 Não obrigatórias Variáveis5.050 Superávit Antes das Dívidas3.000 (-) Despesas com Pagamento de Passivo(4.200) Resultado Líquido Final(1.200)

45 Contabilidade Doméstica Passo 4 – Classifique as suas despesas Obrigatórias Fixas: são as despesas que a família não pode eliminar nem reduzir. Obrigatórias Variáveis: são as despesas que a família não pode eliminar, mas pode reduzir MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

46 Contabilidade Doméstica Passo 4 – Classifique as suas despesas Não Obrigatórias Fixas: são as despesas que a família pode eliminar, mas não pode reduzir. Não Obrigatórias Variáveis: são as despesas que a família pode eliminar e pode reduzir. MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

47 Contabilidade Doméstica PRODEL Obrigatórias FixasObrigatórias Variáveis Aluguel, IPTU, IPVA, condomínio Alimentação, Vestuário, higiene, limpeza, energia, água, telefone, escola, remédios, combustível, manutenção do carro Não Obrigatórias FixasNão Obrigatórias Variáveis Empregada, plano de saúde, assinaturas de jornal e revistas, TV a cabo, taxa do clube, seguro do carro Celular, produtos de beleza, viagens, cinema e teatro, discos, livros

48 Contabilidade Doméstica Passo 5 – Elabora seu fluxo de Caixa Fazer um orçamento pode ser definido como o ato de estimar a renda familiar, definir metas de resultados e fixar as despesas. Há vários modelos de orçamento familiar para um mês, um trimestre ou um ano. MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

49 Contabilidade Doméstica PRODEL Fluxo de CaixaJAN-FEVMAR-ABRMAI-JUN Contas Salários, Férias e 13º (-) Impostos2.000 RENDIMENTO LÍQUIDO8.000 DESPESAS TOTAIS Obrigatórias Fixas2.100 Aluguel1.000 Condomínio600 Ônibus300 IPTU100 IPVA100

50 Contabilidade Doméstica PRODEL Fluxo de CaixaJAN-FEVMAR-ABRMAI-JUN Obrigatórias Variáveis Alimentação1.200 Vestuário300 Higiene e Limpeza400 Energia240 Água Telefone150 Mensalidade Escolar600 Remédios Combustível300 Manutenção do Carro500

51 Contabilidade Doméstica PRODEL Fluxo de CaixaJAN-FEVMAR-ABRMAI-JUN Não Obrigatórias Fixas1.500 Empregada600 Plano de Saúde300 Seguro de Carro200 Seguro de Vida120 Mensalidade de Clube100 TV a Cabo100 Assinatura de Jornais e Revistas80

52 Contabilidade Doméstica PRODEL Fluxo de CaixaJAN-FEVMAR-ABRMAI-JUN Não Obrigatórias Variáveis Celular Livros e Material Escolar200 Discos e Presentes100 Cinema e Teatro40 Produtos e Serviços de Beleza100 Viagens RESULTADO OPERACIONAL(630)(50)(430) (-) Pagamentos de Juros100 (-) Pagamento de Principal600 FLUXO DE CAIXA LÍQUIDO(1.330)(750)(360)

53 Contabilidade Doméstica Passo 6 – Entenda seu fluxo de Caixa A partir do momento que forem organizadas as informações sobre seus ganhos e seus gastos, e registradas no fluxo de caixa, você começará a perceber a maneira como sua renda é gasta. Quando o consumo é alto você começa a reduzir ou eliminar as despesas desnecessárias ou que possa sobreviver sem elas. MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

54 Contabilidade Doméstica Passo 7 – Estabeleça metas de poupança e gerencie seus gastos Qualquer que seja a situação financeira da família é importante estabelecer metas de popança e gerenciar gastos. O fluxo de caixa é uma bússola que diz aonde a família quer chegar ao final de um período. A única forma de atingir a meta de poupança é por as contas no papel e monitorar os gastos com base no fluxo de caixa projetado. MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

55 Contabilidade Doméstica Passo 8 – Envolva todos os membros da família Deve-se deixar claro qual é a renda familiar, quais são os gastos e como gerenciar as despesas. Após elaborar o fluxo de caixa, reúna a família e tome a decisão em equipe. MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

56 Contabilidade Doméstica Passo 9 – Invista em ativos bons Á medida que vai atingindo as metas financeiras, sobretudo as metas de poupança, você deve administrar os seus investimentos. A sugestão é construir uma coluna de ativos bons, capazes de produzir renda para engordar o seu fluxo de caixa e propiciar tranquilidade financeira. MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

57 Contabilidade Doméstica Passo 10 – Seja feliz na jornada Empregar seu tempo e dinheiro para cuidar da sua educação emocional e da instrução financeira pode ser uma aventura gostosa, a felicidade está na própria jornada e não na chegada. Abraçar um projeto de aprendizado e crescimento pessoal é uma boa maneira de dar novo colorido à vida. Além de propiciar resultados que surpreenderão: mais dinheiro, mais liberdade, melhores opções e mais tranquilidade. MARTINS (2004) Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

58 Referência MARTINS, José Pio. Educação Financeira. São Paulo:Fundamento Educacional, Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

59 Referências Sugeridas BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, FERREIRA, Rita de Mello. Decisões Econômicas; Você já parou pra pensar? São Paulo: Saraiva, FERREIRA, Rodrigo. Como Planejar, Organizar e Controlar seu Dinheiro. São Paulo:Thomson, FRANKENBERG, Louis. Seu futuro financeiro: Você é o maior responsável. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, FRANKENBERG, Louis. Seu futuro financeiro: Você é o maior responsável. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2007 LEITE, Denise Balarine Cavalheiro Leite; et al. Educação para o lar. 2. ed. Porto Alegre: Globo, MARTINS, José Pio. Educação Financeira. São Paulo:Fundamento Educacional, SARDENBERG, Carlos Alberto; LUQUET, Mara. O assunto é dinheiro : uma conversa com Carlos Alberto Sardenberg e Mara Luquet. São Paulo: Letras e Lucros, TOMMASI, Alessandro; LIMA, Fernanda de. Viva Melhor: Sabendo administrar suas finanças. São Paulo: Saraiva, Outros materiais disponibilizados no Sistema POODEL. Universidade do Sul De Santa Catarina PRODEL

60 Cronograma PRODEL DataAgente sAçãoLocal 15/10Orientadores/Alunos PRODELPrimeiro EncontroAuditório 14/10 à 29/11Alunos PRODELLeitura dos MateriaisSistema PRODEL 14/10 à 08/11Alunos PRODELMontagem das equipesSistema PRODEL 14/10 à 29/11Alunos PRODELQuestionário de AutoavaliaçãoSistema PRODEL 18/10Orientadores/ Alunos PRODELSegundo EncontroAuditório 21/10 á 14/11Alunos PRODEL/ ExtensionistaAgendar 21/10 á 14/11Alunos PRODEL/ ExtensionistaInformar escola ou solicitar 21/10 á 22/11Orientadores /Alunos PRODELOrientação com professoresA combinar – Unisul 28/10 a 29/11Alunos PRODELIntervençãoEm Escolas 28/10 a 29/11Alunos PRODELInserção dos DadosSistema PRODEL


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