A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.PENSAMENTO ESTEREOMÉTRICO = USA A PARTE PARA REPRESENTAR O TODO. A sabedoria entrará no teu coração e o conhecimento será agradável à tua alma; a prudência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.PENSAMENTO ESTEREOMÉTRICO = USA A PARTE PARA REPRESENTAR O TODO. A sabedoria entrará no teu coração e o conhecimento será agradável à tua alma; a prudência."— Transcrição da apresentação:

1

2 1.PENSAMENTO ESTEREOMÉTRICO = USA A PARTE PARA REPRESENTAR O TODO. A sabedoria entrará no teu coração e o conhecimento será agradável à tua alma; a prudência vigiará sobre ti e a inteligência te guardará. I – ENTENDENDO O MODO DE PENSAR DO AT

3 2. PENSAMENTO SINTÉTICO = COM A MENÇÃO DE UMA PARTE DO CORPO, REFERE-SE À SUA FUNÇÃO. Quão belos são nos montes os pés do mensageiro de boas notícias! (Is 52.7) Isaías não está se referindo aos pés propriamente, mas ao seu ágil movimento. como é belo que o mensageiro se aproxime com rapidez pelas montanhas! O hebreu diz pés, mas pensa no aproximar-se aos saltos.

4 a minha própria mão me ajudou. (Jz 7.2) O que se quer expressar é o esforço e poder próprios. O membro e sua função eficiente são encarados como um conjunto. Por isso nossa gramática bíblico-antropológica terá que lançar luz sobre a riqueza de significação das palavras que descrevem o ser humano.

5 O pensamento sintético-estereotipado terá que ser transposto para nossa linguagem analítico- diferenciadora. Fica patente que a tradução estereotipada de um termo hebraico pela mesma palavra, na maioria dos casos, conduz necessariamente ao erro, com demasiada frequência, não ativa a afirmação genuína sobre o ser humano.

6 PARA SABER O QUE O SER HUMANO É TENHO QUE COMPREENDER A AMPLITUDE DO TERMO QUE O DEFINE, VEZ QUE EM GN 2.7 TEMOS UMA DEFINIÇÃO SINTÉTICA DO SER HUMANO.

7 O TERMO NÉFESH DESIGNA VÁRIAS PARTES DO CORPO HUMANO. QUANDO O HEBRAICO FALA SOBRE UM MEMBRO DO CORPO, JUNTO COM ESTE MEMBRO ELE TAMBÉM ESTÁ SE REFERINDO A ATIVIDADE E CAPACIDADE ESPECIAIS DAQUELE MEMBRO. QUÃO FORMOSOS SÃO OS PÉS DOS QUE ANUNCIAM BOAS NOVAS (RM 10.15, NAUM 1.15, IS 52.7). I - O TERMO NÉFESH E OS ORGÃOS O CORPO HUMANO

8 A GOELA, A GARGANTA, E BOCA, SÃO ÓRGÃO DA INGESTÃO E DA SACIAÇÃO. PARA OS SEMITAS, O ATO DE COMER, BEBER E RESPIRAR REALIZAVA-SE NA GARGANTA. O AT FALA DA GARGANTA COMO ÓRGÃO SEMPRE NECESSITADO, ÓRGÃO QUE NÃO SE PODE SACIAR. II – NÉFESH COMO GOELA, GARGANTA E BOCA

9 BOCA, GOELA E GARGANTA FALA DO SER HUMANO NECESSITADO, UM SER HUMANO QUE TEM FOME. FOME DO QUE? FOME DE DEUS. Como a corça anseia por águas correntes, a minha néfesh anseia por ti, ó Deus. A minha néfesh, tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? (Sl ) Jesus se apresenta como o pão vivo que desceu do céu.

10 Néfesh como pescoço também designa o ser humano, que como encolhido e ameaçado, necessita de auxílio. Apertaram em cadeias os seus pés, a sua néfesh foi posta em ferros. (Sl ) III - NÉFESH COMO PESCOÇO

11 NÉFESH É APRESENTADA COMO O DESEJO, DE MODO MAIS PONTUAL AO DESEJO NÃO SATISFEITO QUE IMPELE À AÇÃO. MAS, MAIS FREQÜENTEMENTE, NÉFESH SIGNIFICA O SER HUMANO EM SUA ÂNSIA ARDENTE, QUE CORRESPONDE AO DESEJO SEQUIOSO DE ALGUÉM QUE ESTÁ MORRENDO DE SEDE. (SALMO 42.2) – SENTE SEDE DO DEUS VIVO. NÉFESH É PURO DESEJO. NÉFESH NOS FAZ PENSAR O HOMEM COMO ADORADOR. IV - NÉFESH COMO DESEJO, ANSEIO, BUSCA, ANELO.

12 O DESEJO DA NÉFESH É VOLTADO PARA DEUS. NÉFESH NÃO DESEJA TUDO ELA DESEJA SÓ DEUS, O CORAÇÃO É QUE DESVIA A VONTADE. NÉFESH DESEJA SÓ DEUS E QUANDO ELA NÃO É SACIADA POR AQUILO QUE DESEJA ELA SOFRE. (LIVRO DE ECLESIASTE)

13 1. NÉFESH COMO SEDE E ATO DE OUTROS SENTIMENTOS E ESTADO DE ÂNIMO. a) órgão típico da compaixão pelos necessitado b) desespera-se e inquieta-se c) sente-se fraca e desanimada V - NÉFESH COMO ALMA.

14 d) está esgotada e se sente desprotegida e) sofre em situações difíceis. f) ela é o sujeito do ódio e do mesmo modo do amor. g) se alegra e rejubila por causa de javé.

15 NÉFESH SIGNIFICANDO A PRÓPRIA VIDA DA PESSOA. A SOBREVIVÊNCIA FÍSICA. VI - NÉFESH COMO A PRÓPRIA EXISTÊNCIA DO SER HUMANO

16 1. É FOME INSACIÁVEL – (goela e boca) 2. É NECESSITADO E AMEAÇADO – (pescoço) 3. DESEJA DEUS E SÓ ELE – ( adorador) 4. É POSSUIDOR DE SENTIMENTOS. (alma) 4. A EXISTENCIA FÍSICA – (a própria vida da pessoa) VII- SENDO NÉFESH O QUE É O SER HUMANO?


Carregar ppt "1.PENSAMENTO ESTEREOMÉTRICO = USA A PARTE PARA REPRESENTAR O TODO. A sabedoria entrará no teu coração e o conhecimento será agradável à tua alma; a prudência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google