Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Construção de Algoritmos e Programação
Aprendendo a programar com fluxogramas Ednaldo Pizzolato
2
Introdução Vamos entender um pouco o que é um fluxograma, quais seus símbolos e quais as vantagens de utilizá-lo.
3
Fluxogramas Fluxogramas servem como uma representação gráfica de uma solução de um problema. É muito utilizado em computação, mas também em outras atividades. O objetivo é construir um desenho onde seja possível acompanhar o fluxo da informação de acordo com os dados inseridos no sistema (lógica).
4
Fluxogramas Início ou fim de um algoritmo
5
Fluxograma Um comando simples
6
Fluxograma Entrada ou saída de dados
7
Fluxograma No software que iremos utilizar (Raptor), a entrada de dados é representada por um paralelogramo com uma seta à esquerda.
8
Fluxograma E uma saída é representada por um paralelogramo com uma seta à direita.
9
Fluxograma Uma situação de tomada de decisão é representada em um fluxograma por um losango.
10
Fluxograma Assim, um fluxograma para informar qual o maior dentre dois valores informados pelo usuário seria: inicio msg1 A A > B fim B msg2
11
Raptor Raptor é um software que interpreta fluxograma e foi desenvolvido pela força aérea norte-americana. O download é free (através do link:
12
Raptor Raptor permite que símbolos sejam escolhidos (no menu à esquerda) e arrastados para a área de trabalho. Uma seqüência de símbolos encadeados forma um fluxograma.
13
Raptor Depois que o fluxograma foi montado é possível acompanhar sua execução através do botão play ( ) na parte superior do menu.
14
Raptor No ambiente de trabalho (área de desenho), os símbolos são destacados quando o computador os executa.
15
Raptor Também é possível construir soluções computacionais gráficas com o Raptor.
16
Raptor
17
Raptor
18
Raptor
19
Raptor
20
Raptor
21
Raptor
22
Raptor Vamos começar?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.