A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Parágrafo O parágrafo tem uma função estética e também estrutural.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Parágrafo O parágrafo tem uma função estética e também estrutural."— Transcrição da apresentação:

1 O Parágrafo O parágrafo tem uma função estética e também estrutural.
O parágrafo é identificado no texto pelo seu inicio afastado da margem do papel, o que facilita tanto ao escritor como ao leitor, percebê-lo de forma isolada para que de modo analítico, capte as idéias principais do texto e posteriormente, sintetizá-las compreendendo então o texto num todo.

2 Parágrafo Descritivo

3 É aquele que descreve o objeto, paisagem ou até mesmo um sentimento
É aquele que descreve o objeto, paisagem ou até mesmo um sentimento. Tal descrição se dá pela apresentação das características predominantes e pelo detalhamento destas. É, portanto o objeto matéria da descrição. A descrição deve apresentar o ângulo do qual será feita a descrição, não só o físico, mas também a atitude da observação. Quanto ao objeto a ser descrito, deve o autor apresentar o posicionamento físico deste, de forma a permitir o leitor que crie o cenário em sua mente. Essa apresentação se dá pela disposição ordenada dos detalhes, o que cria uma cadeia de ideias que será absorvida pelo leitor.

4 Ele avisa o leitor de que está começando outro bloco de ideias, relacionado com o anterior e o posterior, se houver. O parágrafo é recurso visual, pois o nosso pensamento não é organizado na forma de parágrafos. Mas na hora de redigir, precisamos organizá-lo numa linguagem comum a nós e a nosso leitor.

5 Descrição de Pessoa O grande homem da fé cristã
Descrição de Pessoa O grande homem da fé cristã. Considerado símbolo de fé, amor e perseverança, Jesus Cristo pode ser tomado como um dos maiores revolucionários que o mundo já conheceu. Ele provou a uma sociedade hipócrita e primitiva que um homem não se faz de seus matérias, mas do seu valor moral. Descrição de Objeto Clarinete Um elemento clássico e imprescindível num concerto, o clarinete, com seu timbre aveludado, é o instrumento de sopro de maior extensão sonora, pelo que ocupa na banda de música o lugar do violino na orquestra.

6 “Eles não eram nada parecidos
“Eles não eram nada parecidos. Dos três meninos, um era grandalhão, musculoso como um halterofilista inveterado, com cabelo escuro e crespo...”

7 “...Outro era mais alto, mais magro, mas ainda assim musculoso, e tinha cabelo louro cor de mel...”

8 “...o último era esguio, menos forte, com um cabelo desalinhado cor de bronze.”

9 Parágrafo Narrativo

10 O parágrafo narrativo deve transmitir fielmente a intenção da narração
O parágrafo narrativo deve transmitir fielmente a intenção da narração. Ele tem como matéria o fato, ou seja, qualquer acontecimento de que o homem participe direta ou indiretamente. O relato de um episódio é composto por elementos como, enredo, personagens, ação, tempo, espaço, causa, consequência, foco narrativo, clímax e desfecho. Estes podem aparecer em sua totalidade ou parcialmente dentro de um parágrafo narrativo.

11 O parágrafo narrativo tem como núcleo o incidente, o fato ocorrido, nele também, geralmente, não se tem o tópico frasal explicito, pois este está diluído implicitamente no ordenamento da narração. Há alguns tipos de narrativa: 1-uma piada : Manuel recebeu um telefonema do gerente do banco. - Seu Manuel, estou lhe telefonando para avisar que a sua duplicata venceu . - E quem pegou em segundo lugar ?

12 2-uma notícia de jornal : “ A poda indiscriminada de árvores em algumas localidades de Jaú , durante o verão, tem contribuído para elevar em até 5 graus a temperatura nas calçadas. “ (Comércio do Jahu )

13 3-um texto literário: A galinha Cocoricó estava há dias chocando seu ovo, quando ouviu um barulhinho: - Chegou a hora ! Meu filho vai nascer! A casca do ovo foi se partindo e uma frágil criaturinha começou a dar sinal de vida. Cocoricó não cansava de admirar a sua cria, que, toda desengonçada , tentava equilibrar-se sobre suas cambaleantes perninhas. Passadas algumas horas, lá estava o pintinho amarelinho, fofinho, aconchegado sob as penas de Cocoricó. - Você vai se chamar Uto !

14 4- Uma letra de música: “Era uma casa Muito engraçada Não tinha teto Não tinha nada Ninguém podia Entrar nela não Porque na casa Não tinha chão “ ( Vinicius de Moraes)

15 5- um poema: Sonhe alto, sempre e mais Faça a cada dia a vida Na medida do seu sonho. Sonhe e, ao mínimo gesto, Seu ser inteiro empreste, Sua marca em tudo ponha Que o Homem não é alto Nem baixo e se faz... Da estatura do que sonha ! (Elcio Fernandes) 6 – Um fato: Ana passeava tranquilamente nas ruas de Paraíso. Era uma noite quente e muito estrelada. Ela estava sozinha e parecia procurar algo, andava com o olhar em busca de algo ou de alguém.


Carregar ppt "O Parágrafo O parágrafo tem uma função estética e também estrutural."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google