A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crase. Regra geral Indica a fusão do artigo a com a preposição a. Exemplos: Vou a a cidade (Vou à cidade) Dirigiu-se a aquela funcionária. (Dirigiu-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crase. Regra geral Indica a fusão do artigo a com a preposição a. Exemplos: Vou a a cidade (Vou à cidade) Dirigiu-se a aquela funcionária. (Dirigiu-se."— Transcrição da apresentação:

1 Crase

2 Regra geral Indica a fusão do artigo a com a preposição a. Exemplos: Vou a a cidade (Vou à cidade) Dirigiu-se a aquela funcionária. (Dirigiu-se àquela funcionária) Portanto a crase só ocorre antes de palavras femininas.

3 Macete Vou a piscina de água mineral Paulo é fiel a namorada Substitua a palavra feminina por uma masculina (qualquer uma, não precisa der sinônima). No primeiro exemplo, pode ser clube (vou ao clube). No segundo, dono (Paulo é fiel ao dono). Aparecendo ao antes da palavra masculina, sinal de crase: Vou à piscina de água mineral / Paulo é fiel à namorada.

4 Casa A casa onde moramos dispensa artigo. Dizemos estou em casa, saí de casa, trabalho em casa. Sem artigo, nada de crase. Mas, se a palavra vier determinada (casa dos meus pais, casa de João), a coisa muda de figura. Pede o artigo. Compare: Voltei a casa cedo. Voltei à casa de meus pais.

5 Cidade, estado e país Às vezes pede crase e às vezes não: Se sua frase for construída com o verbo ir, troque o ir por voltar: Se, ao voltar, volto da, crase no a Se, ao voltar, volto de, crase pra quê? Vou a Paris, a Londres e a Roma (volto de Paris, de Londres e de Roma) Vou a Paris da alta costura, a Roma dos cézares (volto da Paris da alta costura, da Roma dos cézares)

6 Nome próprio Usar crase antes de nome de mulher é facultativo: Deu boas-vindas à (a) Sara. Dirigiu-se à (a) Maria.

7 Terra / terra Quando estamos falando de Terra no sentido de planeta ou terra natal usamos crase: Meu pai voltou à sua terra natal. Quando estamos falando de terra no sentido que se opões a mar, não usamos crase Os marinheiros voltaram a terra.

8 Pronomes Em três pronomes de tratamento aceitam artigo e, portanto, crase: Senhora: Dirijo-me à senhora Senhorita: Entregou o lenço à senhorita. Dona

9 Horas Sempre se usa crase quando se indica o número de horas: Chegamos às doze horas Se se substitui por um substantivo masculino não se usa crase (chegamos ao meio-dia)

10 à moda de Usa-se com a expressão a moda de... Pedimos pizza à moda da casa. Ele escreve à Drummond.(à moda de Drummond)

11 crase Usa-se também a crase nas expressões adverbiais femininas, aquelas que se referem a verbos, exprimindo tempo, lugar, modo: Chegaram à noite. Comeram às pressa. Saiu à procura da menina.

12 Não ocorre crase Antes dos nomes de cidades: Fui a Ubatuba. Mas se o nome da cidade vier determinado por algum adjunto adnominal, há crase: Fui à Ubatuba dos verdes mares.

13 Quando um a (no singular) vem antes de um substantivo no plural, não ocorre crase: É proibida a caça a tartarugas. Mas se o mesmo a vier seguido de s, haverá crase: É proibida a caça às tartarugas.

14 Você decide Quando as expressões adverbiais femininas indicam instrumentos, pode-se usar crase ou não: Ele comprou um barco a vela (à vela) Esta escultura é feita a faca. (à faca) Pegou o touro a unha. (à unha) Você escolhe!

15 Não ocorre Não ocorre crase antes de verbo porque verbo não aceita artigo. Não ocorre crase antes de pronomes. Não ocorre crase entre palavras repetidas: lado a lado, dia a dia, etc.

16 Observe Usamos crase em algumas palavras por questões de clareza : Vender à vista ( vender a prazo) portanto, aqui, não ocorreria a crase pelo fato da palavra prazo ser masculina, mas a usamos para conferir maior clareza quando ao que queremos dizer! Vender a vista (poderia ser entendida como vender o olho!) Bater à máquina (sem a crase parece que a pessoa deu pancadas na máquina!!)

17 Nas locuções adverbiais que indicam instrumentos e meio usa-se crase para que não ocorra duplo sentido: Matou-o à bala Feriram-se à faca. Esta à venda. Escrever à tinta. Fechar à chave.

18 Resumindo... Não ocorre Não ocorre crase: Antes de palavras masculinas (ver a olho nu/andar a pé) Antes de verbo (começou a chorar) Antes de pronomes de tratamento. Exceção senhora e senhorita (deu o livro à senhorita) Antes de pronomes em geral desde que não aceitem artigo (falei a ela/ não se referiu a ninguém) Nas expressões formadas por palavras repetidas (cara a cara/ tomou o remédio gota a gota) Antes de nomes de cidades e da palavra casa sem determinação (voltou a casa tarde/ voltou à casa paterna) Com a palavra terra, quando ela se opuser a bordo (os marinheiro voltaram a terra).

