A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tempos Bicudos A hora é agora !!! his·tó·ri·a

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tempos Bicudos A hora é agora !!! his·tó·ri·a"— Transcrição da apresentação:

1 Tempos Bicudos A hora é agora !!! his·tó·ri·a
Por Silvio Bergamini. Em 17 de outubro de Faculdades Anhanguera, Guarulhos-SP. his·tó·ri·a (latim historia, -ae, do grego historía, -as, exame, informação, pesquisa, estudo, ciência) substantivo feminino 1. Narração escrita dos .fatos notáveis ocorridos numa sociedade em particular ou em várias. 2. [História]  Período do desenvolvimento da humanidade após o aparecimento da escrita. 3. Ciência ou disciplina que estuda .fatos passados. 4. .Sequência de .fatos ou .ações. 5. Relato desses acontecimentos. = ESTÓRIA, NARRAÇÃO, NARRATIVA 6. Descrição dos seres da Natureza. 7. Estudo das origens e progressos de uma arte ou ciência. 8. Biografia de uma personalidade ou personagem célebre. 9. Livro de história. 10. [Informal]  Relato destinado a enganar (ex.: não me venhas com histórias). = CONTO, MENTIRA, PETA "história", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], , [consultado em ].

2 "As coisas estão mudando
"As coisas estão mudando. E é nessa transformação que estão as maiores oportunidades e ameaças para o nosso negócio.“ Marcelo Coutinho, diretor de Inteligência de Mercado e Pesquisa do Terra.

3 "Cadastramos e avaliamos cerca de 770 mil jovens e ainda assim não conseguimos encontrar candidatos suficientes com perfis adequados para preencher todas as nossas 5 mil vagas", diz Maíra Habimorad, vice-presidente do DMRH, grupo do qual faz parte a Companhia de Talentos, uma empresa de recrutamento. "Surpreendentemente, terminamos com vagas em aberto." Nunca tantos brasileiros chegaram às salas de aula das universidades, fizeram pós-graduação ou MBAs. Mas, ao mesmo tempo, não só as empresas reclamam da oferta e qualidade da mão-de-obra no país como os índices de produtividade do trabalhador custam a aumentar. Ruth Costas – Economia/Terra

4 A empresa jornalística
Competência, profundidade, adequação Microambiente de marketing: Redação Impressão e veiculação Administração Gerenciamento Conhecimento do veículo e capacidade industrial ( recursos ) Existe controle Eficácia administrativa, inclusive de pessoal. Controle de gastos, etc. Do produto. Da redação. Do fluxo interno de informações. Da gestão das equipes. Por Silvio Bergamini. Em 17 de outubro de Faculdades Anhanguera, Guarulhos-SP. Diagrama pode ser reproduzido desde que citada a fonte.

5 A empresa jornalística
Pessoas e massa financeira O Estado ( exigências políticas e técnicas ) e as leis do momento Macroambiente de marketing: Aspectos sociais e econômicos Aspectos políticos e legais Concorrência Variáveis de Mercado Variáveis geográficas e tecnológicas Sazonalidades Ciclos de vida dos produtos Meios e “share”. Novas tecnologias e novos protagonistas Quem são os consumidores do meio, de notícias e grau de fidelização Sem controle Atingimento e cobertura geográfica. Tecnologias para atingir público-alvo. Variáveis de demanda e aceitação. Produtos “de época”. Quando perceber que é hora de mudar, de refazer ou reinventar pois tudo ficou velho demais? Por Silvio Bergamini. Em 17 de outubro de Faculdades Anhanguera, Guarulhos-SP. Diagrama pode ser reproduzido desde que citada a fonte.

