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UTENTE ENTRA NA USF Utente dirige-se ao Balcão Administrativo ( Secretaria ) Utente tem Consulta Agendada ? Utente pretende Consulta com Contacto Directo.

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1 UTENTE ENTRA NA USF Utente dirige-se ao Balcão Administrativo ( Secretaria ) Utente tem Consulta Agendada ? Utente pretende Consulta com Contacto Directo ? Registo Administrativo de Contacto Utente aguarda na Sala de Espera Médico ou Enfermeiro chamam o Utente pelo intercomunicador indicando o Gabinete de Atendimento Realização da Consulta Utente com Documentos por Validar ou necessidade de confirmar Novo Agendamento na Secretaria Utente dirige-se ao Balcão de Atendimento ( Secretaria ) Validação de Documentos ou Agendamento de Consultas UTENTE SAI DA USF Agendamento de Consulta conforme fluxogramas de decisão seguintes ou resolução de problema administrativo Emissão de Tarefa para o elemento da USF Responsável Registo Administrativo de Contacto Informação ao Utente Sobre a data de Levantamento na USF do documento solicitado FLUXOGRAMA GERAL DO CIRCUITO DO UTENTE Não Sim Não Sim 1

2 Utente dirige-se ao Balcão Administrativo ( Secretaria ) UTENTE aceita uma das marcações nas vagas disponíveis ? AGENDAMENTO MÉDICO PROGRAMADO Marcação de Consulta do Dia (Fluxograma 4 ) Apresentação das alternativas assistenciais Consulta Indirecta por telefone (Fluxograma 17) UTENTE PRETENDE MARCAR UMA CONSULTA Apresentação das vagas disponíveis para marcação em Agenda de Longo Prazo Não Sim CONSULTA PROGRAMADA DE SAÚDE E DO ADULTO E DO IDOSO 2 Nota: Se não for possível garantir uma Consulta no prazo de cinco dias úteis, estipulados pela USF como compromisso assistencial, o Médico de Família será contactado pelo Administrativo para se estudarem alternativas assistenciais. Deve-se neste caso encontrar uma solução que satisfaça o utente.

3 CONTACTO ADMINISTRATIVO AGENDAMENTO MÉDICO PROGRAMADO Agendamento de Consulta Médica e de Enfermagem para a idade-chave mais próxima não realizada NãoSim CONSULTA PROGRAMADA DE SAÚDE INFANTIL E JUVENIL 3 1ª CONSULTA DE VIDA ? Idade Inferior a 2 anos Agendamento da primeira consulta de enfermagem até ao 7º dia de vida e com Médico de Família ao 15º dia de vida (até ao 27º dia de vida) Agendamento de Consulta Médica Para a idade-chave mais próxima não realizada Vaga disponível em tempo útil ? Agendamento em tempo útil em vaga disponível no horário de outra valência ? Contacto telefónico com Médico Sim Não Sim Não

4 CONTACTO ADMINISTRATIVO CONSULTA ABERTA (CONSULTA NÃO PROGRAMADA - DOENÇA AGUDA) 4 Há vaga para a Consulta do Dia ? Necessidade de observação no próprio dia ? Preenchimento de pedido de Consulta Aberta de Encaminhamento para Enfermeiro para Triagem Marcação de Consulta do dia Sim Não Sim Situação Urgente ? Observação por Médico disponível no prazo de uma hora Encaminhamento para marcação de Consulta Programada (Fluxograma 2 e 3) Marcação no prazo de três dias em Iniciativa de Enfermagem Vaga disponível na agenda do próprio Médico de Família ? Doença Aguda ? Marcação de Iniciativa de Enfermagem Marcação em vaga de Intersubstituição Não Sim Não Sim

5 Confirmação do Utente como Diabético ? AGENDAMENTO MÉDICO PROGRAMADO A CADA 3 MESES Atribuição do Guia do Diabético CONTACTO MÉDICO Agendamento de Consulta Programada de 20 minutos para a primeira vaga disponível da Consulta de Adultos Não Sim CONSULTA DE VIGILÂNCIA DE DIABETES MELLITUS 5 Diagnóstico de Diabetes ? Vigilância em Consulta de Saúde do Adulto (Fluxograma 2) Agendamento de Consulta Programada de 20 minutos para a primeira vaga disponível da Consulta de Diabetes AGENDAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMADO POR INICIATIVA MÉDICA Não Sim