19 Resumindo... Ocorre Na indicação de horas (chegou à meia-noite) Na expressão à moda de mesmo que as palavras à moda de venha oculta ( Sapato à Luis VX) Nas expressões adverbiais femininas (vestiu-se às pressa) Nas locuções conjuntivas e prepositivas (à medida que/à força Pronomes aquele (a) aquilo sempre que o termo regente exigir preposição (dirigiu-se àquele lugar)

20 Bibliografia SQUARISI, Dad Dicas da Dad: português com humor 11. edição Editora Contexto SP 2006

21 Exercícios 1-(UF-PB) as lacunas do trecho abaixo: Minha mãe, ____ quem todos deviam tanta atenção, obrigava-se ______ vezes, _____ tarefas que ____ muito repassava ______ criadas da casa. São preenchidas por: A - a – as – a – a – às B – a – às – as – há – as C – a – as – a – a – as D – à – as – as – há – às E- a – às – a – há - às

22 2 – (UF-RO) A única frase em que o uso da crase não está correto é: A – O professor dirigiu-se à sala B – Fez uma promessa à Nossa Senhora. C – À noite não gosto de ler. D – Referiu-se àquilo que viu. E – Fugiu às pressas.

23 3 – (UF-PI) Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços: __________ algum tempo, vai até ________ montanha e volta _____ casa para descansar. A) a – à – à B) há – a – a C) há – à – à D) à – a – a E) a – a - a

24 4 – (UF- SE) Durante ______ semana, o rapaz deveria apresentar-se ______ direção da escola, para repor todas as aulas _____ que faltara. A) a – à – a B) a – a – à C) à – à – a D) à – à – à E) à – a - a

25 5 – (UN – AM) Quando, ________ dois dias, disse _____ ela que ia ______ Europa para concluir meus estudos, pôs-se ______ chorar. A) a – a – a – a B) há – à – à – a C) a – à – a – à D) há – a – à - a

26 6 – (UF – ES) ________ muitas dívidas jurídicas sobre as regras _____ serem seguidas no processo de Impeachment, mas o consenso pode levar _______ atalhos rápidos e seguros. A) há – à – a B) à – à – à C) há – a – à D) a – à – à E) há – a - a

27 7 – (UNISA – SP) Caminhava _____ pé e sabiam estar ______ poucos metros da praia, mas o cansaço impediu-os de chegar _____ ela. A) a – há – à B) à – há – a C) a – a – a D) à – à – a E) a – à - à

28 Gabarito 1 – e 2 – b 3 – b 4 – a 5 – d 6 - e

29 Complete com a, à, as às: 1 – Dirigi-me _____ piscina. 2 – O Brasil manifestou _____ Argentina toda a solidariedade. 3 – Fiéis _____ aspirações. 4 – Chegaram _____ Estocolmo. 5 – Quando voltarás _____ Curitiba da Rua das Flores? 6 – Graças _____ Deus obedecemos ____ sinalização. 7 – Voltamos _____ casa antes da chuva. 8 – Após _____ compras, retornemos ____ casa de tua avó. 9 – De volta ____ terra, o pescador descansou. 10 – Pedrinho traja-se ___ antiga. 11 – Fui ___ São Paulo ____ tardinha.

30 Gabarito 1 – à 2 – à 3 – às 4 – a 5 – à 6 – a, à 7 – a 8 – as, à 9 – a 10 – à 11 – a, à

31 Craseie quando necessário: 1 – Exige-se a assistência as aulas. 2 – Chegamos a cidade a uma hora morta. 3 – Tomou o remédio gota a gota. 4 – Iremos a Curitiba e depois a Natal. 5 – Ninguém estava pronto a falar. 6 – Viajaram a pé, a Fortaleza dos jangadeiros. 7 – Estou aqui desde as sete horas. 8 – Você anda escrevendo cartas a Fernanda? 9 – As segundas-feiras, almoço a paulista; as terças, a mineira. 10 – Dirigiu-se a Casa do Estudante para adquirir canetas novas.

32 Gabarito 1 – às aulas 2 – à cidade – à Fortaleza 7 - às 8 – facultativo à ou a 9 – às/à/à 10 - à

33 Complete com a,à, às, as ou há: 1 - (CEFET – PR) Lembro-me muito bem que, _____ dez anos, ficávamos os dois, lado __ lado, ______ porta do bar, aguardando _____ passagens do ônibus que levava ______ Lapa. 2 - (CESGRANRIO) Rubião teimava em dizer que _____ noites do Rio não podiam comparar-se _____ de Barbacena. 3 – (UFBA) _____ muito, por uma combinação tácita, nenhum deles traz mulher para casa no meio da noite. 4 – (UFBA) Deixei-me ficar pelas ruas até ____quatro horas da tarde, quando me dirigi _____ sua casa, saudoso dele, _____ quem não via ____mais de vinte dias.

34 Gabarito 1 – há, a, à, a, à 2 – as, às 3 – há 4 – às, à ou a, a, há


Carregar ppt "Crase. Regra geral Indica a fusão do artigo a com a preposição a. Exemplos: Vou a a cidade (Vou à cidade) Dirigiu-se a aquela funcionária. (Dirigiu-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google