6 Milhões de exemplares/dia
*Estimativa da ANJ para o mercado brasileiro, baseada em dados do IVC - Insituto Verificador de Circulação Ano   Circulação nacional* Milhões de exemplares/dia Variação % Afiliados ao IVC 2012  8,802 1,8 4,520 2011  8,651  3,5  4,443 2010 8,358 1,9 4,291 2009 8,202 -3,46 4,210 2008 8,487 5,0  4,351 2007 8,083 11,8  4,144 2006 7,230 6,5  3,706 2005 6,789  4,1  3,480 2004 6,522  0,8  3,343 2003 6,470  -7,2  3,315 2002 6,972  -9,1  3,553 2001 7,670  -2,7  3,877 2000 7,883   8,81  3,980 1999 7,245  1,14  - 1998 7,163   3,93 1997 6,892  6,49 1996 6,472   -1,21 1995 6,551  11,1 1994 5,896   -6,35 1993 6,296  12,01 1992 5,621   5,26 1991  5,340  24,8 1990  4,276

7 Número de Jornais Brasileiros em Circulação
Periodicidade 2007 2008 2009 2010 2011 2012 Diário 555 673 682 652 684 727 Semanal -  - Quinzenal Mensal Bissemanal Trissemanal Outros TOTAL 3.079 3.439  3.466  4.056 4.214 4.835 Fonte: ANJ, ABRE, ADJORI/SC, ADJORI/RS, ADI/Brasil e Mídia Dados

8 Número de Jornais Brasileiros em Circulação
Periodicidade 2001 2002 2003 2004 2005 2006 Diário 491 523 529 532 535 Semanal  937 1.221 1.405 1399 1.533 1531 Quinzenal  249 377 395 397 445 420 Mensal  176 380 396 424 378 Bissemanal  93 113 125 131 139 145 Trissemanal  34 39 35 36 40 Outros 31 108 86 30 TOTAL  1980 2.684 3.004 3.098 3.076 Periodicidade 2007 2008 2009 2010 2011 2012 Diário 555 673 682 652 684 727 Semanal -  - Quinzenal Mensal Bissemanal Trissemanal Outros TOTAL 3.079 3.439  3.466  4.056 4.214 4.835 Fonte: ANJ, ABRE, ADJORI/SC, ADJORI/RS, ADI/Brasil e Mídia Dados

9 Rank Título UF Média da Circulação Variação 2011/2012 01
Folha de S. Paulo SP 4% 02 Super Notícia MG 1% 03 O Globo RJ 8% 04 O Estado de S. Paulo -11% 05 Extra -21% 06 Zero Hora RS -2% 07 Diário Gaúcho 7% 08 Daqui GO -3% 09 Correio do Povo  0% 10 Meia Hora -12% 11 Aqui Consolidado das edições de MG, MA, DF e PE 12 Agora São Paulo 92.046 13 Dez Minutos AM 91.498 2% 14 Estado de Minas 83.787 5% 15 Lance! 80.238 -6% 16 Expresso da Informação 67.181 -28% 17 Correio* BA 62.070 18 Valor Econômico 61.861 3% 19 A Tribuna ES 60.662 20 O Tempo 56.051 19% 21 Correio Braziliense DF 55.105 22 Jornal NH 45.248 23 O Dia  44.776 24 Gazeta do Povo PR 42.786 25 Jornal do Comércio PE 41.239 -1% 26 Diário Catarinense SC 40.718 27 A Tarde  40.019 28 Diário de S. Paulo 39.198 29 39.074 30 Na hora H 35.012 104%

10 Venda Avulsa Assinatura
2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 Venda Avulsa 41,3 39,1 44,8 48,5 49,4 50,82 50,5 51,1 49,9 Assinatura 58,7 60,9 55,2  51,5 50,6 49,18 49,5 48,9 50,1 Perfil de vendas dos jornais diários por ano (%) Fonte: IVC - Instituto Verificador de Circulação Penetração diária dos jornais diários em porcentagem.  A pesquisa é feita com pessoas acima de 18 anos, perguntando se houve  leitura de jornal nos últimos sete dias. Penetração (%) 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 Adultos 50 49 51 48 - 26% Homens 52 54 30% Mulheres 44 53 45 43 42 22% Chefes de família Penetração (%) 2000 2001 2002 2003 2004 2005 Adultos 53 51 49 50 Homens 57 55 52 54 Mulheres 47 45 42 43 Chefes de família  Fonte: Ipsos Estudos Marplan - Estudos EGM-9 cidades pesquisadas.

