A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Algoritmos. Estruturas Condicionais Os algoritmos criados até agora só utilizaram, ENTRADA, PROCESSAMENTO E SAIDA. As estruturas condicionais permitem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Algoritmos. Estruturas Condicionais Os algoritmos criados até agora só utilizaram, ENTRADA, PROCESSAMENTO E SAIDA. As estruturas condicionais permitem."— Transcrição da apresentação:

1 Algoritmos

2 Estruturas Condicionais Os algoritmos criados até agora só utilizaram, ENTRADA, PROCESSAMENTO E SAIDA. As estruturas condicionais permitem que o sistema faça analises ou que o usuário faça escolhas. Elas permitem a execução de ações dependendo de determinadas condições.

3 Fluxograma Os fluxogramas ou diagramas de bloco são: Forma gráfica para representar os passos lógicos de um determinado algoritmo. Com o diagrama pode-se definir e facilitar a visualização dos passos em um problema.

4 Entendo as formas do fluxograma convencional (deve-se saber bem o que é cada símbolo dentro de um fluxograma) então anotem.

5

6 Analisando algoritmo e criando o fluxograma Algoritmo media Var nota1, nota2, media de Real; Inicio nota1<=5; nota2<=7; media <=(nota1+nota2)/2; Mostrar media; Fim

7 Fluxograma do algoritmo da média montado:

8 Estrutura condicional SE Um exemplo seria, o sistema ler 2 números e coloca-los em ordem crescente. Para fazer isso, o sistema teria que verificar qual número maior e coloca-lo depois do numero menor. Para fazer isso utilizamos:

9 Se for verdadeira faça senão for faça

10 Para entender o funcionamento dessas condições,vamos analisar o seguinte problema: Crie 2 variáveis (A e B) e leia 1 valor para cada uma delas. Disponibilize esses valores de forma crescente. Para conseguir solucionar este problema teremos que criar uma condicional, veja o algoritmo.

11 Algoritmando o problema Algoritmo crescenteAB; Var A, B de inteiro; A <=2; B <=1; SE A>B então Mostre Em ordem crescente,B, -,A; SENAO Mostre Em ordem crescente,A, -,B; Fim.

12 No exemplo o B deveria vir antes do A, dessa forma utilizamos a condição SE, e analisamos quem é maior. Isso indicou que Se o A for maior que B, ele mostra o B primeiro que é menor e em seguida o A. Caso contrario ele irá mostrar o A e em seguida o B, finalizando assim o algoritmo.

13 A=2 e B=1 Em ordem crescente 1 - 2

14 Algoritmo2 (Fazendo a leitura dos dados digitados) Algoritmo crescenteAB; Var A, B de inteiro; Mostre Digite o valor para A Ler(A); Mostre Digite o valor para B Ler(B); SE a>b então Mostre Em ordem crescente,B, -,A; SENAO Mostre Em ordem crescente,A, -,B; Fim.

15 Nos casos de condições devemos fazer o teste de mesa quantas vezes for necessário. Teste de Mesa1 A = 2 B =7 2>7 (não. Irá executar o senão) Em ordem crescente 2 – 7 Teste de Mesa2 A = 8 B =5 8>5 (sim. Irá executar o então) Em ordem crescente 5 - 8

16 A=2 e B=1 Digite o valor de A: 5 Digite o valor de B: 2 Em ordem crescente 2 - 5

17 A=2 e B=1 Digite o valor de A: 1 Digite o valor de B: 8 Em ordem crescente 1 - 8

18 Fluxograma do Algoritmo CrescenteAB

19 Operadores Relacionais Agora que aprendemos um pouco sobre estruturas condicionais, vamos entender melhor sobre os operadores relacionais existentes: Nos exemplos utilizados, já utilizamos alguns operadores relacionais o >. Observe a tabela abaixo com operadores e seu significado:

20 Anotar Operadores Relacionais SímboloSignificado =Igual <> Diferente de > Maior que < Menor que >=Maior ou igual que <=Menor ou igual que

21 Explicação O = compara de os elementos são idênticos: Kelly = Kelly. Em java devemos colocar 2 iguais: = =; O <> compara se os elementos são diferentes: Damião <> Kelly. O > indica se o numero é maior que outro: 10 > 4; O < indica se o numero é maior que outro: 5 < 9; O >= indica se o numero é maior ou igual que outro: 10 > 4; ou 10= 10; O <= indica se o numero é maior ou igual que outro: 5 < 9; ou 5= 5; A medida que os problema vão evoluindo, iremos cada vez mais utilizar esses operadores relacionais, vocês verão que é muito difícil não usá-los.

22 Utilizando o SE aplicação na média O sistema de avaliação de determinada disciplina, é composto por três provas. A primeira prova tem peso 2, a Segunda tem peso 3 e a terceira prova tem peso 5. Faça um algoritmo para calcular a média final de um aluno desta disciplina. Caso a media seja maior ou igual a 6 mostre APROVADO, se a media for entre 4 e 6, mostre em RECUPERAÇÃO, e se for menor do que 4 mostre REPROVADO.

23 Observe como fica o fluxograma do problema:

24 Resposta do Algoritmo Algoritmo avaliacao; Var prova1, prova2, prova3, media de real; Inicio Mostrar digite a nota1; Ler(prova1); Mostrar digite a nota2; Ler(prova2); Mostrar digite a nota3; Ler(prova3);

25 Prova1 prova1 * 2 /10; Prova2 prova2 * 3 /10; Prova3 prova3 * 5 /10; Media (prova1 + prova2 + prova3); Se media >= 6 entao Mostrar Aprovado com media +media; Se media >= 4 entao Mostrar Recuperacao com media +media; Senao Mostrar Reprovado com media +media; Fim.


Carregar ppt "Algoritmos. Estruturas Condicionais Os algoritmos criados até agora só utilizaram, ENTRADA, PROCESSAMENTO E SAIDA. As estruturas condicionais permitem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google