A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Antonio Maria Pereira de Resende Profa. Ana Rubélia Mendes de Lima Resende Construção de Algoritmos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Antonio Maria Pereira de Resende Profa. Ana Rubélia Mendes de Lima Resende Construção de Algoritmos."— Transcrição da apresentação:

1 Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Antonio Maria Pereira de Resende Profa. Ana Rubélia Mendes de Lima Resende Construção de Algoritmos

2 da aula anterior... Algoritmo - é um conjunto de passos bem definidos para se atingir um resultado Estrutura de dados - define um conjunto de dados, seu tamanho e tipo de dado para cada campo Pode-se afirmar: AED é o conjunto de conhecimento que permite representar a informação no computador associado a um conjunto de passos bem definidos que propiciam realizar operações com estas informações.

3 Construção de Algoritmos Programar é basicamente Estruturar Dados e Construir Algoritmos. Um computador só é capaz de seguir programas em linguagem de máquina, que correspondem a uma sequência de instruções obscuras e desconfortáveis. [Ziviani] Para contornar essa dificuldade: - utilizamos linguagens desenvolvidas para facilitar a tarefa de programar um computador.

4 Os programas de computadores nada mais são que algoritmos escritos em uma linguagem de computador (Pascal, C, Java entre outras) interpretados e executados por uma máquina (p. ex. um computador). Construção de Algoritmos

5 Profissionais de SI deparam-se com problemas diariamente Para cada um dos problemas, ele deve definir: a(s) melhor(es) estrutura de dados aplicável na solução do problema (Estrutura de Dados); e construir um conjunto de passos para realizar operações com os dados (Algoritmo). Feito isso estará apto para programar o sistema que será entregue ao cliente.

6 Construção de Algoritmos Não é possível programar sem saber Algoritmos e Estrutura de Dados. O profissional deve ter o raciocínio lógico que o capacita a pensar como o computador. Após muita prática... os profissionais conseguem programar sem definir formalmente o algoritmo seu raciocínio já estará treinado para: observar o problema, desenvolver o algoritmo mentalmente e programá-lo.

7 Notações para construção de algoritmos

8 Descrição Narrativa Gráfica (fluxograma) Pseudocódigo. Exemplificando... Os algoritmos fazem parte de nosso dia-a-dia: instruções para o uso de medicamentos, indicações de como instalar/montar um aparelho qualquer, uma receita de culinária...

9 Notação: Descrição Narrativa descreve os passos de uma solução utilizando linguagem natural.

10 Notação: Descrição Narrativa Algoritmo de Euclides para calcular o MDC

11 Notação: Gráfica (fluxograma) descreve os passos de uma solução utilizando a forma gráfica. Simbologia:

12

13

14 Notação: Pseudocódigo descreve os passos de uma solução utilizando um conjunto de instruções pré-definidas. Algoritmo media; Declare N1,N2 : inteiro; media : real; Inicio Ler (N1); Ler (N2); media (N1+N2) / 2; SE (media >= 60) ENTÃO Escrever (Aluno aprovado com média:, media) SENÃO Escrever (Aluno reprovado com média:, media) FIMSE Fim.

15 Estrutura Básica de um Algoritmo

16

17 Algoritmo pergunta_nome; Declare nome : literal; Inicio Escrever (Qual o seu nome? ); Ler (nome); Escrever (Hello!); Escrever (nome); Escrever (Tchau); Fim. Estrutura Básica de um Algoritmo

18 F I M


Carregar ppt "Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Antonio Maria Pereira de Resende Profa. Ana Rubélia Mendes de Lima Resende Construção de Algoritmos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google