11 Leitura online dos Jornais
* Os números correspondem a visitas únicas por mês em milhares (000) Jan/05 Jan/06 Jan/07 Jan/08 Visitas únicas 4.238 5.274 6.941 10.343 Jan/09 Jan/10 Jan/11 Jan/12 Visitas únicas 12.782 15.633 18.421 21.968 Fonte: IBOPE Nielsen On Line Assinaturas para celular Ano Número de assinaturas 2011  242,200 2010 202,900 2009 173,859 2008 150,641 2007 120,980 2006 99,918 2005 86,210 Fonte: ANATEL/ABTDA/TELECO

12 Repórter Cinematográfico 2012/2013
Tabela de preços Sindicato dos Jornalistas SP Diagramação (por página) Standard R$ 186,00 Tablóide R$ 143,00 Revista R$ 120,00 Cartilha (Formato A5) R$ 68,00 Veículo Eletrônico (atualização de página) Projeto Gráfico (por página) R$ 718,00 R$ 517,00 R$ 422,00 Veículo Eletrônico (Criação de página) R$ 615,00 Repórter Cinematográfico 2012/2013 Equipamento da empresa Equipamento próprio Jornada de 5 horas R$ 453,00 R$ 1.221,00 Hora Extra R$ 194,00

13 Fotojornalismo 2012/2013 Fotojornalismo (**) Editorial Institucional
Fotojornalismo (**) Editorial Institucional Saída 3 horas R$ 547,00 R$ 845,00 Diária 5 horas R$ 872,00 R$ 1.343,00 Diária viagem R$ 1.499,00 R$ 2.278,00 Tabela de venda de fotos para utilização jornalística Miolo Capa  Miolo                 Capa Jornal R$ 160,00 R$ 599,00  R$ 230,00        R$ 829,00 Revista R$ 274,00 R$ 1.090,00  R$ 420,00        R$ 1.402,00 Site *********  R$ 280,00      ********** Para utilização em livros  Segmentos Até 1/2 página Página Miolo Página dupla Livro didático R$ 218,00 R$ 308,00 R$ 465,00 Livro comercial R$ 389,00 R$ 817,00 Para utilização em anúncios de publicidade*  Veículo Uma página R$ 1.070,00 R$ 1.520,00 ******* R$ 1.371,00 R$ 1.978,00 R$ 2.967,00 ******** Outdoor ********** R$ 6.089,00

14 Texto - Pauta - Revisão - Tradução 2012/2013
Texto - Pauta - Revisão - Tradução 2012/2013 Reportagem para qualquer mídia - lauda com caracteres com espaços (2012/2013) Com uma fonte R$ 205,00 Com duas ou três fontes (mais 25%) R$ 257,00 Com quatro ou mais fontes (mais 50%) R$ 309,00 Edição (preço por página) Standard R$ 210,00 Tablóide R$ 152,00 Revista R$ 124,00  Veículo Eletrônico (página com caracteres, incluindo espaços) R$ 264,00 Pauta Pauta com até 3 contatos prévios R$ 242,00 Pauta com mais de 3 contatos prévios R$ 323,00 Revisão Preço por lauda com caracteres com espaços (por leitura) R$ 14,00 Para saber o o preço da revisão por página, multiplique este valor por: 10 para standard  - 5 para tablóide - 3 para revista  - 1,5 para cartilha (A5). Esses fatores de multiplicação contemplam o número médio de laudas por página com fotos e/ou com ilustrações. Tradução  Tradução por lauda com caracteres R$ 40,00 Por Silvio Bergamini. Em 17 de outubro de Faculdades Anhanguera, Guarulhos-SP.

15 Para fazer download desta apresentação vá até


Carregar ppt "Tempos Bicudos A hora é agora !!! his·tó·ri·a"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google