6 Confirmação do Utente como Hipertenso ? AGENDAMENTO MÉDICO PROGRAMADO ATÉ 1 MÊS CONTACTO MÉDICO Agendamento de Consulta Programada de 15 minutos para vaga disponível na Consulta de Adultos Não Sim CONSULTA DE VIGILÂNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E RISCO CARDIOVASCULAR 6 Diagnóstico de HTA ? Vigilância em Consulta de Saúde do Adulto (Fluxograma 2) Agendamento de Consulta Programada de 15 minutos para vaga disponível da Consulta de HTA no horário de Saúde Adultos AGENDAMENTO MÉDICO PROGRAMADO SEMESTRAL Não Sim Utente com Hipertensão controlada ? Não Sim

7 Vaga do dia disponível para Médico não objector de consciência? CONTACTO ADMINISTRATIVO Marcação de Consulta do Dia Não Sim CONSULTA DE PLANEAMENTO FAMILIAR 7 Utente do sexo feminino com idade até 49 anos ? Encaminhar para Rastreio Oncológico (Fluxograma 10) Não Sim Utente pretende renovação de método anticoncepcional com Enfermeira ? Não Sim Utente com suspeita de gravidez pretendendo IVG ? Marcação de Consulta para o dia seguinte Agendamento Médico programado de Planeamento Familiar para o Médico de Família Agendamento de Enfermagem De Planeamento Familiar Sim Não

8 CONTACTO ADMINISTRATIVO Não Sim CONSULTA DE SAÚDE MATERNA 8 Diagnóstico de Gravidez? Agendamento de Consulta não programada do dia. Se não houver vaga marcar para o dia seguinte. Confirmação de gravidez? Sim Não Pedido de DIG Agendamento de Enfermagem para leitura do resultado em Planeamento Familiar Agendamento Médico e de Enfermagem programado mensal até às 32 semanas e depois quinzenal Atribuição de isenção e fornecimento de Boletim de Saúde Materna Agendamento Médico de Planeamento Familiar (Fluxograma 7)

9 CONTACTO ADMINISTRATIVO Não Sim CONSULTA DE REVISÃO DE PUERPÉRIO 9 Parto ocorrido há menos de 8 semanas? Agendamento de Planeamento Familiar (Fluxograma 7) Agendamento Médico e de Enfermagem programado entre as 4 e 6 semanas após o parto no horário de Saúde Materna

10 CONTACTO ADMINISTRATIVO CONSULTA DE RASTREIO ONCOLÓGICO 10 Sexo Feminino anos Idade e sexo do utente? Sexo Feminino anos Sexo Feminino anos Sexo Feminino anos Sexo Feminino anos os Sexo Masculino anos Indicação para colpocitologia Indicação para colpocitologia e mamografia Indicação para colpocitologia, mamografia e rastreio colorrectal Indicação para mamografia e rastreio colorrectal Indicação para rastreio colorrectal Indicação para rastreio colorrectal Agendamento Médico de Rastreio Oncológico no horário de Planeamento Familiar Agendamento Médico de Rastreio Oncológico no horário de Saúde do Adulto

11 CONTACTO ADMINISTRATIVO MARCAÇÃO DE ACTOS DE VACINAÇÃO 11 Boletim fica no balcão administrativo para sincronização com o SINUS Utente levanta Boletim actualizado uma semana depois Utente sai sem Agendamento marcado Marcação de Longo Prazo (Fluxogramas 2 e 3) Agendamento de Enfermagem de Vacinação seguinte se indicado Agendamento de Enfermagem de Vacinação Vacinação actualizada? Boletim de vacinas conforme registo no SINUS? Utente pretende vacinação fora do PNV? Tem Guia de Tratamento? Não Sim Não Sim Não

12 CONTACTO ADMINISTRATIVO MARCAÇÃO DE ACTOS NA SALA DE TRATAMENTOS 12 Rencaminhamento para a Sala de Tratamentos após emissão de Guia de Tratamentos Agendamento conforme Guia de Tratamentos para a Sala de Tratamentos Tem Guia de Tratamento? Disponibilidade imediata da Sala de Tratamentos? Não Sim Não Sim Não Agendamento para o próprio Dia conforme Disponibilidade da Sala de Tratamentos Registo de contacto e emissão de Tarefa para a Sala de Tratamentos Enfermeira decide pedir observação por Médido de Família? Agendamento de Enfermagem de continuação de Tratamentos se indicado Sim

13 CONTACTO ADMINISTRATIVO VISITAS DOMICILIÁRIAS 13 Encaminhamento telefónico para o Médico ou Enfermeiro de Família ou substitutos Agendamento de Consulta do Adulto (Fluxogramas 2 ou 4) Utente acamado ou com dificuldade de locomoção? Não Sim Não Sim Não Agendamento Médico e/ou de Enfermagem Programado a combinar com Utente/Cuidador Sim Doença aguda? Disponibilidade do próprio Médico e/ou Enfermeiro de Família em 24 horas? Agendamento Médico e/ou de Enfermagem em 24 horas para Médico e/ou Enfermeiro Substitutos Agendamento Médico e/ou de Enfermagem em 24 horas para Médico e/ou Enfermeiro de Família

14 CONTACTO ADMINISTRATIVO RENOVAÇÃO DE RECEITUÁRIO CRÓNICO 14 Oferece-se marcação de Longo Prazo Registo de Contacto de Receituário Receituário consta da Lista de Receituário Crónico? Sim O utente aceita a opção? Encaminhamento de tarefa Para Médico de Família ou substituto Marcação de Consulta de Longo prazo (Fluxograma 2 ou 3) O utente é avisado que poderá não ter o receituário emitido podendo ser convocado para consulta Emissão de tarefa com receituário pedido para o Médico de Família ou substituto Médico emite receituário? Utente é informado Pelo Médico de Família domotivo pelo qual não transcreve o receituário e se necessário Solicita convocação do utente Receituário é entregue na Secretaria Utente pode levantar receituário na secretaria em 48 horas Registo de Contacto de Receituário NãoSim Não Sim Não Sim

15 CONTACTO ADMINISTRATIVO PEDIDO DE RELATÓRIOS MÉDICOS 15 Propõe-se marcação a Longo Prazo Consulta do Dia (Fluxograma 4) Pedido de relatório na sequência de Acto Médico na USF? Sim O utente aceita a opção? Utente pode Levantar Relatório Médico na Secretaria em 72 horas Agendamento Médico Indirecto Emissão de Tarefa para o Médico de Família ou substituto Médico passa relatório? Utente é informado pelo Médico de Família do motivo pelo qual não transcreve o relatório e se necessário solicita convocação do utente Apresentação das alternativas assistenciais Agendamento de Longo Prazo (Fluxograma 2 ou 3) Não Sim Não Consulta Indirecta por Telefone (Fluxograma 17) Sim Não

16 CONTACTO ADMINISTRATIVO O pedido fica na secretaria Marcação de Consulta de Longo prazo (Fluxograma 2 ou 3) O exame pedido pertence à lista de exames autorizados pelo Médico para transcrição sem consulta directa? Emissão de tarefa para o Médicode Família ou substituto Registo de Contacto Indirecto Médico passa MCDTs? Utente é informado pelo Médico de Família do motivo pelo qual não transcreve as credenciais e se necessário solicita convocação do utente Utente pode levantar credenciais na Secretaria em 48 horas Sim PEDIDO DE TRANSCRIÇÃO DE MCDTs 16 O Utente tem autorização expressa pelo Médico de Família para deixar o pedido como contacto indirecto? Sim Não Sim Não Sim Não

17 CONTACTO ADMINISTRATIVO Utente contacta dentro do horário de telefone do Médico ou do Enfermeiro de Família? Chamada telefónica é transferida para o gabinete do Médico ou Enfermeiro de Família ou substitutos Registo de Contacto Indirecto por Telefone Resolução do problema via telefone? Utente é informado do horário de atendimento telefónico disponível CONSULTAS INDIRECTAS PELO TELEFONE 17 Sim Não Registo de contacto eventual por indicação do médico ou enfermeira Agendamento Presencial por Iniciativa Médica / Enfermagem Sim Não

18 CONTACTO ADMINISTRATIVO CONSULTA DE INTERSUBSTITUIÇÃO (CONSULTA POR AUSÊNCIA DO MÉDICO DE FAMÍLIA) 18 Há vaga para a Consulta do Dia do Médico de Família ? Preenchimento de pedido de Consulta com encaminhamento para Enfermeiro para Triagem Marcação de Consulta do dia Não Sim Situação Urgente ? Observação por Médico disponível no prazo de uma hora na consulta de intersubstituição Encaminhamento para marcação de Consulta Programada (Fluxograma 2 e 3) Sim


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